Em Marília, 19ª edição do Japan Fest acontece em quatro dias com muitas atrações

Japan Fest de Marília mais uma vez terá a apresentação de grupos de taiko que encantam o público

A montagem da estrutura da 19ª edição da tradicional Japan Fest segue em ritmo acelerado na sede campestre do Nikkey, em Marília. O evento será realizado entre os dias 21 e 24 de abril, com inúmeras atrações ao público e faz parte das comemorações do aniversário da cidade e, ao mesmo tempo, do calendário de eventos do Estado de São Paulo.

O Japan Fest é uma iniciativa da TV TEM, com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo (através do PROAC/ICMS), da Prefeitura Municipal e organização do Nikkey Marilia.

A exemplo dos anos anteriores, a expectativa é que o  evento receba mais de 60 mil visitantes durante os quatro dias do festival, que é considerado um dos maiores do país nesse segmento.

A programação é variada com música, exposições culturais e de empresas, além da tradicional gastronomia, Miss Nikkey, espaço rural, artesanato, exposição de bonsai, cultural, Feira do Livro, e oficinas.

Segundo Carlos Nakamura, vice-presidente do Nikkey Marília e diretor geral do Japan Fest, a expectativa é das melhores. Ele explicou que, apesar de marcar o retorno dos eventos presenciais, os cuidados com a pandemia continuam sendo uma preocupação por parte dos organizadores, que optaram por não incluir ainda nesta edição o parque de diversões e a exposição de ikebana, que seria realizado em local fechado.

Em contrapartida, haverá uma área de lazer “muito grande” e a praça de alimentação e os shows continuam sendo os grandes atrativos do evento, que no ano passado teve uma edição em formato menor mas  com uma presença de público que surpreendeu os organizadores.

 

Montagem – Faltando pouco mais de uma semana para o início do Japan Fest, a montagem da estrutura é uma das prioridades dos organizadores. Apenas as tendas destinadas às entidades assistenciais ligadas à gastronomia, estão ocupando uma área totalmente asfaltada de 10 mil metros quadrados. Isso sem falar nas tendas individuais, destinadas ao setor comercial, visando a exposição dos produtos.

 

O cantor Joe Hirata é um dos destaques da programação de sábado

Miss Nikkey e outras atrações –  O Japan Fest começa no dia 21 de abril, feriado nacional de Tiradentes, com portões abertos a partir das 17h. Estão previstas atrações como oficina de ikebana, origami, espaço de exposição cultural, apresentação do grupo Vertentes e a atração tradicional do evento: o Miss Nikkey, com apresentação de Kendi Yamai e participação especial Danilo Suizu.

A vencedora representará Marília no Miss Nikkey São Paulo, que acontece no palco do Festival do Japão, em São Paulo, de 15 a 17 de julho. A primeira colocada garante vaga no Miss Nikkey Brasil,  concurso coordenado por Kendi Yamai no São Paulo Expo.

Os portões serão reabertos ao público às 18h na sexta dia 22, com a abertura oficial às 19h,  apresentação da Banda Marcial Cidade de Marília, mensagens especiais das cidades co-irmãs Higashihiroshima e Izumisano; bem como show sertanejo com a dupla Mococa e Paraíso, em homenagem ao cantor Caim.

Homenagens  – Tradicionalmente, a comissão organizadora também faz homenagens especiais às pessoas que representam a comunidade nipo-brasileira. Neste ano serão homenageados o cônsul geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana; o presidente do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Renato Ishikawa; o administrador de empresas Chikao Nishimura (Grupo Jacto); o ex-presidente da Liga das Associações Culturais Nipo-Brasileiras da Alta Paulista, Roberto Kawasaki; e o presidente do Sindicato Rural de Bastos, Katsuhide Maki.

O evento também prossegue no sábado, com reabertura dos portões às 17h e inúmeras atrações culturais – entre eles o show com o cantor Joe Hirata –, gastronomia e exposições. No domingo, último dia, as atividades começam às 12h, com uma extensa programação e sorteio de prêmios ao final. Destaque para a apresentação da cantora Karen Ito.

Campanha – A entrada será gratuita mas a campanha de arrecadação de um quilo de alimento não perecível que serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade está mantida.

Informações: 14/3413/1889

Deixe uma resposta