Evento reúne carpas raras e mais valiosas do Brasil nos dias 23 e 24 de julho, em Suzano

 

Nos dias 23 e 24 (sábado e domingo), acontecerá pela primeira vez no município de Suzano, em São Paulo, a Exposição Brasileira de Nishikigois – ou carpas ornamentais. Com uma variedade grande e uma competição para escolher o mais belo nishikigoi, o evento, que chega em sua 40ª  edição, será uma bela atração para quem gosta de peixes.

“Nishikigoi é diferente da carpa normal”, ja explica logo de cara o presidente da Associação Brasileira de Nishikigoi, Lonney Onishi. Apelidadas de “joias que nadam”, esses peixes de água doce possuem um tratamento especial nas mãos humanas para chegar a tal beleza. “Não é algo que surgiu da natureza, foi modificação humana que mudou a genética do peixe”, diz Lonney. A diferença para uma carpa comum, contudo, está na estampa. “É como uma digital, não existe nenhuma igual”, enfatizar o presidente. Toda estampa é diferente, por isso um peixe pode ser valioso a depender da forma e cores.

O valor de um nishikigoi muda conforme o tamanho e a sua beleza. O preço pode alcançar patamares entre 30 a 40 mil reais. Já o custo para cuidar de um animal desse porte depende muito do criador. “Já vi cara gastando 100 mil reais em tanque”, revela Lonney. Perguntado sobre o preço do nishikigoi mais caro no Brasil, ele revela que um exmeplar atingiu nada menos do que 60 mil reais. Mas ressalta que o valor ainda é barato comparado com o Japão.

Critérios rigorosos na avaliação – Lonney explicou como é a forma de avaliação do campeonato, que engloba um conjunto de elementos: corpo, tamanho e coloração. Podendo chegar até um metro de tamanho, a medida varia conforme a criação. Aqui no Brasil, não passa de 70 a 80 cm. “Mais do que isso não vi no país”, ressalta. E o peso pode ultrapassar os 10 kg.

A Associação têm mais de 40 anos de existência. No começo, contava só com descendentes de japoneses, afinal, eram eles que traziam a carpa ornamental para o país. Mas hoje as coisas mudaram. “Antigamente tinha mais japonês criando esses peixes; hoje, tem mais pessoas não-nikkeis criando do que descendentes”, disse o presidente.

As coloridas carpas são encontradas em grande quantidade na província japonesa de Niigata. Mesmo sendo uma região montanhosa, o lugar é considerado a capital do nishikigoi. Os relatos históricos dizem que na região de Yamakoshimura surgiu o primeiro cultivo de nishikigois. Com a intenção de usar a água da montanha para a plantação de arroz, os camponeses fizeram um lago artificial para puxar a água da montanha que vinha com o desgelo. Depois da colheita do arroz, o lago era usado para cultivar carpas, como um suprimento a mais da vila. Até o dia em que uma carpa colorida foi avistada no lago. Encantados com a beleza do peixe, os moradores decidiram não utilizarem o animal para a refeição. Assim começava o cultivo de nishikigois ou carpa ornamental. Esse exemplar ficou tão famoso que em 1914, durante exposição em Tóquio, todo o país sabia de sua existência.

Com a organização do Bunkyo de Suzano e Associação Brasileira de Nishikigoi, acontecerá também a 35ª festa da cerejeira. A entrada é franca.

 

 

Dias: 23 e 24 de julho de 2022

Horário: das 10 às 19 horas

Local: Bunkyo de Suzano (Avenida Armando Salles De Oliveira, Suzano, SP)
Entrada: Grátis / Mais infos: facebook.com/bunkyosuzanooficial/

 

Confira como funciona uma avaliação durante a expsoição:

 

Deixe uma resposta