Hansoro elege nova diretoria com foco no fortalecimento do Seinenbu

Com apoio do Bunkyo, nova Diretoria da Hansoro assume com desafios de dar continuidade ao trabalho da gestão anterior e preparar jovens líderes para o futuro – ADRIANO SATO/ACAE

Em Assembleia Geral Ordinária realizada no último dia 14, na Associação Cultural, Agrícola e Esportiva (Acae) de Presidente Prudente, tomou posse a nova Diretoria da Associação Cultural Nipo-Brasileira da Alta Sorocabana (Hansoro). Para o cargo de presidente foi eleito Yoshinori Yassuda. Yassuda, que era vice-presidente na gestão passada, assume no lugar de Toshio Koketsu, que ficou à frente da entidade por 17 anos seguidos e nesta gestão será um dos vice-presidentes.

Além de representantes das 17 associações que fazem parte da Hansoro, estiveram presentes o presidente do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social -, Renato Ishikawa; os 1º e 3º vice-presidentes da entidade, respectivamente, Roberto Nishio e Rodolfo Wada; os secretários Hugo Teruya e Roberto Kato; o diretor Celso Mizumoto e a presidente da Comissão do Bunka Matsuri, Patrícia Takehana.

Na ocasião, o presidente do Bunkyo homenageou Toshio Koketsu “em reconhecimento e gratidão à sua dedicação, determinação e competência na preservação e divulgação da cultura e dos valores éticos japoneses à sociedade brasileira ao longo de 17 anos ininterruptos como diretor presidente da Associação Cultural Nipo-Brasileira da Alta Sorocabana – Hansoro”. “Suas ações são fontes de inspirações para a atual geração de brasileiros, originários de quaisquer etnias, e se constituirão em valiosos legados às vindouras gerações”, diz a placa.

Assembleia Geral da Hansoro contou com a participação de cerca de 50 jovens que devem indicar um novo coordenador

Relacionamento – Em seu discurso, Renato Ishikawa parabenizou o novo presidente por sua eleição desejando votos de sucesso para que em seu mandato, “na certeza de que, com a atuação coesa de sua diretoria, haverá de prosseguir desenvolvendo a Associação Cultural Nipo-Brasileira da Alta Sorocabana, servindo de firme alicerce para o desenvolvimento também de todas as suas filiadas sediadas em cidades que se estendem de Ourinhos a Presidente Epitácio”. E o convidou para ser o novo diretor Regional do Bunkyo – cargo que era ocupado anteriormente por Koketsu – “servindo de elo entre a Hansoro e todas as suas filiadas com o Bunkyo”.

O presidente do Bunkyo reforçou as bandeiras que tem levantado desde que assumiu o cargo, em 2019: o relacionamento e o desenvolvimento dos jovens. Na área do relacionamento, Renato Ishikawa destacou a importância da Comissão de Relacionamentos Institucionais que, “valendo-se da tecnologia de aplicativos como o Zoom, Meet Google e outros, mesmo na época da pandemia da Covid-19 manteve intenso contato com as Diretorias Regionais espalhadas por todo o Brasil, de Norte a Sul, Leste a Oeste, realizando reuniões on-lines, conectando-se com mais da metade das cercas de 400 entidades nikkeis existentes no Brasil”.

Jovens – Em relação aos jovens, Renato Ishikawa explicou que procurou oferecer-lhes oportunidade para serem protagonistas no desenvolvimento de atividades on-line, quando o presencial não era possível. Segundo ele, os jovens desempenharam papel fundamental durante a pandemia, “intensificando o uso da internet e dos aplicativos, que propiciaram comunicação à distância”.

Fórum – Sobre a atuação de Toshio Koketsu nesses 17 anos à frente da Hansoro, Renato Ishikawa lembrou que, desde o primeiro FIB – Fórum de Integração Bunkyo, realizado no ano de 2007, “Toshio Koketsu se fez presente, trazendo consigo jovens de várias entidades da Alta Sorocabana, não faltando a nenhuma das edições posteriores realizadas presencialmente”.

Para o presidente do Bunkyo, consciente da importância desse evento na formação e capacitação de jovens líderes, Koketsu criou, em 2014, o FIB Regional da Alta Sorocabana, “cujas realizações se estenderam até o início da pandemia da Covid-19, e que inegavelmente cumpriu seu objetivo, com a revelação de líderes que foram reconhecidos até mesmo pelo Governo do Japão, com convites para bolsas concedidas pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, pela JicaAgência de Cooperação Internacional do Japão, e que continuam atuando voluntariamente em suas entidades”.

Simpatia e solidariedade – “O FIB Regional da Alta Sorocabana, graças à atuação do Sr. Koketsu, serviu de estímulo para a realização de FIB Regionais da Alta Paulista, do ABC paulista e até mesmo na Bahia, plantando sementes que deverão germinar em futuro bastante breve. Além disso, o senhor Koketsu tem sido nas reuniões do Bunkyo  uma voz, sempre sensata  manifestando suas opiniões com clareza, firmeza e polidez”, afirmou Renato Ishikawa.

E finalizou seu discurso agradecendo o ex-presidente da Hansoro “por sua dedicação à preservação e difusão da cultura e dos valores éticos japoneses na região da Alta Sorocabana; por seu empenho na formação e capacitação de jovens líderes; por todo o trabalho prestado para o desenvolvimento de todas as entidades da Alta Sorocabana, de sua querida Hansoro; por seu senso de solidariedade e cooperação, aceitando e honrando o cargo de Diretor Regional do Bunkyo por longos anos e pela simpatia e amizade com que me distinguiu nestes meus anos de presidente do Bunkyo”.

Legado – Aos 83 anos de idade, Toshio Koketsu deixa como principais legados a determinação e a resiliência, além do carisma. “Nós temos que ter um objetivo e não podemos parar enquanto não o alcançar”, afirmou ele ao jornal Nippon Já.

Sua liderança foi importante para impulsionar a criação do Seinenbu (Departamento de Jovens) da Hansoro. Ele também teve atuação decisiva para a revitalização das associações nipo-brasileiras na região e o fortalecimento das relações entre as entidades nikkeis.

Alicerce – Condecorado em 2020 pelo Governo do Japão com a comenda Ordem do Sol Nascente Raios de Ouro e Prata – uma das mais altas honrarias instituídas pela Família Imperial do Japão – e em 2018 pela Câmara Municipal de Presidente Prudente, com o título de “Cidadão Prudentino”, Toshio Koketsu explicou que também sempre procurou enfatizar a importância dos jovens nas associações.

“Essa troca de experiência com os senpais será fundamental para que os mais jovens deem continuidade ao nosso trabalho”, comentou Koketsu, acrescentando que, “primeiro tivemos que fazer o alicerce”. “Agora é levantar a parede e cobrir”, diz, explicando que, como presidente da Hansoro, procurou conversar com os presidentes de todas as associações para sentir as necessidades de cada uma.

Não nikkeis – “Apesar das dificuldades que as associações menores estão enfrentando, especialmente as que ficam em cidades com menos de 50 mil habitantes, como a diminuição de associados, um aspecto positivo que vejo são os jovens assumindo a liderança. E, outra coisa muito importante, é o fato de que muitos não descendentes de japoneses estão ocupando papel de destaque nas associações. Essa é uma outra alternativa para garantir a sobrevivência das próprias associações porque, além de gostarem da cultural, esses não nikkeis estão preocupados em dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito nessas associações”, garante Koketsu, explicando que, cada qual no seu devido tempo, todos estão se esforçando para o futuro da comunidade.

“Sempre vamos valorizar o trabalho dos antepassados, claro, mas precisamos lembrar que os atuais dirigentes também estão se esforçando muito. São épocas diferentes e estamos enfrentando um processo de atualização. Os jovens que estão vindo também terão que se adaptar à realidade do seu tempo”, ensina Koketsu, afirmando que “ninguém faz nada sozinho”.

Para ele, foi mito gratificante perceber que os jovens estão entendendo sua mensagem. “Estarei presente sempre que precisarem”, disse Koketsu, que vê um outro grande desafio para além da atuação das novas gerações nas associações do interior.

“Estamos encontrando uma grande dificuldade porque os jovens estão se deslocando para os grandes centros em busca de estudo e emprego”, conta Koketsu.

Acordo – E seu sucessor assume justamente com essa preocupação: revitalizar o Seinenbu da Hansoro, que está desativado. Aliás, Koketsu revela que fez uma espécie de “acordo” com Yoshinori Yassuda para um trabalho em conjunto no sentido de fortalecer o Seinenbu da Hansoro.

Yassuda, que presidiu a Acae de Presidente Prudente e atualmente ocupa o cargo de vice-presidente, explica que uma semente foi lançada na própria Assembleia, que contou com a participação de cerca de 50 jovens, principalmente de Presidente Prudente e Álvares Machado.

Como explicou Yoshinori Yassuda ao Nippon Já, o próximo passo do Seinenbu será o de indicar um coordenador para abrir um canal de diálogo com a Diretoria eleita. A ideia, explica Yassuda, é organizar uma edição do FIB na região com o intuito de fortalecer o Seinenbu da Hansoro. No próximo, Koketsu prometeu que a Hansoro “vai lotar um ônibus”.

Paulistão – “Podemos reunir de 50 a 60 jovens de Presidente Prudente, Álvares Machado e Pirapozinho, por exemplo”, conta Yassuda. Outra preocupação é revitalizar as associações que fazem parte da Alta Sorocabana. “Para isso, vamos conversar com os presidentes dessas associações para saber de que forma podemos contribuir”, disse Yassuda.

Uma proposta é ampliar o trabalho que fez durante sua gestão à frente da Acae. “Sempre procurei incentivar o espírito de união. Como costuma dizer o presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa, ‘juntos somos mais fortes’”, explica Yassuda, que terá como primeiro desafio a organização do 29º Concurso de Karaokê do Estado de São Paulo, o Paulistão, marcado para os dias 17 e 18 de fevereiro, na Acae de Presidente Prudente.

O presidente do Bunkyo entrega homenagem a Koketsu

(Aldo Shiguti)

Diretoria da Hansoro – 2024/2025

Presidente: Yoshinori Yassuda (Pres. Prudente)

Vice-Presidente: Toshio Koketsu (Pres. Prudente)

Vice-Presidente: Luiz Takashi Katsutani (Álvares Machado)

Vice-Presidente: Pedro Yassumasa Gushiken (Pres. Prudente)

1º Tesoureiro: Adriano Márcio Ikeda (Pirapozinho)

2º Tesoureiro: Auro Ueti (Pres. Prudente)

1º Secretário: Sergio Minoru Takara (Pres. Prudente)

2º Secretário: Lucas Yukio Takara (Pres. Prudente)

Conselho Fiscal:

Satoshi Saito (Assis), Ricardo Rioiti Nakaya (Pres. Prudente), Milton Higa (Pres. Prudente)

Conselho Fiscal Suplente:

Antonio Takashi Sassada (Paraguaçu Paulista), Júlio Okamoto (Pres. Prudente), Valter Eishim Kanashiro (Pres. Prudente)

Conselho Consultivo:

Willian Kaneko (Pirapozinho), Gerson Hidekazu Teruya (Pres. Prudente), Haruo Hattori (Ourinhos)

Coordenadores de Departamentos:

Língua Japonesa: Vanessa Yuri Wada (Pres. Prudente)

Artístico: Edson Kenji Doi (Pres. Prudente)

Karaokê: Yoko Maeda Ueiti (Pres. Prudente)

Minyô: Cristiano Nobuhiro Hirata (Pres. Prudente)

Agricultura: Nobuyoshi Narita (Pres. Prudente)

Esporte: Mauro Aoqui (Pres. Prudente)

Gateball: Tutomu Fugihara (Assis)

Deixe uma resposta