Homenageados com a Comenda da Primavera do 5º Ano da Era Reiwa recebem condecorações

Luiz Yassunaga, Harumi Goya e Yoshitake Kusakano com o cônsul e lideranças nikkeis

 

Os quatro condecorados pelo governo japonês com a Comenda de Primavera do 5º Ano da Era Reiwa da jurisdição do Consulado Geral do Japão em São Paulo, receberam suas homenagens em cerimônias realizadas nos dias 12 e 13 deste mês na Residência Oficial do Cônsul Geral em São Paulo. No dia 12, foram condecorados o jornalista Yoshitake Kusakano com a Ordem do Sol Nascente, Estrela de Ouro e Prata; a ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo – Harumi Arashiro Goya, com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Roseta; e o ex-presidente da Associação Cultural Esportiva Nipo-Brasileira de Promissão, Luiz Yassunaga, com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Prata.

No dia 13, foi a vez de Luiz Fernando Furlan, ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, membro do Comitê Superior da Japan House São Paulo e membro integrante da parte brasileira do Comitê de Notáveis (Wise Group) Brasil-Japão, ser homenageado com a Ordem do Sol Nascente, Estrela de Ouro e Prata.

Exemplos – No dia 12, com a presença dos representantes das principais entidades nipo-brasileiras – Yuki Kodera, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil; Toshio Ichikawa, presidente da Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil); Paulo Saita, presidente da Enkyo (Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo); Eduardo Yoshida, presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão; e Roberto Nishio, vice-presidente do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social) – além de convidados e familiares dos homenageados, o cônsul geral do Japão leu um breve currículo de cada um destacando que, “graças a sua dedicação inabalável dos homenageados, a cultura e as tradições japonesas estão cada dia mais presentes na vida cotidiana dos brasileiros, enriquecendo assim, notavelmente, a multiculturalidade deste grande país que é o Brasil”.

Ryosuke Kuwana explicou que “é difícil resumir em tão poucas palavras as valiosas contribuições e a relevância do trabalho dos homenageados para o aprofundamento da cooperação entre Brasil e Japão”. “Suas histórias de vida e trajetórias são exemplos inspiradores para todos nós que desejamos fortalecer a relação nipo-brasileira”, destacou o cônsul.

Referência – Em seu discurso, Harumi Goya compartilhou sua homenagem “com inúmeras pessoas que, em conjunto, ao longo dos anos, contribuíram para a minha formação e para a realização das atividades da minha vida que me qualificaram para essa honraria máxima do Governo Japonês entregue em nome do Imperador”. Lembrou que nasceu em Okinawa e “que toda a minha formação sociocultural está enraizada nessa comunidade”. “Assim, esta referência sempre esteve presente dentro de mim e acredito também na forma como outro me vê e me considera”, disse Harumi.

Primeira mulher a assumir a presidência da principal entidade representativa da comunidade nipo-brasileira, Harumi Goya disse acreditar que “recebeu a preparação” para comandar o Bunkyo ao longo de sua carreira. “Na Secretaria da Fazenda aprendi a trabalhar no universo masculino e o gerenciamento. Na Associação dos Bolsistas da Jica aprendi trabalhar com os voluntários. Confesso que lidar com eles é mais difícil do que com os funcionários públicos”, disse Harumi, que foi convidada a integrar a Diretoria da entidade em 2013, pelo professor Kokei Uehara, que presidiu o Bunkyo de abril de 2003 a março de 2009.

“As duas gestões frente ao Bunkyo, de 2015 a 2019, foram de intensas atividades. Em especial, gostaria de destacar duas delas que considero importantes para a relação Brasil-Japão”, disse, referindo-se a visita do príncipe Akishino e da princesa Kiko durante as comemorações dos 120 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão, em 2015, e depois, em 2018, durante a visita da princesa então Mako.

“Em meio aos inúmeros compromissos, gostaria de comentar que, para mim, foi muito marcante a oportunidade de recepcionar os cantores japoneses Itsuki Hiroshi, Hashi Yukio e Mikawa Kenji. Artistas que só conhecia por meio de revistas como Heibon e Miyojô. Na qualidade de presidente do Bunkyo, tive a felicidade de participar de jantares e conversar com todos eles. Uma oportunidade que, na minha mocidade, jamais imaginei que um dia iria acontecer”, revelou Harumi Goya, afirmando que atualmente continua colaborando com a comunidade nikkei como vice-presidente da Associação Ikebana do Brasil e também como vice-presidente da Associação Okinawa Kenjin do Brasil.

Valores éticos – Já Yoshitake Kusakano frisou em seu discurso que “este reconhecimento não é apenas para mim, pessoalmente, mas também para a equipe administrativa do Centro Brasileiro de Língua Japonesa, onde atuei como vice-presidente e presidente por cerca de 10 anos, bem como para professores, escolas e alunos de língua japonesa”.

Por fim, Luiz Yassunaga agradeceu aos seus antepassados, “que venceram toda a série de dificuldades de sua terra natal, como o clima, língua, costume, alimentação e conceitos culturais”. “Sem se negligenciarem em manter os valores éticos e morais, nos orientaram no processo educativo”, ressaltou, destacando que “recebo esta homenagem com indizível alegria e indescritível felicidade, repleto de emoção, mas ciente de que toda a conquista de hoje vem do estímulo e do apoio de sempre dos familiares, dos parentes e amigos”. “Enfim, da sociedade acolhedora e amiga”, concluiu Luiz Yassunaga.

Coube ao presidente da Enkyo, Paulo Saita, comandar o brinde.

Luiz Fernando Furlan – No dia 13, foi a vez de Luiz Fernando Furlan receber sua condecoração em cerimônia que contou com a presença da empresária, fundadora e presidente da rede Blue Tree Hotels, Chieko Aoki; do embaixador Rubens Ricupero, presidente honorário da Japan House São Paulo; e do ex-ministro do Esporte e Turismo, ex-presidente da Embratur e da SPTuris, Caio Luiz de Carvalho, além de familiares.

De acordo com o cônsul Ryosuke Kuwana, “a dedicação de Luiz Fernando Furlan ao desenvolvimento da sociedade brasileira e a ampliação dos laços econômicos e dos laços de amizade o Japão e o Brasil é realmente notável e merecedora de imensa atenção”. Explicou que o ex-presidente do Conselho de Administração da Sadia tem sido “importante fomentador da relação entre os nossos países”. “À frente do Ministério do Desenvolvimento, Industria e Comércio Exterior do Brasil (de 2003 a 2007, no governo Lula), contribuiu para realizar a exportação do etanol brasileiro para o Japão e se empenhou para a introdução do sistema japonês de TV Digital para o Brasil”. Estas contribuições nessas áreas foram fundamentais para o avanço atual da cooperação econômica nipo-brasileira, especialmente nas áreas de transformação verde e de transformação digital”, salientou Kuwana.

Kenzo e Issey – Ao Nippon Já, Luiz Fernando Furlan agradeceu, em especial, a presença da mãe, Dona Luci Fontana Furlan, que completará 99 anos no dia 22 de outubro. “Me deu muita alegria sua presença aqui na casa do cônsul Kuwana”, disse Furlan, que também fez questão de elogiar a esposa, Ana Maria, elegantemente trajando um costume do designer japonês Isei Miyake, “que ela gosta muito” – e aproveitou para lembrar que tem uma gravata do Kenzo. “Conheci tanto o Kenzo quanto o Issey Miyake”, disse o homenageado, que também estava acompanhado dos filhos, Gabriela e Luiz, e dos netos Eduardo, Felipe, Isabela e Rafaela. Isabela e Rafaela, aliás, de 9 e 11 anos, que segundo ele, “supreendentemente adoram comida japonesa”. “E eu fico muito feliz com isso”, afirmou o avô.

Sobre a homenagem, Luiz Fernando Furlan disse que se recordou de toda a sua trajetória nas relações Brasil-Japão e das coisas que aprendeu com o país nipônico, “além dos negócios que foram possíveis fazer através da empresa que eu presidi, a Sadia – que até hoje é a maior exportadora de carne de frango para o Japão”, “E também me fez lembrar, principalmente, da cultura do povo japonês, que é muito gentil, e da contribuição dos japoneses para o crescimento econômico do Brasil”. “Foram momentos de flashback, de lembrar todos esses quarenta e tantos anos da minha relação Brasil-Japão”, disse Furlan.

Renato Ishikawa, presidente do Bunkyo, comandou o brinde.

(Aldo Shiguti)


Yoshitake Kusakano

 

Nome: Yoshitake Kusakano

Nacionalidade: Japonesa

Idade: 79 anos

Grau de Condecoração: Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata

Principais funções exercidas: Secretário geral da Associação Kumamoto Kenjin do Brasil e ex-presidente e atual presidente honorário do Centro Brasileiro de Língua Japonesa

Principais fatos meritórios: Tem se dedicado há muitas décadas à difusão da língua japonesa no Brasil, ocupando cargos importantes como presidente, vice-presidente e conselheiro do Centro Brasileiro de Língua Japonesa. Também se empenhou para o desenvolvimento do ensino da língua japonesa no Exterior através de palestras e orientações ao público e a intelectuais políticos e acadêmicos.

Fundou e presidiu a sucursal de Tóquio do São Paulo Shimbun. Posteriormente, como Diretor Executivo e Administrativo deste mesmo órgão de imprensa no Brasil, dedicou-se à ampla publicação de notícias sobre o Brasil e o Japão em idioma japonês. Em seguida, como jornalista freelancer, tem se dedicado a redigir muitas notícias sobre as relações bilaterais nipo-brasileiras. Por mais de 40 anos, não deixou de escrever os seus artigos para o jornal regional de sua terra natal, Kumamoto. Além disso, tem contribuído para o intercâmbio cultural e acadêmico entre o Brasil e a província de Kumamoto, atuando como Secretário-Geral da Associação Kumamoto Kenjin do Brasil.


Harumi Goya

 

Nome: Harumi Arashiro Goya

Nacionalidade: Brasileira

Idade: 70 anos

Grau de Condecoração: Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Roseta

Principais funções exercidas: Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, ex-presidente da ABJICA – Associação dos Ex-Bolsistas JICA – SP e atual vice-presidente da Associação Ikebana do Brasil

Principais fatos meritórios: Harumi Goya foi presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, o Bunkyo, entre 2015 e 2018. Primeira mulher a presidiar a principal entidade representativa da comunidade nipo-brasileira em 60 anos de história, Harumi Goya dedicou-se com afinco como presidente da Comissão para Comemoração dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil, em 2018, esforçando-se para que altas autoridades de ambos os países pudessem participar da Cerimônia comemorativa, que foi conduzida com sucesso.

Foi também a primeira mulher a ocupar a Presidência da Associação dos Ex-Bolsistas Jica – SP, a ABJICA. Durante sua administração, organizou inúmeros seminários e simpósios em colaboração com o Consulado Geral do Japão em São Paulo e o Governo do Estado de São Paulo, contribuindo grandemente para a promoção do intercâmbio de cooperação técnica e acadêmica entre os dois países. 

Atualmente, ocupa o cargo de vice-presidente da Associação de Ikebana do Brasil, promovendo work shops e exposições da arte floral Ikebana em São Paulo e diversas localidades no Brasil, contribuindo para a difusão da arte tradicional japonesa.


Luiz Yassunaga

 

Nome: Luiz Yassunaga

Nacionalidade: Brasileira

Idade: 86 anos

Grau de Condecoração: Ordem do Sol Nascente, Raios de Prata

Principais funções exercidas: Ex-Presidente da Associação Cultural Esportiva Nipo-Brasileira de Promissão

Principais fatos meritórios: Como presidente da Associação Cultural Esportiva Nipo-Brasileira de Promissão, Luiz Yasunaga tem contribuído há muitos anos para a promoção de amizade entre o Japão e o Brasil. Por meio de atividades culturais e esportivas, tem colaborado na revitalização da comunidade nipo-brasileira e na difusão da cultura japonesa, esforçando para a integração da comunidade com a sociedade brasileira.

Atuou ainda, durante quase 30 anos (de 1990 a 2020), como professor voluntário na Escola Nipo-Brasileira de Promissão, ensinando não somente o idioma, mas também os costumes e valores japoneses, dedicando-se à preservação dessa cultura no Brasil. A referidas escola cumpre um importante papel no ensino da língua japonesa na região, contribuindo para a formação das novas gerações e futuras lideranças da comunidade nikkei.

Além disso, Luiz Yasunaga foi membro ativo do Centro de Difusão de Língua Japonesa da Noroeste durante 20 anos (1998 a 2018), planejando e promovendo inúmeros eventos – como acampamentos e apresentações de estudantes de japonês –, contribuindo grandemente para a difusão do idioma e da cultura japonesa na região.

Luiz Furlan

 

Nome: Luiz Fernando Furlan

Nacionalidade: Brasileira

Idade: 76 anos

Grau de Condecoração: Ordem do Sol Nascente, Estrela de Ouro e Prata

Principais funções exercidas: Ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; membro do Comitê Superior da Japan House São Paulo e membro integrante da parte brasileira do Comitê de Notáveis (Wise Group) Brasil-Japão

Principais fatos meritórios: Como ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, viabilizou a exportação de etanol brasileiro ao Japão e se dedicou para a implantação do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre pelo governo brasileiro, quando foi adotado o modelo japonês de TV digital. Dessa forma, contribuiu substancialmente para o intercâmbio comercial e cooperação técnica entre os dois países.

Como membro do Comitê Superior da Japan House São Paulo, tem contribuído para o sólido gerenciamento deste importante espaço de intercâmbio sociocultural e difusão da cultura milenar e contemporânea japonesa. Também compõe o Grupo de Notáveis para uma Parceria Econômica Estratégica entre Japão e Brasil, e como representante da comunidade empresarial brasileira – graças a sua vasta experiência de mais de 40 anos na indústria de alimentos e notável carreira administrativa no mundo corporativo – tem contribuído para o fortalecimento de parcerias e da cooperação econômica entre os dois países, aprofundando ainda mais as relações comerciais e de amizade entre o Japão e o Brasil.

Deixe uma resposta