Homenagens e presença do cônsul geral do Japão marcam os 85 anos do Bunkyo de Suzano

O presidente do Conselho Deliberativo do Bunkyo de Suzano, Minoru Harada, conduz o tradicional brinde do 85º aniversário

 

Fundada em 11 de fevereiro de 1938 pelos imigrantes japoneses, inicialmente como “Associação de Pais Japoneses de Suzano”, a Associação Cultural Suzanense (Bunkyo de Suzano) – que recebeu a atual denominação em 1960 – realizou uma grande festa para celebrar seu 85º aniversário de fundação. Realizada no dia 03 de dezembro, em sua sede, no Centro de Suzano, a cerimônia contou com a presença do prefeito Rodrigo Ashiuchi – acompanhado da primeira dama do município e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Suzano, Larissa Ashiuchi –; do cônsul geral do Japão em São Paulo, Toru Shimizu; do representante chefe da Jica (Japan International Agency Cooperation), Brasil, Masayuki Eguchi ; do vice-presidente do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social –, Roberto Yoshihiro Nishio (representando o presidente da entidade, Renato Ishikawa); do vereador Artur Takayama;  do vereador licenciado e secretário de Saúde de Suzano, Pedro Ishi; da presidente da Associação de Mães (Hahanokai), Sadako Yoshida; e do presidente do Conselho Deliberativo do Bunkyo de Suzano, Minoru Harada.

Na ocasião, os organizadores entregaram troféus de agradecimento ao representante chefe da Jica, Masayuki Eguchi; ao prefeito Rodrigo Ashiuchi; ao cônsul geral do Japão em São Paulo, Toru Shimizu; ao vice-presidente do Bunkyo e presidente da Fundação Kunito Miyasaka, Roberto Nishio; a Yoko Okabe (associada mais antiga do Bunkyo, desde março de 1955) e aos colaboradores: Antônio Shibata (do Supermercados Shibata); Willian Takara, do Varejão Kamikaze Lar e Construção; Celia Ashiuchi (diretora do Colégio Lumbini); Fernando Brandão (Senshi Produtos Alimentícios); Hélio Chiang (da Bifum) e Kaoru Ochiai (Gran Pet-Mitsuhoshi).

O prefeito de Suzano também presentou o cônsul Toru Shimizu, o representante chefe da Agência de Cooperação Internacional do Japão, Masayuki Eguchi e o vice-presidente do Bunkyo, Roberto Nishio, com camisas do time de vôlei de Suzano.

Mensagem do embaixador – Antes dos discursos, foi apresentada, no telão, uma mensagem enviada pelo embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, na qual ele destaca a preciosa colaboração do atual presidente do Bunkyo de Suzano, Reinaldo Katsumata, para a revitalização de associações do Estado do Amazonas. Ex-bolsista Jica, Reinaldo Katsumata esteve em setembro deste ano na Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental (Nippaku), em Manaus, e na Associação Nipo-Brasileira de Parintins para compartilhar suas experiências na revitalização regional em São Paulo com base no seu aprendizado adquirido no curso “Formação de coordenação de cultura japonesa” durante a sua estadia no treinamento do Japão em 2018.

Nihongaku – Reinaldo Katsumata agradeceu, inicialmente, seus pais, e a todos os antepassados. “Enfim, todas as pessoas que colaboraram, desde 1938, com essa associação, que começou como uma associação de pais da Escola de Língua Japonesa – assim como em outras cidades do país, tudo começa com Nihonkogaku, a Escola de Língua Japonesa”.

Segundo Katsumata, graças aos antecessores, “hoje nós estamos completando 85 anos nesta sede maravilhosa”. “Sede que eles conseguiram comprar com tanto esforço no passado, trabalhando, e hoje nós estamos aqui realizando essa grande cerimônia de 85 anos. E eu não poderia também deixar de agradecer a todos os nossos patrocinadores e colaboradores”, disse Reinaldo, que destacou a importância do voluntariado e da união entre as associações como forma de garantir a sobrevivência da cultura japonesa.

 

Cooperação – Vice-presidente do Bunkyo, Roberto Nishio lembrou que, fundada pouco antes da Segunda Guerra, a associação deve ter passado por momentos difíceis ao longo desses 85 anos e citou o período pandêmico, quando todas as associações tiveram que fechar suas portas e paralisar suas atividades por conta das medidas sanitárias. “Felizmente, depois da reabertura, podemos constatar que o Bunkyo de Suzano está trabalhando intensamente, inclusive com a retomada do Seinen”, disse Nishio.

Masayuki Eguchi explicou que a Jica é uma agência do governo japonês responsável por implementar assistência oficial de desenvolvimento. “Trabalhamos na área de desenvolvimento socioeconômico, tais como energia, agricultura, saneamento, educação, saúde, entre outros. Mas, particularmente, para a América Latina, sobretudo no Brasil, trabalhamos fortemente também para a cooperação com a comunidade nikkei”, frisou o representante chefe da Jica, acrescentando que, frente à mudança de cenário e o ambiente atual que a comunidade nikkei está enfrentando, a Jica está tomando outras iniciativas além de subsídios e da tradicional cooperação com o envio de voluntários da agência do Japão para o Brasil e das bolsas de treinamento.

Ele destacou que, no Brasil, existem cerca de 400 associações nikkeis espalhadas pelo país, “mas nem são prósperas como o Bunkyo de Suzano”. “Por isso estamos tentando revitalizar as atividades de entidades nikkeis que estão enfrentando crises de gestão e sobrevivência”, afirmou.

Homenagem do Bunkyo a Celia Ashiuchi, diretora do Colégio Lumbini e mãe do prefeito

 

Yakisoba – Pela primeira vez no município, o cônsul geral do Japão afirmou que “Suzano é muito conhecida por seu yakisoba”. E, por conta disso, já avisou que pretende estar presente na Festa da Cerejeira de Suzano de 2024 para saborear o prato. Toru Shimizu também expressou seu profundo agradecimento ao presidente Reinaldo Katsumata que, segundo ele, “é um grande conhecedor da nossa sociedade e da cultura japonesa e desempenha um papel muito importante para a difusão da nossa tradição e da cultura, não somente em Suzano, mas em todo o país”. E elogiou o “jovem” prefeito de Suzano, que é “muito popular e bastante conhecido apesar de ainda novo”.

Parceria – Por fim, o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, deu boas-vindas ao novo cônsul e afirmou que, “só pela idade desta gloriosa associação, o Bunkyo de Suzano já mostra a sua importância”. “O Bunkyo foi fundado muito antes da emancipação política da cidade de Suzano, que no ano que vem completa 75 anos”, disse Ashiuchi, que lembrou momentos marcantes vividas pela associação ao longo de oito décadas. “Já passaram por esse palco vários prefeitos, vários vereadores, deputados e governadores, trazendo mensagens ao povo suzanense e também ao povo do Alto Tietê. Tivemos várias e várias edições da Festa das Nações, Festa das Cerejeiras e também momentos de apoio na pandemia, uma parceria nos bons e nos maus momentos”, explicou o prefeito”.

Riqueza – “O Bunkyo foi palco de vários acontecimentos do nosso município, ou seja, a história de Suzano passa indiscutivelmente pelos 85 anos do nosso Bunkyo, da nossa Associação Cultural Suzanense. E mais do que esses grandes feitos, dessas grandes personalidades e políticos do país, nós temos aqui o mais importante, isto é, a formação de vários e vários jovens que passaram pelo Kendô, pelo Aikidô, pelo Nihongako, pela Melhor Idade junto com o Hahanokai, com o taikô e com todas as modalidades que fazem parte do dia a dia da associação. O Bunkyo é uma das associações com maior prestígio e maior estrutura não só aqui na nossa região, mas no Estado e no país”, assegurou Ashiuchi, explicando que a associação formou grandes médicos, grandes engenheiros, grandes professores, “homens e mulheres, que naquela época eram meninos e meninas e que hoje contribuem diretamente para a associação e para a nossa sociedade suzanense, bem como para toda a sociedade do nosso país”.

Segundo o chefe do executivo, “a maior riqueza dessa associação  não é esse prédio – que hoje é muito bem localizado na área central do nosso município e que foi doado pelos nossos antepassados”. “O maior valor, o maior bem de uma associação são as pessoas que a formam, são as pessoas que voluntariamente fazem acontecer todos os dias, todos os anos, a Festa da Cerejeira e outros eventos que acontecem por aqui”. E citou como exemplo a “Tarde Beneficente” em prol de associações como a Rede Feminina de Combate ao Câncer, Fundo Social de Solidariedade de Suzano e Associação Beneficente Vinha de Luz.

Orgulho – “O Bunkyo é um orgulho para a nossa cidade”, assegurou o prefeito, que finalizou sua fala afirmando que, “daqui a 15 anos estaremos comemorando o Centenário do Bunkyo de Suzano”.

O brinde foi conduzido pelo presidente do Conselho Deliberativo, Minoru Harada.

O corte do bolo foi embalado pelo tradicional “parabéns para você” puxado pelo animado cônsul.

Após o almoço teve início o segundo bloco com apresentações artísticas e de kendô. O cantor Ricardo Nakase encerrou a festa.

(Aldo Shiguti)

Deixe uma resposta