Ikenobo Brasil celebra o ano novo com exposição de flores no Nikkey Palace Hotel

Convidados de honra e participantes do ikebana animaram a cerimônia de abertura realizada no Nikkey Palace Hotel – DIARIO BRASIL NIPPOU

A escola de ikebana Ikenobo Brasil realizou, no dia 12, a 56ª cerimônia de arranjos florais do ano novo no Hotel Nikkey Palace, no bairro da Liberdade, em São Paulo, que contou com cerca de 130 pessoas na cerimônia. Obras de ikebana foram expostas no local, dando mais cor ao Ano Novo. As obras ficaram expostas até o dia 14 e mais de 400 pessoas visitaram a exposição.

Na saudação da cerimônia, a presidente, Tokuko Kawamura, apresentou as atividades da Ikenobo Brasil, agradeceu aos membros que apoiaram suas atividades e expressou suas esperanças para o Ano Novo: “Espero sinceramente que a cultura do ikebana continue a se difundir na sociedade brasileira”.

A presidente da Associação Ikebana do Brasil, Cristina Sototuka, mencionou que cerca de metade dos membros das organizações de ikebana no Brasil, associadas à associação, não são de ascendência japonesa e disse: “As atividades da Ikenobo Brasil estão contribuindo muito para a disseminação da cultura do ikebana no Brasil”. Ela elogiou as atividades da Seção Brasileira da Ikenobo, dizendo que o grande número de membros não descendente japones é um testemunho dos esforços da presidente Kawamura e de seus colegas.

O cônsul geral do Japão em São Paulo, Toru Shimizu, e o presidente da Associação Cultural e Assistencial Nipo-Brasileira de São Paulo, Renato Ishikawa, nos seus discursos, elogiaram as atividades da filial brasileira da Ikenobo na promoção da cultura do ikebana.

O evento apresentou obras utilizando flores típicas do Brasil, como a Samambaia, e arranjos inspirados no signo chinês do ano, o Dragão.

O cônsul geral da Turquia em São Paulo, Gürcel Evren, um apreciador de ikebana que visitou a exposição, compartilhou seu amor pela cultura japonesa e ressalta que estudava japonês desde os tempos de escola. Cônsul-Geral Gürcel que comentou “comecei a entender o charme do ikebana ao usar um calendário com ikebana”, cumprimentou os membros presentes em japonês mostranto a simpatia pela cultura japonesa.

O visitante Leandro Ogura, amante de fotografia e música, esteve em uma exposição de ikebana pela primeira vez. Leandro observou os trabalhos expostos com interesse e comentou: “É muito interessante ver a fusão da cultura japonesa com as flores brasileiras. Fiquei impressionado com a beleza que pode ser colocada em uma única obra de ikebana”.

Ikebana preparada pela presidente Kawamura e sua filha Lina

Deixe uma resposta