Inauguração da Estação Transbordo Vergueiro deve trazer alívio para o meio ambiente e para os moradores do bairro do Ipiranga e região

Modernização é considerada uma grande vitoria para os moradores da região do Ipiranga

A nova Estação de Transbordo Vergueiro, na avenida Ricardo Jafet (zona Sul de São Paulo), finalmente foi entregue dia 10 de agosto, em cerimônia que contou com a presença do prefeito Ricardo Nunes e do vereador Aurélio Nomura. Há dez anos, Nomura vinha lutando para obras de melhoria nesse equipamento público, que causava incômodos devido ao forte cheiro, doenças respiratórias e era uma ameaça constante à saúde sobretudo das crianças da Escola Estadual Coronel Raul Humaitá Villa Nova, que fica ao lado.

A modernização é considerada uma grande vitória para os moradores da região do Ipiranga, que sofreram por mais de 40 anos com as diversas consequências dos equipamentos ultrapassados da estação. Durante a inauguração, o vereador Aurélio Nomura, porta-voz da população durante os anos de luta, demonstrou grande felicidade e alegria. “Muitos moradores dessa região, principalmente crianças e idosos, tiveram problemas de saúde causados pela poluição ambiental, como náuseas, dores de cabeça e até alergias. Além disso, havia ratos, baratas, pombos e outros animais atraídos pelo lixo. Isso sem falar no desconforto com o barulho de caminhões entrando e saindo do transbordo”, enumerou Nomura.

Prefeito Ricardo Nunes e o vereador Aurélio Nomura participaram da inauguração do equipamento: alívio

 

Nessa luta ao lado dos moradores, o vereador Aurélio Nomura, membro da Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente, da Câmara Municipal de São Paulo, realizou várias audiências públicas e esteve em visitas técnicas junto com autoridades de controle ambiental. Na última audiência pública, em 28 de junho de 2021, estiveram presentes Roberto Perosa, presidente da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana; o engenheiro Fernando Morini, presidente da Associação dos Auditores do TCM; e Lidio Mario Fornazieri, chefe dos auditores ficais do TCM, para discutir o andamento das obras e, principalmente, o cumprimento do cronograma de entrega das melhorias. 

Tecnologia de ponta – Com a modernização, a estação passa a contar com tecnologia de ponta e ações de respeito ambiental. As operações agora são realizadas em um ambiente fechado e com um controle de ar, além de eliminar o tráfego de caminhões de lixo com percurso equivalente a 10 mil quilômetros, gerando um grande ganho para a cidade no ponto de vista econômico e ambiental.

“Agora, a estação trabalha com pressão negativa e por isso o mal cheiro não vai mais se espalhar no entorno. Essa estação, pelos equipamentos de última geração aqui instalados, vai ser a grande referência para outras estações não só em São Paulo, como no Brasil”, destacou Nomura.

As estações de transferência, conhecidas como estações de transbordos (ou popularmente lixões), são importantes na operação da gestão de resíduos sólidos em grandes cidades, pois reduzem a circulação dos caminhões de lixo nas ruas, evitando a queima de diesel e diminuindo a emissão de gases de efeito estufa. Além disso, permite que a coleta seja realizada no menor tempo possível, já que são instaladas em um ponto intermediário entre o aterro sanitário e os centros de massa de geração de resíduos sólidos domiciliares, onde a coleta é realizada.

 

Deixe uma resposta