Japan House comemora crescimento de público e projeta novos eventos

Comitê da Japan House traçou planos e fez um balanço positivo das últimas exposições (Foto: Lika Shiroma)

 

O Comitê Supervisor da Japan House realizou no último dia 05 a 23ª reunião, a segunda que foi em formato presencial, onde foi relatado uma breve retrospectiva das atividades da Japan House São Paulo (JHSP) no período entre abril e setembro deste ano e uma prévia dos próximos eventos e atividades.

Segundo o presidente da JHSP, Eric Klug, as exposições “Wave: novas correntes nas artes gráficas japonesas”, “[Ím]pares”, “Kumihimo – A arte do trançado japonês com seda” e “O que não se vê – Rhizomatiks” “misturam desde a cena tradicional de artesanato até tecnologia contemporânea”. As exposições tiveram sucesso com número de visitantes entre 80 mil e 100 mil (acumulados durante todo o período).

Sobre a exposição itinerante “Japonésia” do fotógrafo Naoki Ishikawa, que foi realizado no Museu Cais do Sertão, em Recife, presidente explica que foi importante não só para ampliação do alcance geográfico, mas também para a conexão com o governo, como a Secretaria Estadual de Turismo, de Relações Internacionais, de Cultura, e consulados, trazendo mais aliados para a JHSP.

Levando em consideração a redução do número de participantes de eventos onlines, uma novidade que a JHSP trouxe neste período foram os eventos híbridos, com parte do público na própria JHSP e outra parte online. Também organizaram eventos com públicos cativos, grupos pré-organizados, através de parcerias com as universidades, que resultaram em acordos acadêmicos e futuros eventos.

O concerto da pianista Hiromi Uehara realizando em São Paulo e no Rio de Janeiro, foi com patrocínio da Porto e da Yamaha Music, além de benefício fiscal da Lei Rouanet. Além das apresentações bem-sucedidas, com críticas positivas, também contou com atividades na Faculdade Santa Marcelina, com os jovens estudantes de música.

“Uma ação fora do escopo habitual” – assim descreveu o presidente Eric sobre a exposição em parceria com a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo) realizada no Shopping Pátio Paulista, “114 Anos de Imigração Japonesa no Brasil”. Lá foram exibidos objetos e fotos históricas que fazem parte do acervo exclusivo do Museu da Imigração Japonesa do Bunkyo.

Também foram mencionados eventos como a participação do artista botânico Atsunobu Katagiri na 13ª Bienal de Arquitetura, estande no 23º Festival do Japão em colaboração com o Consulado Geral do Japão em São Paulo e Study in Japan, “Evento MAFF” (Ministry of Agriculture, Foresty and Fisheries), “Experiência JHSP” em Recife e São Paulo, Reunião Mensal da Câmara do Comércio e Indústria Japonesa do Brasil e “Uma Viagem Olfativa pelo Japão”.

Todas as atividades corriqueiras da JHSP já voltaram a normalidade, como oficinas educativas aos finais de semana, visitas mediadas com público, ciclo de mangá e clubes de leitura, inclusive o evento “Conexões JHSP”, ligado ao comércio e a indústria realizada em parceria com NEC do Brasil e Rádio Eldorado.

Conteúdos digitais da JHSP são disponibilizados em português e espanhol que tem atraído um número considerável de visitantes no online, além dos visitantes presenciais que estão quase voltando aos números de antes da pandemia. Para quem acabou perdendo a exposição ou que querem rever, está disponível sete exposições virtuais no site da JHSP.

Negócios independentes como lojas e restaurantes sempre fornecem produtos relacionados às exposições. Da exposição Kumihimo, por exemplo, foram vendidas gravatas produzidas pelo próprio artista Domyo, e pratos e drinks inspirados na exposição foram desenvolvidos e oferecidos pela chefe Telma Shiraishi no restaurante Aizomê.

Desk da Organização Nacional de Turismo do Japão (JNTO,) instalado também nas dependências da JHSP, apresentou o recorde no último mês de setembro atendendo de forma presencial 600 pessoas. Lá interessados em viajar para o Japão podem receber orientações sobre o turismo local.

Sobre os eventos futuros, já está na programação “A Arte do Ramen Donburi” que será organizada em três sessões apresentando desde as informações básicas sobre o prato, os principais artistas e por último a região de Mino, na província de Gifu no Japão, onde é produzido maior parte dos donburi (uma espécie de tigela que são usados para servir ramen) no Japão.

Também realizarão “A Tecnologia em Movimento – Xiborg Ken Endo”. “Uma exposição que vai muito além do esporte e da engenharia”, disse o presidente Eric, referindo-se à oportunidade de educação para diversidade onde crianças poderão usar botas com lâminas para uma experiência de correr como pessoas com deficiência.

A exposição “Do – A caminho da virtude” que já foi para Argentina, agora irá para México. Em parceria com o Museo Nacional de las Culturas, onde recebe 300 mil visitantes por ano, e com a Embaixada do Japão no México, será uma exposição com atividades, palestras e workshops.

A JHSP tem se empenhado ativamente na acessibilidade e inclusão também. Realizou um projeto que convidou 16 pessoas com deficiência, dos mais variados tipos, como visual, auditivo, físico e intelectual, para visitar a JHSP, conhecer os seus recursos de acessibilidade e comentar a sua experiência. Um vídeo ainda será produzido a partir deste projeto e o presidente Eric comenta que espera “não só atrair mais pessoas com deficiência, mas mostrar às pessoas que não tem deficiência como a vida pode ser rica mesmo com deficiência e como a JHSP está se preparando e tentando sempre ser inclusiva e acessar a todas as pessoas”.

O tema para a terceira temporada do podcast já está definido: cinema, iniciando-se já a partir deste mês de outubro, sucedendo os temas gastronomia e literatura das temporadas anteriores.

Combinado com a exposição do Ramen Donburi, terão também o “Ramen Matsuri & Nights”, evento que receberão chefes brasileiros apresentando diferentes receitas de ramen e discutirão sobre o prato que, segundo presidente Eric, “é tão popular e simples na essência, mas tão complexa e complicada na feitura”.

Para os amantes de futebol também terão diversão. Serão exibidos jogos do Japão da Copa do Mundo, uma iniciativa em parceria com o Consulado Geral do Japão em São Paulo.

No evento “Innovation in Motion”, algumas das indústrias automobilísticas mais admiradas do Japão e do mundo, como a Toyota, apresentarão as estratégias governamentais e institucionais para melhorar a mobilidade urbana.

Os intercâmbios acadêmicos serão expandidos. Além de Shizuoka, Kagawa também enviará intercambistas ao Brasil.

Eventos relacionados ao turismo abordarão tanto temas mais tradicionais, como palestra “Ryokan e Omotenashi”, quanto mais novos, como animês.

E tópicos corporativos e tecnológicos serão abordados continuamente no evento “Experiência Conexões”.

A vice-cônsul responsável pelo departamento cultural e relações públicas, Akiko Kikuchi, também integrante do comitê superior da JHSP, lembrou que durante a reunião foram levantados possíveis temas para os próximos eventos.

Uma pesquisa realizada pela JHSP mostrou que os jovens se interessam por assuntos como indústria, tecnologia e engenharia, desmascarando um estereótipo de que se interessam somente por animê e mangá.

O tema longevidade, apesar de ainda não ter um evento concreto, também teve uma boa repercussão durante a reunião.

(Lika Shiroma)

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