Japão anuncia nomes de condecorados para ‘Comenda de Primavera do 5º Ano da Era Reiwa’

No dia 29 de abril, o Gabinete do Japão divulgou oficialmente a lista dos condecorados com a Honraria da Primavera do 5º Ano da Era Reiwa (2023). A Ordem do Sol Nascente e a Ordem do Tesouro Sagrado são condecorações japonesas entregues em nome do imperador a quem prestou longos e meritórios serviços ao país, destinadas a civis e militares, japoneses e estrangeiros. Nesta edição do 5º Ano da Era Reiwa, foram nomeados 4 condecorados pelo Consulado Geral do Japão em São Paulo, 2 condecorados pelo Consulado Geral do Japão em Curitiba, 1 condecorado do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro e 1 condecorado pelo Consulado Geral do Japão no Recife, totalizando 8 homenageados do Brasil.

Consulado Geral do Japão em São Paulo

Yoshitake Kusakano (79 anos, São Paulo) – Condecorado com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata. Atua na diretoria do Centro Brasileiro de Língua Japonesa há décadas se dedicando na difusão da língua japonesa no Brasil. Fundou e presidiu a sucursal de Tóquio do São Paulo Shimbum. Por mais de 40 anos escreve os seus artigos para o jornal regional de Kumamoto, sua terra natal. Também tem contribuído para o intercâmbio cultural e acadêmico entre Brasil e Kumamoto. Atualmente é secretário-geral da Associação Kumoto Kenjin do Brasil e presidente honorário do Centro Brasileiro de Língua Japonesa.


Harumi Arashiro Goya (70 anos, Barueri) – Condecorada com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Roseta. Desempenha um papel central como líder feminina dentro da comunidade nipo-brasileira sendo a primeira mulher a ocupar a presidência em 60 anos de história da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), entre os anos de 2015 e 2018, e da Associação dos Ex-Bolsistas Jica – SP (Abjica). Atualmente é vice-presidente da Associação Ikebana do Brasil, contribuindo na difusão da arte tradicional japonesa e fortalecimento do intercâmbio cultural entre Japão e Brasil.


Luiz Fernando Furlan (76 anos, Barueri) – Condecorado com a Ordem do Sol Nascente, Estrela de Ouro e Prata. Contribuiu substancialmente para o intercâmbio comercial e cooperação técnica entre Japão e Brasil, viabilizando a exportação de etanol brasileiro ao Japão e se dedicando para a implantação do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre pelo governo brasileiro, atuando como Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. É membro do “Grupo de Notáveis para uma Parceria Econômica Estratégica entre Japão e Brasil”, atuando no fortalecimento de parcerias e da cooperação econômica entre os dois países. Também integra o Comitê Superior da Japan House São Paulo.


Luiz Yasunaga (86 anos, Promissão) – Condecorado com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Prata. Como presidente da Associação Cultural Esportiva Nipo-Brasileira de Promissão, dedicou-se na integração da comunidade nikkei com a sociedade brasileira, organizando atividades culturais e esportivas.  Atuou na preservação da cultura e do idioma japoneses no Brasil como professor voluntário na Escola Nipo-Brasileira de Promissão por quase 30, de 1990 a 2020, contribuindo na formação das novas gerações e futuras lideranças da comunidade nikkei. Também foi membro ativo do Centro de Difusão de Língua Japonesa da Noroeste durante 20 anos, de 1998 a 2018.


Consulado Geral do Japão em Curitiba

Fernando Eizo Ono (74 anos, Curitiba) – Condecorado com a Ordem do Sol Nascente, Estrela de Outro e Prata. Foi o primeiro nikkei a se tornar ministro do Tribunal Superior do Trabalho do Brasil, e durante os 10 anos de sua carreira como ministro, contribuiu para a promoção do status nikkei, bem como para a melhoria da imagem do Japão no Paraná e em todo o território nacional brasileiro. Além disso, organizou o diálogo entre Tribunal Superior do Trabalho do Brasil e o Supremo Tribunal do Japão, na ocasião da visita do juiz do Supremo Tribunal do Japão ao Brasil. Dessa forma, contribuiu de forma relevante para o intercâmbio de conhecimento na área jurídica entre os dois países.


Tadaaqui Hirose (77 anos, Curitiba) – Condecorado com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Laço. Foi o primeiro nikkei do Paraná a se tornar Juiz Federal, tendo atuado como Presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, cuja jurisdição abrange a região sul do Brasil. Foi responsável pela assinatura do convênio de cessão de uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), contribuindo para a digitalização do Tribunal e trazendo grandes benefícios ao meio jurídico. Também auxiliou o Consulado Geral do Japão em Curitiba na compreensão de assuntos jurídicos, contribuindo para a realização das atividades do órgão diplomático.


Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro

Yukari Hamada (65 anos, Belo Horizonte) – Condecorada com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata. É coordenadora-executiva do Festival do Japão em Minas desde 2012, desempenhando papel decisivo no planejamento e na organização do evento. O Festival do Japão em Minas é reconhecido como evento-chave na promoção da cultura japonesa no estado. Como presidente da Associação de Cooperação em Cultura e Tecnologia Brasil-Japão, tem apoiado as atividades da Jica em Minas, além de organizar reuniões de ex-bolsistas da Jica. Como assessora do Cônsul Geral Honorário do Japão em Belo Horizonte, trabalha há mais de 25 anos em tarefas essenciais para aprofundar as relações de amizade entre o Japão e o Brasil.


Consulado Geral do Japão no Recife

Alice Lumi Satomi (69 anos, João Pessoa) – Condecorada com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Roseta. É professora associada do departamento de educação musical da Faculdade de Artes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Contribuiu para a introdução da música japonesa no Brasil ao longo dos anos através de pesquisas acadêmicas, apresentando 16 estudos relacionados à música no Japão, incluindo teses de mestrado e doutorado, e publicações em revistas de música. Realizou o primeiro concerto de koto e shakuhachi na Paraíba e apresentações musicais anuais, utilizando instrumentos japoneses na UFPB. Também desempenhou papel fundamental na criação da Associação Cultural Brasil-Japão da Paraíba e, como presidente, contribuiu para a gestão e realização anual do Festival do Japão.


 

Deixe uma resposta