Jundiaí Matsuri 2024 recebe mais de 18 mil pessoas em três dias de evento

Evento ofereceu aos visitantes o melhor da cultura japonesa, como apresentação de taikô – Divulgação

No último fim de semana, durante os dias 22, 23 e 24 de março, o Parque da Uva, em Jundiaí, transformou-se em um verdadeiro pedaço do Japão com a realização da 2ª edição do Jundiaí Matsuri – Festival da Cultura e Gastronomia Japonesa.

Organizado pela Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Jundiaí (Nipo Jundiaí) e promovido pela Tasa Eventos, o evento anunciava uma celebração única da rica herança japonesa, e não decepcionou.

Mesmo com os desafios impostos pelo clima, que trouxe chuvas e temperaturas mais baixas, o público compareceu em peso ao festival, com aproximadamente 18 mil pessoas passando pelo parque ao longo dos três dias de evento.

“Apesar da chuva de sexta e sábado, no domingo recebemos um grande público e fizemos a entrega daquilo que havíamos proposto: oferecer aos visitantes o melhor da parte artística e cultural japonesa no Brasil”, conta Takao Sato, CEO da Tasa Eventos.

A variedade de atrativos foi uma das marcas registradas do Jundiaí Matsuri 2024. Com 34 operações de alimentos e 49 estandes de expositores, o festival ofereceu uma ampla gama de pratos e produtos para todos os gostos. Destaque especial para a praça de alimentação, onde mais de 30 opções de pratos estavam disponíveis, incluindo receitas autênticas da culinária japonesa, como sushi, sashimi, tempurá e yakisoba, além de delícias da culinária brasileira.

Além da gastronomia, o festival ofereceu uma programação cultural e artística de alto nível. Shows musicais, belas danças folclóricas, vibrantes apresentações de taikô e o animado concurso de cosplay foram algumas das atrações que encantaram os visitantes.

Renomados artistas da comunidade nikkei, como Joe Hirata, Karen Ito, Serginho Tanigawa, Fabia & Norton Miasake, Jane Ashihara & Pamela Yuri, e Yuzo Akahori Band, além de apresentações de cultura pop japonesa, deram o tom do evento.

Também entre os destaques da programação, a área de exposições e oficinas gratuitas permitiram aos visitantes mergulharem ainda mais na cultura japonesa através de atividades educativas e interativas de artes tradicionais como ikebana, oshibana, mangá, bonsai, furoshiki e pixel art.

Para a cônsul-g,Geral Adjunta do Consulado Geral do Japão em São Paulo, Chiho Komuro, um evento como este tem muito valor ao divulgar a cultura japonesa. “É muito importante difundir a nossa tradição, incluindo a gastronomia, para a população de Jundiaí. Estou muito admirada pela dimensão desta festa apesar de ainda ser a segunda edição”, completou.

Programação do Jundiaí Matsuri também teve apresentação de danças típicas japonesas

Próximas edições – Diante do sucesso da segunda edição, os organizadores já estão pensando no futuro e planejando a terceira edição do Jundiaí Matsuri. Takao Sato adiantou que o próximo evento já está sendo planejado e possivelmente ocorrerá em uma data mais próxima à Festa da Uva de Jundiaí.

“O Jundiai Matsuri 2024 foi bem-organizado e o público ficou muito satisfeito pela evolução de 2023 para este. Os bazaristas e expositores da praça de alimentação ficaram bastante satisfeitos com as vendas. Esperamos fazer o Jundiaí Matsuri 2025 ainda melhor”, revela Pedro Shizuo Inamura, Presidente da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Jundiaí.

A organização recebeu diversos elogios quanto à qualidade dos produtos e à diversidade oferecida, com sugestões para futuras edições, como a criação de uma praça exclusiva para culinária oriental.

Célio Okumura Fernandes, Membro da Comissão Organizadora, completa: “Além de muitos elogios, também recebermos sugestões dos visitantes, que são carinhosamente analisadas e estudadas pela Comissão Organizadora. A sugestão da criação de mais uma praça de alimentação, como ocorreu neste ano, foi trazida por um visitante no ano passado. Temos sempre que buscar a melhoria para os frequentadores do Jundiaí Matsuri e, por isso, já estamos pensando em outros projetos para melhorar ainda mais experiência dos visitantes no ano vem”.

Mais que um festival, o Jundiaí Matsuri foi uma experiência que uniu culturas, celebrou tradições e marcou aqueles que tiveram o privilégio de participar, deixando a expectativa para as próximas edições ainda mais alta.

Apesar dos desafios impostos pelo clima, Parque da Uva recebeu um grande público

Deixe uma resposta