Londrina Matsuri movimenta mais de R$ 3 milhões em quatro dias

Um dos destaques da programação do Londrina Matsuri, bon odori mobilizou mais de 500 pessoas de 20 associações do Paraná – Giuliano Garcia

A 19ª edição do Londrina Matsuri – Festa da Primavera – contou com quatro dias de evento, no Parque de Exposições Ney Braga e atingiu um público de 32 mil pessoas, resultado da diversidade de atrações que a tradicional festa japonesa ofereceu. Sábado (09) e domingo (10) foram os dias mais movimentados.

Organizado pelo o Grupo Sansey, entidade sem fins lucrativos que através dos jovens, preserva os hábitos e costumes japoneses, a edição 2023 correspondeu à expectativa dos promotores. “Com muitas atividades, totalizamos um movimento econômico de R$ 3 milhões e 200 mil reais. Nossas expectativas, inclusive de público, foram atingidas. Já estamos programando a edição de 2024 entre 06 e 08 de setembro”, comenta Luiz Shiroma, da comissão organizadora do Londrina Matsuri.

Distribuído em uma área de 30 mil metros quadrados, o Londrina Matsuri 2023 foi uma verdadeira vitrine da arte e da cultura oriental, com 125 expositores participantes,  muita música, dança, arte, diversão, tecnologia, encontros, gastronomia e negócios.

Programação – A programação cultural contou com 127 apresentações. Segundo a coordenadora da grade cultural do evento, Mity Shiroma, os três palcos do Londrina Matsuri proporcionaram uma grande imersão cultural e interação com o público.

No início da noite de sábado (09), a tradicional dança japonesa interativa, o Bon-odori, levou ao palco principal do evento (Sakurá) cerca de 500 pessoas, de 20 instituições e entidades de Londrina, cidades da região e interior paulista, contando também com a participação do público presente.

Outra atração foram os taikos – tambores orientais -, executados na festa por vários grupos, hoje já conhecidos e admirados pelos nikkeis e brasileiros. As oficinas culturais gratuitas movimentaram o público visitante, entre elas a pintura Sumi-ê; Kirigami; caricatura em Mangá e OriNuno, como também a presença da dubladora Carol Valença e do youtuber japonês Guti do canal OlaGuti, em um estande com livros e fotos.

Guti também compartilhou as vivências de um japonês no Brasil, em um painel da 3ª edição do Nikkei Deai, encontro criado com o objetivo de trazer debates e reflexões para os jovens nikkeis e newkeis (não descendentes, mas adeptos dos valores e da cultura japonesa). O outro painel do Nikkei Deai foi com criadores de conteúdo da comunidade Nikkei. Os dois painéis tiveram boa participação dos jovens.

Evento contou com uma programação eclética – Giuliano Garcia

 

Concursos Cosplay – os dois dias de Concurso de Cosplay, em parceria com a AnimeLand, contou com 81 inscritos e chamou a atenção para os personagens reproduzidos.  O resultado da sexta (08) foi: 1º lugar, Thiago Felipe Lício / personagem Mecha Godzilla (franquia Godzilla); 2º lugar, Leandro Sérgio Mastelini / personagem Maginboo (franquia DBZ); 3º lugar, João Raphael Lício / personagem Predador (franquia Predador).

No sábado (09), o 1º lugar ficou com Amanda Figueira / personagem Avatar Kyoshi (lenda Ang); 2º lugar, Beatriz Goes / personagem Princesa Zelda (Zelda_TWilight Princess) e o 3º lugar foi para Aayra Maria Tavares de Jesus / Kai`sa, Guardiã Estelar (League of Legends).

Expositores  – O restaurante Don-Don participou do evento pela primeira vez e para o gerente geral, Ricardo Ueno, o retorno foi muito positivo. “Nós tivemos público. Participamos basicamente de eventos e nossa estratégia é divulgar nosso nome, oferecendo uma culinária de qualidade”. Pelo segundo ano no Londrina Matsuri, João Vitor Chen, proprietário do restaurante paulistano, Chens Culinária Oriental, comentou sobre o aumento de  público nos dois últimos dias do evento, o que aqueceu as vendas.

“Nossos produtos tiveram boa aceitação do público. Oferecemos novidades em alimentos com temperos picantes e bebidas diferentes, com bons preços. É o segundo ano que participamos do evento e pretendemos voltar”, disse Carla Oda, gerente do Atacarejo de produtos orientais, Nakamise.YA, de São Paulo, capital. Wilson Kato, proprietário do pet shop londrinense Fort Dog, achou o evento bem organizado, uma oportunidade para se prospectar clientes e divulgar produtos. Ele participa do Londrina Matsuri há uns cinco anos.

O Sicoob Ouro Verde, também esteve presente no Londrina Matsuri. George Hiraiwa, presidente do Conselho de Administração do Sicoob, reitera a importância da participação da cooperativa em grandes eventos da sociedade como este, em cidades e regiões de atuação do banco, como um agente de desenvolvimento.

Londrina Matsuri proporcionou uma verdadeira imersão na cultura japonesa – Giuliano Garcia

Deixe uma resposta