‘Mie Amigos’: Mie Kenjinkai promove novo projeto em parceria com a província-mãe

Participantes da primeira edição do Projeto Mie Amigos – Divulgação

Na madrugada do último sábado para domingo (dia 13 para 14), três jovens brasileiros descendentes de japoneses, acompanhados de seu supervisor, partiram do Brasil rumo ao Japão. Eles foram os selecionados da primeira edição do “Projeto Mie Amigos”, novo programa de intercâmbio promovido pela Associação Cultural e Assistencial Mie Kenjin do Brasil junto da prefeitura da província-mãe.

O projeto tem como objetivo promover a adesão da geração mais nova de brasileiros ao Mie Kenjinkai, oferecendo a oportunidade para jovens envolvidos e colaboradores da associação visitarem o Japão, para conhecer a história, a cultura e outros atrativos da província-mãe. Em contrapartida, os bolsistas divulgam suas experiências através das redes sociais, para que mais brasileiros descendentes de Mie, além de não-descendentes interessados pela cultura japonesa, possam conhecer as belezas da província, fomentando o turismo.

Os três bolsistas selecionados – Lucas Tetsuya Oyagawa, Shogo Miyazaki e Vitor Ichiro Oki Takahashi – são praticantes de kendo do Mie Kenjinkai do Brasil. Eles contam que foram convidados para participar do processo seletivo através do professor Édison Masayuki Shiono, atual responsável pelo Departamento de Kendo do kenjinkai, que acompanha os jovens durante toda a estadia em Mie.

“Fiquei feliz, tanto pelo reconhecimento do Hirose-san (presidente do Mie Kenjinkai) e Shiono sensei, e também pela oportunidade de conseguir ir para o Japão novamente”, comenta Miyazaki.

Lucas Oyagawa, por sua vez, relata que, além de feliz, sentiu-se ansioso com a oportunidade de conhecer a província de Mie. “Espero conhecer a história, a gastronomia e o valor cultural, para compartilhar a atratividade dessa província para outras pessoas”, completou.

Já Vitor Takahashi diz que pretende “conhecer e aprender mais sobre a província de Mie” e atuar na relação entre o Brasil e a província, “para que o intercâmbio seja restabelecido e prospere até que as futuras gerações também possam entender a beleza e o orgulho de ser descendentes de Mie”.

“Daremos nosso melhor para aproveitar ao máximo da viagem, conhecer todas as belezas naturais e culturais de Mie, divulgar cada momento para o Brasil e o mundo através das redes sociais, e esforçaremos a criar cada vez mais amigos e fãs de Mie”, comentou determinado o supervisor Shiono.

A expectativa é de que os beneficiados pelo programa Mie Amigos se tornem os futuros líderes do Mie Kenjinkai, tornando-se uma ponte entre o Brasil e o Japão.

Projeto visa fazer com que mais pessoas conheçam a província

Toda a experiência dos bolsistas do Projeto Mie Amigos é possível acompanhar pelas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/mieamigos/ 

TikTok: https://www.tiktok.com/@mie_amigos

YouTube: www.youtube.com/@MieAmigos

Deixe uma resposta