No bairro da Liberdade, governador e candidato à reeleição Rodrigo Garcia destaca ‘forte ligação’ com a comunidade japonesa

Na Liberdade, Rodrigo Garcia pintou um dos olhos do daruma

 

Na reta final da campanha eleitoral, o governador de São Paulo e candidato à reeleição Rodrigo Garcia (PSDB) fez uma visita ao bairro da Liberdade no último dia 11. Na ocasião, foi recepcionado por lideranças nikkeis de entidades, bem como por parlamentares da comunidade em um encontro marcado por otimismo e muita aglomeração.

Atualmente ocupando a terceira colocação nas pesquisas de intenção de voto, atrás de Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas (Republicanos), Garcia desembarcou na Praça da Liberdade e devido ao tumulto não conseguiu percorrer o roteiro pré-estabelecido, que incluía visitas a expositores da feira e a comerciantes da rua Galvão Bueno. Acompanhado pelo candidato a senador pela coligação, Edson Aparecido, a dupla conseguiu andar cerca de 80 metros pela avenida da Liberdade, cumprimentando o eleitorado, tirando fotos com apoiadores e mostrando que, se depender da receptividade calorosa do bairro oriental, já está no segundo turno.

“A comunidade japonesa faz parte da história de São Paulo. Nós somos o estado que somos hoje graças a essa imigração que ocorreu há mais de 100 anos e que nos ajudou a construir São Paulo. Tenho uma forte ligação com a comunidade”, explicou Garcia em uma breve pausa durante o percurso. Vale lembrar que o atual governador tem um carinho especial pela comunidade, pois essa é a segunda visita neste ano ao bairro. Em abril ele também fez uma caminhada pelas ruas e comércios da região, ao lado do eterno “prefeito da Liberdade”, Hirofumi Ikesaki, que faleceu no começo de maio.

Para a recepção do governador, lideranças como o presidente do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Renato Ishikawa; o presidente da Acal (Associação Comercial e Assistencial da Liberdade), Tetuya Fujimoto; e autoridades como os vereadores Aurélio Nomura e George Hato estiveram presentes. Outros políticos considerados “puxadores de votos” também marcaram presença, casos dos deputados federais Alexandre Frota e Joice Hasselmann.

Daruma – Como manda a tradição, Rodrigo Garcia e Edson Aparecido pintaram um dos olhos do Daruma (amuleto tradicional da cultura japonesa) e fizeram um pedido. Ao serem atendidos, ambos deve pintar o outro olho em forma de agradecimento. “Se depender dessa calorosa recepção da comunidade, teremos muitas realizações”, destacou Garcia, ao receber das mãos de Renato Ishikawa o presente. Se depender do histórico, ele pode se animar: na última eleição na cidade, em 2020, o então candidato a prefeito Bruno Covas também visitou a comunidade e fez o gesto de pintar o olho do Daruma, sendo reeleito posteriormente. “Que a sorte esteja do nosso lado. Só tenho a agradecer o carinho dos japoneses”, ressaltou o governador.

(Rodrigo Meikaru)

Deixe uma resposta