Projeto social voltado à educação traz modelo vitorioso com um ‘toque japonês’ na gestão

Corpo diretivo do Colégio Caminhos e Colinas base sólida e projetos para nova segunda unidade – Nippon Já

No contexto atual da educação, cada vez mais focado em performance e rendimento, um dos motores principais que movem o aprendizado, por muitas vezes, é negligenciado: o sentimento. Interação humana e pensamento coletivo contribuem para que um aluno obtenha êxito em sua jornada. Olhando sob este ângulo, o Colégio Caminhos e Colinas mostra ser possível avançar em um modelo sóciopedagógico escalável, consistente e, também, viável em termos de negócio.

Localizada no extremo sul de São Paulo, a instituição – na verdade, um projeto social que não depende de doações – oferece o ensino fundamental e médio como qualquer outra. A diferença, contudo, está na forma com que os alunos são inseridos no contexto educacional. “Temos realmente um olhar diferenciado quando pensamos em atender alunos da região. Não apenas oferecendo um ensino de qualidade em sala de aula, mas englobando outros pontos que fazem parte da vida dos estudantes”, explica o diretor Roberto Ueda.

Um dos pilares dessa abordagem especial é a estreita colaboração entre pais, alunos e professores. A escola promove uma cultura de diálogo aberto e construtivo, onde as famílias são incentivadas a participar ativamente do processo educacional de seus filhos. Essa parceria se manifesta em diferentes esferas, desde reuniões regulares até projetos pedagógicos que envolvem a comunidade.

“Buscamos sempre estar em contato com as famílias. Procuramos entender as relações entre nossos alunos e os pais, pois esta integração é essencial para que o aprendizado seja melhor em sala de aula”, destaca a diretora Regina Shintani. Tamanha aproximação pode ser vista na prática: nas festas, a organização fica a cargo de uma comissão formada pelos pais de alunos. Algo próximo aos famosos undokais – gincanas tradicionais na comunidade nipo-brasileira.

Além disso, a instituição adota uma abordagem pedagógica centrada no aluno, valorizando sua autonomia, criatividade e capacidade de pensamento crítico. Por meio de métodos de ensino inovadores e atividades práticas, os alunos são estimulados a explorar seus interesses e a desenvolver habilidades relevantes, como colaboração, comunicação e resolução de problemas.

Tamanho esforço em levar adiante um modelo inovador na educação tem resultado em dados surpreendentes: desde quando fora fundado, em 2019, o colégio saiu de 45 alunos para surpreendentes 1,1 mil. No ensino médio, três estudantes saíram dos bancos escolares de lá direto para uma vaga em universidade pública.

Em resumo, a Escola Caminhos e Colinas representa um modelo inspirador de educação que coloca a aproximação entre famílias, alunos e educadores no centro de seu projeto pedagógico. Ao promover uma cultura de colaboração e diálogo, a instituição não apenas prepara seus alunos para o sucesso acadêmico, mas também para uma vida de significado, responsabilidade e contribuição para a sociedade.

(Rodrigo Meikaru)

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