Saudação do Embaixador Teiji Hayashi

Hayashi Teiji

Feliz Ano Novo! Gostaria de parabenizar a publicação da “Edição especial do Ano Novo” do Diário Brasil Nippou. Expresso meu profundo respeito à contribuição do Diário Brasil Nippou para a comunidade nipo-brasileira, assim como espero que o jornal continue a desempenhar um papel importante na divulgação da cultura japonesa, na difusão da língua japonesa e na disseminação de informações relacionadas ao Japão no Brasil.

No ano passado, embora o impacto da pandemia do coronavírus tenha permanecido, o intercâmbio de pessoas entre o Japão e o Brasil foi retomado, ainda que de forma gradual. Da parte do Japão, governadores e vice-governadores de diversas prefeituras visitaram o Brasil, para interagir com suas respectivas associações (kenjinkais) e para a promoção de dos produtos regionais. Muitos brasileiros também visitaram o Japão por meio dos programas de estudo e treinamento do Ministério das Relações Exteriores do Japão, do Ministério da Educação do Japão e da JICA.  Desejo que o intercâmbio entre os dois países continue intensamente e que as relações entre o Japão e o Brasil fortaleçam ainda mais.

Os laços humanos especiais do Brasil, com a maior comunidade nikkei do mundo de cerca de 2 milhões de pessoas, e uma comunidade brasileira no Japão de cerca de 210 mil pessoas, são um importante pilar para as relações de amizade entre os dois países.

Desde o início da imigração japonesa ao Brasil, em 1908, os imigrantes e seus descendentes superaram inúmeras dificuldades, contribuíram sobremaneira para o desenvolvimento do Brasil e conquistaram uma inabalável confiança dos brasileiros. A forte confiança e empatia pelo Japão e pelos japoneses que vemos hoje no Brasil não seriam possíveis sem os esforços e contribuições dos imigrantes japoneses e seus descendentes ao longo de todos esses anos.

Em agosto do ano passado, visitei o Museu da Migração Japonesa ao Exterior da JICA, quando retornei ao Japão temporariamente. No museu, que foi renovado em abril do ano passado, compreendi ainda mais a história de imigração, os papéis e as contribuições dos imigrantes japoneses no Brasil e no Japão, e renovei meu apreço e respeito por seus esforços e contribuições. Além disso, para que os valores e as redes dos nikkeis sejam transmitidos às gerações futuras, será cada vez mais importante que a geração mais jovem de nikkeis desempenhe um papel mais ativo. Enquanto continuamos a apoiar essas iniciativas das gerações mais jovens, faremos o possível para cooperar com as atividades da comunidade nikkei para o desenvolvimento ainda maior dessa comunidade.

O ano de 2023 é muito importante para o Japão e o Brasil, pois será o 115º aniversário da imigração japonesa no Brasil. Levando em consideração esta importante data, gostaria de promover ainda mais a cooperação e o intercâmbio com a comunidade nipo-brasileira para fortalecer ainda mais as relações entre o Japão e o Brasil.

Desejo que 2023 seja um ano maravilhoso para todos.

Contamos com seu apoio novamente para este ano.

Hayashi Teiji

Embaixador

Deixe uma resposta