Saudação do Primeiro-Ministro do Japão – Fumio Kishida
‘A todos os japoneses e nikkeis que vivem no Brasil, desejo um Feliz Ano Novo no início deste ano de 2024.’
Não é exagero dizer que, com a prolongada agressão russa na Ucrânia, juntamente com as novas crises no Oriente Médio, o mundo está entrando no período mais incerto e inseguro da era pós-guerra. Desafios globais como questões de alimentos e energia, doenças infecciosas, mudanças climáticas, entre outros também estão ameaçando diretamente nossas vidas.
Nesses tempos de incertezas, o meu governo está determinado a “não perder o fluxo de mudanças, mas sim agarrá-lo”, rompendo com a economia de redução de custos, trabalhando com afinco para a informatização e para combater o declínio da taxa de natalidade, bem como para que a nossa diplomacia conduza o mundo em direção à cooperação e não para divisão e confronto.
Restauração Meiji, reconstrução pós-guerra e rápido crescimento. A história do Japão provou que grandes transformações podem ser alcançadas se a mudança for revertida em força. Avançaremos juntamente com vocês para preparar o caminho para uma era em que possam acreditar que “o amanhã será melhor do que hoje”.
Em maio do ano passado, como país sede realizei a cúpula do G7 em Hiroshima. Recebi não apenas os líderes do G7, mas também outros líderes mundiais, à cidade de Hiroshima devastada pela bomba atômica, incluindo o presidente Zelensky, e reafirmamos nossa determinação de lutar por um mundo sem armas nucleares. O presidente Lula, com quem tive uma reunião de cúpula, expressou seu grande respeito pela comunidade nikkei. Fui novamente lembrado da grande confiança e respeito que os japoneses e nikkeis que vivem no Brasil conquistaram, e fiquei muito impressionado e orgulhoso do sucesso que alcançaram.
A divulgação da cultura e das atrações japonesas pelos japoneses e nikkeis e o intercâmbio com os brasileiros contribuem para fortalecer ainda mais os laços que unem o Japão e o Brasil e para intensificar a amizade entre nossos países. Isso está de acordo com a posição do Japão de liderar o mundo em direção à cooperação, em vez de divisão e confronto. Estou ansioso para participar do G20, que o Brasil sediará este ano como presidente. Espero que possamos promover ainda mais as relações amistosas entre nossos dois países em parceria com os residentes japoneses e os descendentes, e espero contar com seu apoio contínuo nessa empreitada.
Por fim, gostaria de concluir minhas saudações de Ano Novo desejando a todos muita saúde, felicidade e sucesso contínuo.
1º de janeiro de 2024
Primeiro-Ministro, KISHIDA Fumio