Sohaku Bastos lança “O Monge e o Doutor” no ICBJ
No dia 16 de outubro, o presidente do Instituto Cultural Brasil-Japão (ICBJ), Sohaku Bastos lançou seu novo livro, “O Monge e o Doutor – Caminhos para a saúde integral: física, mental e espiritual”, Editora Gashou, na sede social do Instituto, na Avenida Franklin Roosevelt, 39, salas 1507/13, Castelo, Rio de Janeiro. Nessa publicação deseja que o leitor(a) “encontre sua própria conexão entre o coração e a mente, permitindo que essas duas dimensões se entrelacem em uma sinfonia harmoniosa, trazendo saúde, cura, sabedoria e amor em abundância.”
Professor Doutor Sohaku Raimundo César Bastos é presidente do ICBJ há 9 anos. Quando jovem foi ao Japão, onde aprendeu técnicas marciais e terapias orientais: faixa preta em Karatê; formação em Medicina Oriental, Acupuntura, Osteopatia e Quiropraxia e mestre em Honno-Ho.
Bacharel em Medicina, psicólogo e fisioterapeuta, monge budista da tradição Zen (Rinzai) e da tradição Shingon, de Koyasan, no Japão, dr. Sohaku busca a integração de ciência e espiritualidade, corpo-mente-espírito. Ocupa, atualmente, as funções de cônsul-geral honorário do Sri Lanka no Rio de Janeiro, e de diretor da Associação Brasileira de Educação (ABE).
Este é o 12° livro do dr. Sohaku. No ano passado lançou o livro “Omotenashi: Costumer Experience”. Ele é ainda acadêmico da Academia Nipo-Brasileira de Escritores, em São Paulo.
Foram prestigiar na sessão de autógrafos o cônsul-geral do Japão no Rio de Janeiro, Ken Hashiba, cônsul cultural Rina Ishikawa, Kenhitiro Kurihara, presidente da Associação Nikkei do Rio de Janeiro, e sua senhora, Namie Kurihara, entre inúmeras personalidades. Levaram seus abraços o presidente da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do RJ – Renmei, Koji Fukasawa, e diversas autoridades governamentais civis e militares.
(Texto e fotos de Teruko Okagawa Monteiro)