Tanabata Matsuri será realizado pela primeira vez em Promissão

A cidade de Promissão será palco, pela primeira, de uma das mais importantes e tradicionais festas do Japão o Tanabata Matsuri

 

Neste domingo (27), uma das mais importantes e tradicionais festas do Japão será contada pela primeira vez na região Noroeste do Estado de São Paulo. Em comemoração aos 100 Anos do município de Promissão, 115 Anos da Imigração Japonesa no Brasil, 105 Anos da Colonização Japonesa em Promissão e ao 5º Ano da Era Reiwa, a Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Promissão (Acenpro) e a Prefeitura Municipal de Promissão realizam, na Praça Shuhei Uetsuka, o 1º Tanabata Matsuri – Festival das Estrelas.

A festa, que celebra o encontro entre as estrelas Vega e Altair, que se encontram apenas uma vez por ano na Via Láctea, vem ganhando popularidade também no Brasil através da Acal (Associação Cultural e Assistencial da Liberdade), que anualmente realiza o festival na Praça da Liberdade, em São Paulo, atraindo um público de mais de 200 mil pessoas.

Agora, é a vez de Promissão e região conhecer a lenda japonesa criada há mais de 4.000 anos e que se tornou tradição oriental desde o século 11.

Com entrada gratuita, o evento em Promissão terá início às 10h30, com apresentação de taikô (tambores japoneses) com o Grupo Requios Gueinou Doukoukai de Marília, e Bon Odori (tradicional dança folclórica japonesa) com acompanhamento ao vivo do Gakudan (Banda) de Guiambê.

Undokai – A partir das 8 horas, no entanto, o público poderá conferir outro costume bastante tradicional no Japão, o Undokai (Gincana Poliesportiva), que em Promissão chega a sua 71ª edição. Haverá barracas de alimentação no local.

Nesse dia, a Praça Shuhei Uetsuka receberá uma decoração especial com grandes ramos de bambus onde serão pendurados os tanabatas (enfeites que simbolizam as estrelas). O público poderá participar da festa escrevendo seus pedidos nos tanzakus (tiras de papéis coloridos), que são pendurados nos ramos de bambus.

Os tanzakus são feitos em seis cores, cada uma representando um desejo: branco (paz), amarelo (dinheiro), verde (esperança), vermelho (gratidão), rosa (amor) e azul (proteção e a saúde).

Ao final da celebração, os pedidos são recolhidos pela Acenpro que depois realizará uma cerimônia xintoísta onde esses tanzakus são queimados para que os pedidos cheguem ao céu e sejam atendidos.

Pilares – Para o presidente da Acenpro, Fabio Maeda, “neste evento estamos trabalhando com três pilares diferentes para a manutenção e divulgação da cultura japonesa”. Segundo ele, “através do primeiro pilar, o ‘undokai’, gostaríamos de transmitir a ordem, o respeito e o esporte; no segundo pilar, o “tanabata matsuri”, trabalhamos a inovação necessária para gerar um novo ciclo de crescimento da comunidade nikkei e o terceiro pilar seria a união entre os povos”, explica Maeda, lembrando que o undokai de Promissão é aberto ao público em geral. “Todos podem participar”, convida Maeda.

Eventos emblemáticos – Para o prefeito de Promissão, Dr Artur Manoel Nogueira Franco, “nosso município tem o privilégio de abrigar uma das comunidades japonesas mais vibrantes e ativas do Brasil”. “Desde a sua chegada à cidade, a comunidade nipônica tem desempenhado um papel vital no desenvolvimento cultural, social e econômico da região. Suas tradições, sua ética de trabalho e sua paixão pela educação têm enriquecido o mosaico cultural de Promissão, criando uma ligação duradoura entre o Japão e o Brasil”, conta o prefeito.

Para o prefeito, “este legado será celebrado neste final de semana com dois eventos emblemáticos: o 71º Undokai, um festival esportivo que promove integração e bem-estar, e o Tanabata Matsuri, uma festividade que celebra o encontro de duas estrelas”. “Essas festividades refletem não apenas a rica cultura japonesa, mas também a união e diversidade de Promissão”, conclui Artur Nogueira.

(Aldo Shiguti)

TANABATA MATSURI – FESTIVAL DAS ESTRELAS DE PROMISSÃO

Onde: Praça Shuhei Uetsuka – Promissão (SP)

Quando: dia 27 de agosto (domingo), a partir das 10h30, na área dos monumentos. Paralelamente, na pista de atletismo será realizado o 71º Undokai, com início às 8h e término por volta das 17h

Entrada franca

Deixe uma resposta