Tênis de mesa na formação de cidadãos

Engo Marcos Yamada – Consultor Especialista em Tênis de Mesa

Poucos valorizam a Importância do esporte nos dias de hoje; mas com a evolução tecnológica e mudança no comportamento, ele se torna fundamental para complementar a educação.

Desde 1975 ensinando aos jovens as técnicas do tênis de mesa, durante anos, nos seguintes clubes: Nippon CC, ACE Piratininga, ACESA, Medicina Santo Amaro, AA Hebraica, ItaimKeiko JJYAMADA, pude perceber nestes 48 anos, como eles mudaram suas atitudes e a forma de comunicação.

Antes eram alegres, participativos, interagiam com os amigos e desenvolviam as expressões faciais e corporais. Atualmente muitos não conseguem olhar pra gente, sempre cabisbaixos, parecem ter vergonha de conversar?  Por quê? Tudo hoje e feito através de mensagens via smartphones, se informam sobre tudo pelo Google, não tem mais que usar os dicionários e enciclopédias para consultar sobre qualquer tema. A velocidade no aprendizado e muito rápida, mas o longo tempo que fica conectado na internet, com games, aplicativos, vídeos interessantes, compras, propagandas e muito prejudicial à saúde (Sedentarismo, visão, isolamento, etc.), e não sabem conviver na sociedade.

Por isso a pratica esportiva, se torna necessária, para desenvolver o espírito de time, colaboração, relacionamento, respeito, hierarquia, planejamento, o comportamento nas vitorias e derrotas, ter que treinar muito para conseguir os objetivos, medalhas, etc.

Quando se atinge o alto rendimento, os benefícios se transformam em “PRESENTES” pelos anos de trabalho de treinos, assiduidade, abdicação de lazer, “presentes” estes como viagens internacionais, bolsas de estudo nos EUA, comunicar em vários idiomas, amizades no mundo inteiro, ou seja, as portas se abrem para a evolução pessoal.

Desde 1990, levei mesatenistas de alto nível para treinar grátis no Japão, no Centro de Treinamento da Butterfly Dohjo, mais de 100 brasileiros, praticaram diariamente nos pais de grande potencial no tênis de mesa, e muito deles foram pra seleção brasileira, mas os que mais brilharam foram: Hugo Hanashiro (Olimpíada de Atenas 2004), Jessica Yamada (Olimpíada de Tokyo 2020) e Gustavo Tsuboi (Olimpíadas de Beijing 2008, London 2012, Rio de Janeiro 2016 e Tokyo 2020)   

Graças ao tênis de mesa, presenciei 37 Campeonatos Mundiais, como técnico, fotografo comentarista e pai-trocinador, já que meus filhos participaram em vários. Visitei mais de 63 países por causa do esporte. Então falo com propriedade; “Vale a pena” se entregar de corpo e alma nos treinamentos e participações em competições.

Portanto, pais que mimam os filhos, dão a eles tudo que não tiveram oportunidade de ganhar quando crianças, hoje oferecem presentes caros, mas recomendo que para diminuir essa facilidade de ter tudo, os inscrevam numa modalidade esportiva e com certeza, eles vão valorizar estas ações por saber como e difícil conquistar os bens, tais como as vagas na seleção nacional, as quais jamais serão compradas. Vão ter que dar 100% nos treinos nas aulas para conquistar uma vaga. Os pais não têm esse poder de colocá-los no pódio.

Esporte e saúde e uma ótima ferramenta educacional. Apliquem !! Tem uma escola perto da sua casa, basta procurar na internet ….

Engo Marcos Yamada – Consultor Especialista em Tênis de Mesa

Deixe uma resposta