UCGB celebra com emoção e alegria realização de Campeonato Brasileiro
Competição ocorreu no Taiyo Termas Hotel, em Caldas Novas (GO), e consagrou time Tupi Paulista-A
No último final de semana, dias 3 e 4 de dezembro, a União dos Clubes de Gueitebol do Brasil (UCGB) realizou o 22º Campeonato Brasileiro de Seleção Regional de Gueitebol no Taiyo Thermas Hotel, localizado na cidade de Caldas Novas, em Goiás. De 32 equipes participantes, a equipe que levou o título de melhor de todo o Brasil foi a Tupi Paulista-A.
Antes do Campeonato Brasileiro, cada regional realiza o torneio para a seleção da equipe representante. Somente a equipe vencedora de cada torneio regional consegue o direito de participar deste Campeonato Brasileiro. Assim, ele consiste na disputa entre as melhores equipes de cada regional.
Já é a segunda edição do Campeonato Brasileiro de Seleção Regional que é sediado no Taiyo Thermas Hotel. De acordo com o diretor de Taiyo Thermas, João Saito Neto, são 28 anos de parceria entre Taiyo Thermas e a UCGB.
Sobre uma das principais justificativas para a realização da primeira edição do Campeonato Brasileiro de Seleção Regional no Taiyo Thermas, Saito recorda que a UCGB apresentava uma preocupação para que outros estados além de São Paulo sediassem os campeonatos nacionais. “Foi quando o então presidente da UCGB Toru Hondo nos procurou e oferecemos o Complexo Poliesportivo de Taiyo, onde são realizados campeonatos de outras modalidades esportivas também, como beisebol, softbol, mallet golf e park golf”, completou.
O segundo motivo foi a pandemia. Todas as cidades apresentavam dificuldade para sediar o Campeonato. Na ocasião da 21ª edição, em dezembro do ano passado, o atual presidente da UCGB, Julio Katsumi Hagio, propôs a renovação do modelo de competições tornando mais profissional e convidativo. E contou mais uma vez com o parceiro de décadas da União, o Taiyo Thermas Hotel.
“O projeto de Hagio foi um sucesso”, comenta Saito, ressaltando que as atividades da UCGB, que tinham sido interrompidos pela pandemia, foram retomadas com impulso.
Apesar do próprio Saito não ser praticante de gueitebol, ele já foi atleta de beisebol. Representando o Brasil em diversos campeonatos internacionais, destacou-se como o único jogador brasileiro duplamente premiado no Campeonato Mundial ocorrido em 1973 e 1974. “Com relação ao evento, superou as nossas expectativas”, conta o presidente do Taiyo Thermas sobre o evento de gueitebol. O que mais o surpreendeu foi o desenvolvimento técnico de equipes do interior. “Eu imaginava que fosse centralizar em algumas equipes, mas percebemos que o nível está subindo, elevando”, contou surpreso e feliz, pois “isso vai de encontro ao objetivo que nós estávamos querendo, que é aprimorar a parte técnica e equilibrar as esquipes no nível ainda mais superior”. “Com isso, o gueitebol vai engrandecer e crescer”, encerrou.
(Lika Shiroma)
Resultado do Campeonato Brasileiro de Seleção Regional de Gueitebol
1º colocado: Tupi Paulista-A
2º colocado: Araraquara
3º colocado: Monte Alto e Goiânia-B