Vacina japonesa contra dengue pode ser disponibilizada no município de Quintana

Ex-deputado Walter Ihoshi, cônsul adido médico Kamatani Hiroyuki, prefeito de Quintana Fernando Itapuã, e cônsul do setor econômico Shishido Takashi

Prefeito da cidade visitou Consulado Geral do Japão em SP para aproximação com indústria farmacêutica

Município paulista com cerca de 6,7 mil habitantes, Quintana pode ser contemplada com a nova vacina japonesa contra a dengue, recém-aprovada para utilização no Brasil.

Pelo menos essa é a expectativa do prefeito Fernando Itapuã, que visitou na última semana o Consulado do Japão em São Paulo. O encontro teve o objetivo o estreitamento dos laços  governamentais entre a cidade brasileira com o governo japonês, e contou com a presença do cônsul adido médico, Kamatani Hiroyuki, o cônsul do setor econômico, Shishido Takashi, e o ex-deputado Walter Ihoshi.

Segundo a prefeitura, o Consulado está disposto a auxiliar o município na intermediação de contatos com o laboratório Takeda, produtor do imunizante contra a dengue. A nova vacina recebeu aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e é composta de quatro diferentes sorotipos do vírus causador da doença. Pode ser aplicada em crianças a partir de quatro anos até idosos de 60 anos.

Estudos técnicos divulgados pelo jornal da Universidade de São Paulo (USP) mostram que a vacina produzida pelo laboratório Takeda não apresenta contraindicação quanto às doenças preexistentes. O medicamento deve ser tomado em duas doses e não apresenta efeitos colaterais específicos.

Por se tratar de uma vacina de vírus atenuado, a dose somente é contraindicada para pessoas que fazem uso de imunossupressores, ou seja, com doenças autoimunes e que usam medicamentos que baixam a imunidade. A vacina japonesa é composta de versões atenuadas dos quatro diferentes sorotipos do vírus causador da dengue, vivos e enfraquecidos. Após a aplicação, o sistema imunológico identifica esses sorotipos atenuados como estranhos, para então o corpo começar a produção de anticorpos para o combate.

“Nosso agradecimento especial ao Consulado do Japão em São Paulo, em especial ao cônsul-geral Kuwana Ryosuke e aos senhores Kamatani Hiroyuki, cônsul adido médico e Shishido Takashi cônsul do setor econômico e ao grande amigo e ex-deputado Walter Ihoshi”, concluiu o chefe do Executivo.

Deixe uma resposta