Vem aí o 1º Festival de Cultura Geek na Liberdade. Com atividades gratuitas
Atenção fãs de cosplays, animes, tokusatsu, j-pop, games e cia. Vem aí o 1º Festival de Cultura Geek na Liberdade. Uma realização da Associação Brasil Nippo, o evento, que acontece no dia 17 de setembro, a partir das 10 horas, na Praça da Liberdade-Japão – um dos principais cartões postais de São Paulo – promete ser uma experiência única para os admiradores da cultura pop. E o que é melhor, totalmente gratuito.
Para o vereador Aurélio Nomura, autor da Lei nº 17.672, de 6 de outubro de 2021, que incluiu no Calendário Oficial do Município de São Paulo o “Dia de Cultura Geek”, a ser comemorado todos os anos no dia 25 de maio – conhecido como “Dia do Orgulho Nerd” ou “Dia da Toalha” – uma homenagem ao autor da série O Guia dos Mochileiros das Galáxias, Douglas Adams, que morreu em 11 de maio de 2001 – a ideia é tornar o Festival um evento fixo na capital paulista.
“O objetivo é fazer um acontecimento anual ligado à cultura pop totalmente gratuito, permitindo que crianças e jovens possam ter acesso a essa experiência através de workshops, atividades diversas e muitas atrações. Para isso contamos com apoio de várias entidades e associações parceiras”, explica o vereador Aurélio Nomura, que também destinou emenda parlamentar para a realização deste festival.
Crescimento – Segundo ele, esse segmento da cultura pop vem crescendo não só no Brasil, mas no mundo de uma maneira geral. “E algo que surpreende é que atinge diversas faixas etárias, incluindo universitários. Ou seja, é um mercado que pode crescer, gerando emprego e renda para a cidade através de uma série de atrativos e a um custo bem mais acessível”, destaca o vereador, explicando que, até então, os eventos que existem são fechados e geralmente exigem um bom poder aquisitivo do público.
“Realizando em local aberto, de fácil acesso, como a Praça da Liberdade, reduto das comunidades asiáticas no Brasil, e que já recebe grandes eventos como o Tanabata Matsuri – Festival das Estrelas, Toyo Matsuri (Festival Oriental), Hana Matsuri (Festa das Flores) e o Moti Tsuki Matsuri (Festival do Bolinho da Prosperidade), além da Celebração do Ano Novo Chinês, o Festival de Cultura Geek alcançará um público bem maior e dará oportunidade para que mais pessoas possam conheçam essa atividade”, conta Nomura, que destaca ainda o caráter solidário do Festival.
O público pode participar doando um quilo de alimento não perecível que serão entregues à duas entidades assistenciais – a ASCCI (Associação Solidária contra o Câncer Infantil) e a Associação Pró-Excepcionais Kodomo-no-Sono.
Este ano, por ser a primeira edição, o Festival será realizado em um único dia. A partir de 2024, no entanto, a proposta é realizá-lo em dois dias. E no primeiro semestre, em uma data mais próxima ao Dia de Cultura Geek.
Atrações – O evento, no entanto, já começa grande e com prenúncio de se tornar uma referência no segmento. O público poderá vivenciar o que há de melhor na cultura pop, com as principais atrações do segmento. Já estão confirmadas atrações de primeiro quilate como os dubladores Daniel Figueira (“Demon Slayer”, “Thomas e seus Amigos”, Sweet Home” e “Dragon Ball Kai”); Francisco Júnior (“One Piece”, “Demon Slayer”, “Jojo’s Bizarre Adventure” e “Aquman”) e Leandro Loureiro (“Pokémon 6”, “My Little Pony”, “Power Rangers: Dino Fury” e “Beyblade Burst”), além de shows com Anísio Mello Júnior (cantgor oficial de Dragon Ball e Dragon Ball Z), Sonia Santelmo (cantora oficial de InuYasha e Shaman King) e Fernando Janson (cantor oficial de Pokémon, Shaman King, Yu-Gi-Oh e Shin Chan – O Garoto Animal).
Sabres de luz – Com apresentação de Kendi Yamai e Ayu Bacos, o evento traz ainda nomes como Akemi Matsuda (Embaixadora Kawaii no Brasil) e Yoo Na Kim (Embaixadora da Pucca & Garu no Brasil). O público também poderá conferir a performance do grupo paulistano Chemical Dance, que venceu o 1º Concurso de Anime Song Dance do Brasil, organizado pela Fundação Japão em São Paulo (FJSP), em março deste ano, no Espaço Cultural do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social).
Destaque também para a apresentação de coreografias de sabres de luz com o grupo Blades Saber Club Brasil e a presença do cantor Tuuh, ganhador do prêmio de Melhor Produção Musical Geek 2022.
Jaspion – A programação do 1º Festival de Cultura Geek Liberdade apresneta ainda um bate-papo com o empresário Toshiro Egashira, que trouxe para o Brasil a série Jaspion, e o Akiba Cosplay – concurso de cosplay comandado por Kendi Yamai que selecionará um representante para a grande final que acontece no palco do Festival do Japão do Kenren – Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil -, considerado o maior evento de cultura japonesa do mundo fora do Japão.
Workshops – O público também participar de wokshops e torneios de games e robôs em espaços que serão montados na sede da Acal – Associação Cultural e Assistencial da Liberdade – e na estação Liberdade do Metrô – outros dois parceiros do evento, além da Abrademi, Sato Company, Fundação Japão, Guarda Civil Metropolitana, Polícia Militar do Estado de São Paulo, Rotary – Distrito 4220, Sabesp, Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura da Cidade de São Paulo, Subprefeitura da Sé.
(Aldo Shiguti)
1º Festival de Cultura Geek Liberdade
Quando: Dia 17 de setembro, a partir das 10h
Onde: Praça da Liberdade-Japão
Entrada franca