XV Taça Yakult de reunirá 269 atletas neste fim de semana em Ibiúna

Competição reunirá atletas de 11 a 12 anos em Ibiúna – Divulgação

Com um número recorde de equipes inscritas, a etapa Infantil da XV Taça Yakult de Beisebol reunirá 269 atletas neste final de semana (23 e 24). Os times virão de diferentes cidades do Estado de São Paulo e do Paraná para disputas no sábado e no domingo, a partir das 8h, no Centro de Treinamento/Academia de Beisebol da Yakult, localizado em Ibiúna, interior de São Paulo.

Organizada pela Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS), a competição reunirá atletas de 11 e 12 anos de idade. No sábado, os times serão divididos em dois grupos de cinco equipes e dois grupos de quatro equipes. Os campeões de cada grupo farão a semifinal e a final no domingo.

“Da forma como estamos tendo procura, deveremos ter muito mais equipes nas próximas competições durante o ano. E isso é muito bom para o beisebol brasileiro”, comemora o responsável pelo Departamento Técnico da CBBS, Ricardo Iguchi. De acordo com o dirigente, essa procura se deve ao excelente desempenho da Seleção Brasileira de Beisebol nos Jogos Pan-americanos 2023, realizados no Chile, quando conquistou uma medalha de prata inédita.

As equipes que disputarão o torneio são: Nippon Blue Jays, Anhanguera, Cooper Clube, Gecebs, Gigante, Mogi das Cruzes, Atibaia, Indaiatuba, Tozan, Londrina, Maringá, Nikkei Curitiba Azul, Nikkei Curitiba Branco, Pinheiros Azul, Pinheiros Branco, Bastos, Marília e Presidente Prudente.

“Estamos com uma excelente expectativa para essa competição, que também reúne pais e familiares dos atletas. É uma grande confraternização”, acentua Ricardo Iguchi. Somando com a etapa Pré-Júnior – realizada nos dia 16 e 17 de março – a XV Taça Yakult de Beisebol reunirá um total de 482 atletas.

Reconhecimento – Desde o começo de 2024, dois atletas do Centro de Treinamento/Academia de Beisebol da Yakult assinaram contratos com times profissionais. Em fevereiro, o arremessador Mathias Yuzo Sato, de 17 anos – formado pelo time Atibaia – assinou seu primeiro vínculo profissional para jogar por sete anos com o Seattle Mariners, nos Estados Unidos. O jovem atleta fez parte do Centro de Treinamento/Academia de Beisebol da Yakult por três anos.

Em janeiro, foi a vez de Vinicius dos Santos, também do time Atibaia, assinar seu primeiro contrato profissional com vínculo de sete anos com o San Francisco Giants, na República Dominicana. Jogador de campo externo, o jovem de 16 anos formado pelo time de Indaiatuba, que treinava no CT/Academia há três anos, já representou a Seleção Brasileira algumas vezes. A última participação foi no Sul-Americano Sub18 realizado na Argentina no final de 2023, quando o Brasil ficou com o vice-campeonato.

Desde janeiro de 2017, o Centro de Treinamento/Academia de Beisebol da Yakult é a sede da Academia MLB Brasil, em uma iniciativa conjunta da CBBS e da Major League Baseball (MLB) – principal liga profissional de beisebol dos Estados Unidos. Considerado o melhor estádio de beisebol da América Latina, o CT/Academia possui 226 mil m2 de área total, comporta 3 mil pessoas e possui três campos oficiais, salas de musculação, fisioterapia e treinamentos, quadras poliesportivas e estacionamento para mil carros.

Tradicional apoiadora de beisebol no Japão, onde mantém o time profissional Tokyo Yakult Swallows, a Yakult investe neste esporte no Brasil desde 1999. A empresa é responsável pela manutenção do CT/Academia e dá apoio a algumas competições ao longo do ano. “O objetivo da multinacional é estimular o gosto pelo beisebol em crianças e jovens brasileiros”, afirma o presidente da Yakult do Brasil, Atsushi Nemoto.

Deixe uma resposta