Projeto social ‘Pegaí Leitura Grátis’ recebe livro sobre cultura japonesa
O projeto social Pegaí Leitura Grátis, criado em julho de 2013 na cidade paranense de Ponta Grossa, ganhou uma obra interessante para quem gosta de cultura japonesa: o livro “As Aventuras do Samurai Caolho”, do autor Thoshio Katsurayama.
O título recebeu menção honrosa no Prêmio Maria Antônia da Costa Lobo – (União Brasileira de Escritores). No total, cinco mil exemplares estarão circulando nas 16 cidades que o projeto atua. Além disso, parte do montante das impressões será disponibilizada também no “Alimentando Mentes”, um dos três projetos mantidos pelo Instituto.
Publicado pela Telucazu Edições, o livro conta a história de Saburo, personagem principal e aspirante a samurai, e de seu fiel cão, Kabukai. Abarrotado de humor e cheio de situações cômicas, a trama se passa no Japão do final do século XII, justamente no período de transição da Era Heian para a Era Kamakura. É nesta época que a figura do samurai começa a surgir e também o momento em que as guerras entre os clãs estavam eclodindo.
Aplicando técnicas e métodos um tanto contraditórios para um guerreiro profissional, Saburo e seu cãozinho prometem envolver e agradar aos fãs da cultura oriental. “Percebi que a melhor maneira de chamar a atenção dos leitores seria apresentar algo inusitado, algo diferente. Resolvi criar um personagem caricato. Daí surgiu Saburo, um aspirante a samurai, cego de um olho e totalmente desajeitado, mas com certas habilidades e inteligência suficiente para se safar de situações difíceis. O cachorro Kebukai ajudou a compor a dupla mambembe”, detalha o escritor.
Em seu relato, sobre as impressões do livro, o autor e editor da Telucazu, André Kondo, ressalta sobre o jeito intrínseco e característico de Toshio contar histórias. “Ele utiliza expressões pouco usuais para o linguajar de um samurai, mas consegue elaborar uma trama tão convincente que acabamos acreditando que um samurai pode mesmo dizer termos como “arrebentar a boca do balão”. O efeito é cômico, mas a obra convence com o perfeito ajuste de palavras tipicamente caipiras com palavras em japonês”.
Para viabilizar a tiragem especial de “As Aventuras do Samurai Caolho” o Pegaí contou com o patrocínio da Gráfica iPrint e da Pizzaria Empório da Pizza e, das empresas BO Paper Brasil Indústria de Papel, que doou o papel usado no miolo do livro e Papirus Indústria de Papel, que doou o papelcartão utilizado na capa dos exemplares. Também foram utilizados recursos provenientes do Programa Nota Paraná, por meio dos cupons fiscais doados por pessoas físicas para a campanha ‘Transforme seu cupom sem CPF em Leitura”.
(Com informações de pegai.info)