50º Moti Tsuki Matsuri reúne tradição e celebração no último dia do ano na Liberdade

Público poderá conferir a produção do moti, através de uma tradição milenar de socar o ‘motigome’ no pilão – Arquivo Aldo Shiguti

 

Um dos eventos mais tradicionais da comunidade está mais que confirmado. O Moti Tsuki Matsuri acontece no dia 31 na Praça da Liberdade, com direito a distribuição dos famosos ‘moti”, ou “bolinhos da prosperidade”.

Neste ano, o festival celebra nada menos do que 50 anos de realização. Promovido pela Acal (Associação Cultural e Assistencial da Liberdade), o Moti Tsuki Matsuri tem como propósito expressar gratidão aos deuses por todas as dádivas do ano que se encerra e desejar saúde, paz e harmonia para o ano que se inicia.

Por trazer tamanho simbolismo e já ser tradição na comunidade e para os que frequentam o bairro da Liberdade, o evento espera receber milhares de pessoas. Desde as primeiras horas do dia, os participantes formam longas filas que se estendem por metros, ansiosos para receber os saquinhos de motis. Além de expressar gratidão divina, o Moti Tsuki tem, ainda, o intuito de agradecer a todos que visitaram o bairro durante o ano, impulsionando o comércio local.

A programação terá início às 8 horas, com a distribuição gratuita de 20 mil saquinhos de moti. Às 9h30, acontecerá a abertura oficial, com a presença de autoridades e uma Cerimônia Xintoísta. Por volta das 10h30, as autoridades participarão da demonstração e confecção de bolinhos de arroz. Na praça, voluntários da comunidade japonesa realizarão a demonstração de 60 quilos de moti gome sendo socado e amassado em um pilão de pedra, formando o tradicional bolinho da prosperidade. Cerca de 2 mil quilos de moti gome serão utilizados, com voluntários de todos os departamentos da Acal participando do processo.

Após as atividades na praça, as autoridades e convidados seguirão a pé até a sede da Acal, na Avenida Liberdade, 365, onde participarão de outra cerimônia, incluindo o tradicional ritual do Kagami Wari e Kanpai. O Moti Tsuki Matsuri promete encerrar o ano com reverência, celebração e alegria.

Voluntários – Realizado por voluntários, o evento conta com uma força-tarefa formada por cerca de 70 voluntários da própria Acal. O trabalho, contudo, não é fácil: preparar o moti gome, ajustar a estrutura, organizar cerimonial e, claro, ensacar nada menos do que 20 mil kits contendo o bolinho da prosperidade.

49ª Moti Tsuki Matsuri – Festival do Bolinho da Prosperidade

Dia 31 de Dezembro

Horário: das 8 às 13h

Local: Praça da Liberdade – Liberdade – São Paulo-SP

Grátis

Deixe uma resposta