Paraná prepara ‘Encontros Regionais de Taikô’

Encontro é realizado desde 2004 e este ano deve acontecer em Castro e Ponta Grossa

Realizado desde 2004 pelos grupos de taikô do Paraná, a edição de 2022 dos Encontros Regionais de Taiko estão programados para as cidades de Ponta Grossa e Castro, em datas ainda a serem definidas.

Organizado pelo grupo de taiko Fuurinkazan com coordenação de Fernando Shigueo Horie, o evento deste ano conta com apoio do grupo grupo Kokorozashi Taiko, de Castro, e deve reunir cerca de dez grupos do Paraná. Fernando Horie explica que tanto os Encontros Regionais como o Festival Paranaense de Taiko acontecem de modo itinerante. Segundo ele, as  atividades proporcionam ao público acesso às manifestações artístico-culturais e tradições japonesas e aos tocadores e famílias importantes trocas de experiências.

“Os grupos, formados em sua grande maioria por descendentes de japoneses, se esforçam para preservar as tradições nipônicas e repassá-la de geração a geração. Todas as ações refletem a grande união entre os grupos”, explica, lembrando que “muitos eventos, no entanto, contam com a participação como convidados de grupos de taiko de outros estados, como interior de São Paulo e Santa Catarina”.

Para Fernando, trata-se de uma oportunidade para que os participantes possam “trocar informações para melhorar ainda mais as té]cnicas de taiko, formando uma forte união entre todos”.

“Além dos próprios tocadores, as apresentações e encontros de taiko unem diversas famílias de descendentes de japoneses de diversas regiões do Paraná, proporcionando a aproximação e uma grande confraternização  entre as mesmas. Essas famílias lutam para preservar a cultura e a tradição nipônica”, conta, explicando que os Encontros Regionais de Taiko de 2022 serão realizados através de projeto aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, contando com o patrocínio da Copel Distribuição, Supermercados Tozetto, Zero Resíduos, Ponta Grossa Ambiental, Giorgia Bochenek e Edson Mitsuhide Yoshizawa.

Deixe uma resposta