Acel homenageia Graciano Yagura, o ‘Marajá’, com realização de torneio

Competição reuniu 20 equipes, das categorias veterno e adulto

A Federação Paranaense de Beisebol e Softbol realizou, no dia 26 de fevereiro, na Acel (Associação Cultural e Esportiva de Londrina), o XXIV Torneio Início de Softbol Adulto e Veteranos – I Troféu Graciano Yagura. A competição contou com a participação  de 20 equipes, sendo 7 equipes da categoria veteranos 70 anos, 4 equipes da categoria adulto A e 9 equipes da categoria adulto B.

Segundo o presidente da FPrBS, Miguel Nishihara, o evento serviu também para homenagear Graciano Yagura, que faleceu em 2020. Mais conhecido pelo apelido de “Marajá”, Graciano Yagura assumiu o Departamento de Beisebol e Softbol da Acel no início da década de 1990 com o sonho de transformar a sede campestre em um grande complexo esportivo que pudesse sediar a realização de competições de grande porte, tanto nacionais como internacionais, em todas as categorias, contribuindo assim para a formação de cidadãos de bem através do esporte.

Evento contou com a presença de familiares e dirigentes
Viúva de Graciano Yagura, Miyoko (dir.) recebe flores

“Graças à liderança e pioneirismo do senhor Graciano é que a Acel possui hoje um grande complexo”, lembra Nishihara, acrescentando que o complexo da Acel sediou dois Mundiais Sub 15 e um Pan-Americano, além dos principais eventos nacionais de beisebol e softbol. Por isso, toda nossa gratidão por tudo que ele fez pelo beisebol da Acel, de Londrina, do Paraná e do Brasil”, destaca o dirigente.

Marajá também era o responsável pelo Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol em Ibiúna (SP).

Estiveram presentes na cerimônia de abertura familiares, entre eles a viúva, dona Miyoko, os filhos Fernando Yagura (Deco) e Fernando Yagura (Buiu), noras e netos, além de amigos do homenageado.

(Aldo Shiguti)

Deixe uma resposta