André Kondo lança ‘No Meio do Mundo: As Viagens de Teru e Kazu’

  O novo livro do premiado autor André Kondo demorou vinte anos para ser escrito e lançado, representando uma viagem pelo mundo realizada em 2003. Publicado pela Telucazu Edições e Biografar, “No Meio do Mundo: As viagens de Teru e Kazu” é um livro de não ficção que relata um périplo em busca do sagrado, que poderia ser considerado uma peregrinação de fé, não fosse também uma jornada filosófica.

Os protagonistas da obra, Teru e Kazu, são irmãos gêmeos apenas na aparência. Filhos de imigrantes japoneses no Brasil, carregam no rosto o olhar do Oriente. Mas e por dentro? Teriam nascido como uma Tábula Rasa como proposto pelo filósofo John Locke, tendo então crescido como autênticos brasileiros? Ou ainda escutariam dentro de si os sinos dos templos xintoístas? Ou os sinos da igreja na qual foram batizados teriam silenciado a religião de seus ancestrais? Brasileiros ou japoneses? Para além de fronteiras e nacionalidades, o que realmente importa para ambos é encontrar a resposta para esta pergunta: quem somos?

A obra foi selecionada para publicação pelo concorrido Programa de Ação Cultural do Governo de São Paulo, fato que impulsionou o lançamento. Segundo o autor, sem o contrato assinado, talvez o livro demorasse mais alguns anos para ser concluído ou até jamais fosse publicado. A demora e a relutância em trazer esta obra ao mundo partiu da dificuldade em tratar de temas tão complexos como a religião e a filosofia. “Afinal, são milênios de questões que possuem múltiplas respostas. Qual delas estaria correta?”, indaga.

Amigos – Nesta jornada literária, o autor contou não apenas com a fé de Teru e a razão de Kazu, mas também, como em todo enredo de aventura, com a ajuda de amigos, incluindo um de infância, Fábio Bezerra de Brito, que se tornou historiador, com doutorado na USP.

Também se juntaram a Doutora pela Unicamp Célia Sakurai, o monge budista e Doutor pela Unesp Francisco Handa e o filósofo e mestre pela Unifesp Hildon Vital de Melo, que realizaram uma revisão minuciosa dos fatos históricos e filosóficos contidos no livro, que são descortinados à medida que os passos dos gêmeos percorrem o grande livro do mundo.

Sobre o autor – André Kondo é autor de 15 livros premiados, incluindo um traduzido para o japonês. Foi finalista do Prêmio Jabuti e vencedor de vários prêmios da União Brasileira de Escritores. Recebeu mais de 400 distinções literárias, incluindo em Portugal. Morou em países como a Austrália e o Japão, tendo viajado por mais de 60 países em busca de inspiração para a sua escrita.

Também é vice-presidente da Associação Cultural e Literária Nikkei Bungaku, editor da Telucazu Edições e membro da Comissão de Atividades Literárias do Bunkyo. Pela JBC publicou Contos do Sol Nascente, obra que recebeu o Prêmio Bunkyo de Literatura e foi selecionada pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação, do Governo de São Paulo, e “Turma da Mônica: Lendas Japonesas”, Prêmio Guarulhos de Literatura, em uma parceria com Mauricio de Sousa. Site: www.andrekondo.com

Por contar com o apoio do ProAC, do Governo de São Paulo, a obra possui parte da tiragem inicial com 60% de desconto, de R$ 50,00 por apenas R$ 20,00.

Mais informações e para adquirir a obra, acesse: www.nomeiodomundo.telucazu.com

Audiodescrição: O livro completo está acessível para pessoas cegas e com baixa visão, por meio de QR Codes impressos na obra, que também contém fotos de viagem com audiodescrição.

Ficha Técnica:

Título: NO MEIO DO MUNDO

Subtítulo: As viagens de Teru e Kazu

Autor: André Kondo

Editora: Telucazu Edições e Biografar

Gênero literário: Não-ficção (Relato de viagem), Ensaio

Ano da 1.ª edição: 2023.

Número de páginas: 448

Tamanho: 15,5 X 22,5 cm

ISBN: 978-65-86928-73-0

Deixe uma resposta