Artigo – Marcio Nakashima: ‘Nosso trabalho em prol da comunidade japonesa foi intenso’
O ano passou rápido. De repente estamos em janeiro e me pego aqui, agradecido, escrevendo as memórias de 2022. Incrível como o ano voou, não? O trabalho não parou um minuto sequer. Em meio ao ano atribulado (pelo calendário eleitoral), não deixamos em segundo plano o atendimento às pessoas ou famílias que nos procuraram com suas dúvidas e aflições. Iniciamos 2022 com muitas demandas de pessoas desaparecidas bem como de mulheres vítimas de violência e respondemos com soluções possíveis.
Isso sem contar o trabalho parlamentar Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no qual nos destacamos na defesa do trabalhador e do povo paulista e como o deputado que mais apresentou projetos de lei em defesa da mulher.
Nosso trabalho em prol da comunidade japonesa também foi intenso. Como em anos anteriores, prestigiamos e participamos de vários eventos e festividades. O destaque fica para o 23º Festival do Japão, organizado pelo Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil, realizado entre os dias 15 e 17 de julho e que nos orgulha demais.
Mais do que participação, entendemos a seriedade e alcance da nossa maior festa e destinamos recursos da ordem de R$ 250 mil a fim de garantir a realização da próxima edição (de nº 24), prevista para os dias 07, 08 e 09 de julho de 2024.
O aniversário de 114 Anos da Imigração Japonesa no Brasil mereceu sessão solene na Alesp, em 25 de julho. Organizamos uma noite de gala, com convidados ilustres, e homenageamos integrantes da comunidade nikkei pelos serviços relevantes à sociedade brasileira.
Foram condecorados, além de Renato Ishikawa, presidente do Bunkyo, e da Associação Brasileira de Gastronomia Japonesa, as seguintes personalidades: Alexandre Sasaki; Cida Guenka; Chisato Murakami; Roberto Kazutoshi Tanaka; Tério Uehara; Ritsutada Takara. Homenageamos Paulo Akinaga, pelo conjunto de serviços prestados à comunidade nipônica em São Paulo. O cônsul-geral do Japão, Ryosuke Kuwana, também participou das atividades da mesa diretora e prestigiou os trabalhos.
Estivemos ainda em outras atividades, como o 28º Hokkaido Matsuri; 18ª edição do Okinawa Festival; bazar beneficente Ikoi No Sono; Evento Hijá nu Shirú, entre tantos outros eventos da comunidade nikkei.
Graças a Deus este trabalho incansável foi abençoado por Deus. No dia 19/12 recebemos do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral) o diploma que nos qualifica a tomar posse no cargo de deputado estadual pela segunda vez, em março.
A reeleição com 85.195 votos é a coroação de um trabalho honesto e dedicado a pessoas. Este é o nosso compromisso com São Paulo e, em especial, com colônia. E assim sempre será. Muitas bênçãos para você sua família também em 2023!
*Márcio Nakashima é deputado estadual de SP pelo PDT