Autoridades lamentam perda e lembram de Shinzo Abe como ‘amigo do Brasil’

Presidente Bolsonaro postou foto em suas redes sociais e decretou luto de três dias (Foto: Reprodução / Twitter jairbolsonaro)

 

O presidente Jair Bolsonaro usou as redes sociais para expressar condolências após a morte do ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, assassinado a tiros na noite de quinta-feira (07). Ele também decretou luto oficial durante três dias. Em sua conta no Twitter, Bolsonaro relembrou a amizade de Abe com o Brasil, ressaltando que o político japonês era um “líder brilhante”.

“Recebo com extrema indignação e pesar a notícia da morte de Shinzo Abe, líder brilhante e que foi um grande amigo do Brasil. Estendo à família de Abe, bem como aos nossos irmãos japoneses, a minha solidariedade e o desejo de que Deus cuide de suas almas neste momento de dor. Como sinal de nosso respeito ao povo japonês, de reconhecimento pela amizade de Shinzo Abe com Brasil e de solidariedade diante de uma crueldade injustificável, decretei luto oficial em todo o país durante 3 dias. Que seu assassinato seja punido com rigor. Estamos com o Japão”, escreveu Bolsonaro.

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, também publicou mensagens solidárias aos japoneses. “Em nome do Senado Federal, manifesto pela triste e chocante notícia do atentado que matou o ex-primeiro ministro do Japão, Shinzo Abe, em plena campanha eleitoral japonesa. Nossa solidariedade ao povo japonês, em especial aos familiares e amigos de Shinzo Abe, que marcou a história como o mais longevo premiê do Japão”, ressaltou.

Já o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, lamentou a perda e enfatizou a forte presença de descendentes no estado. “É triste saber que a violência política tirou a vida do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe. São Paulo tem a maior comunidade japonesa fora do Japão. E contribui com o trabalho de milhares de Dekasseguis. Aos brasileiros e japoneses que fortalecem os laços de SP com o Japão, minha solidariedade”, diz a postagem em sua conta no Twitter.

 

 

Deixe uma resposta