Bandeiras de Brasil e Japão dão ar diferente em Aparecida com presença de Pastoral Nipo-Brasileira
A celebração da Santa Missa em Aparecida ganhou ares nipônicos no último domingo (07). Na ocasião, o Santuário Nacional recebeu a décima quinta Romaria da Panib (Pastoral Nipo-Brasileira).
Durante a missa, celebrada por Dom Júlio Endi Akamine, Arcebispo Metropolitano de Sorocaba/SP e primeiro Bispo nipo-brasileiro nomeado no Brasil., os fiéis receberam a bandeira do Brasil e do Japão, foram saudadas memórias aos membros da Panib, bem como homenagem a Monsenhor Nakamura e a apresentação da Nossa Senhora do Japão. Além disso, leituras e orações também foram presididas em japonês e a celebração contou com procissão de entrada da Romaria e símbolos missionários da cultura japonesa.
Para Dom Júlio, o sentimento em celebrar a Santa Missa com a presença da entidade é de gratidão, principalmente por conta de todo o período de emergência pandêmica que enfrentamos nos últimos tempos.
A Romaria deste ano tem como tema: “Com Maria proclamamos as maravilhas de Deus” e como lema: “Gratos pelo passado e cheios de esperança para o futuro”. Dom Júlio, ao explicar sobre o significado do lema, aborda que a história da Imigração dos Japoneses ao Brasil é de muito sofrimento e luta, mas também de evangelização.
(com informações de Isabela Araujo, do portal A12)