Comemoração na Embaixada do Japão reúne cerca de 210 convidados

Momento do brinde recepção contou com a presença de 210 convidados, entre militares, parlamentares e civis

No dia 29 de novembro, a Embaixada do Japão no Brasil realizou a edição de 2023 da Recepção em Comemoração ao Dia das Forças de Autodefesa do Japão, na Residência Oficial do Embaixador. Na cerimônia de abertura, após a execução dos hinos nacionais do Brasil e do Japão, o embaixador Teiji Hayashi e o Adido de Defesa, coronel Hiroyuki Fujita discursaram, saudando os convidados.

O embaixador destacou que “o Japão e o Brasil têm uma longa tradição de amizade e são parceiros estratégicos globais que compartilham de valores fundamentais com a democracia, o respeito aos direitos humanos e Estado de Direito”.

De acordo com Teiji Hayashi, “o Japão tem contribuído positivamente para a paz e a estabilidade na comunidade internacional, na perspectiva da ‘Contribuição Pró-Ativa para a Paz’, baseada na cooperação internacional”.

“O Brasil também tem se engajado ativamente em operações  de manutenção da paz e atribui grande importância às Nações Unidas”, explicou Hayashi, lembrando que em dezembro de 2020 o ministro da Defesa do Brasil e o ministro da Defesa do Japão assinaram um Memorando de Entendimento sobre Cooperação em matéria de defesa e em agosto deste ano a Esquadra de Treinamento da Força Marítima de Autodefesa visitou o Brasil para promover a interação com a Marinha do Brasil.

“Através desse memorando de entendimento e de diversos intercâmbios militares, espero que nossos dois países avancem ainda mais na cooperação”, observou o embaixador.

Em seguida, Teiji Hayashi outorgou o Diploma de Honra ao Mérito do Embaixador do Japão ao Coronel-Aviador Valdemar Consorte Junior, Chefe da Seção de Sobrevoo do Estado-Maior da Aeronáutica do Brasil, em reconhecimento aos serviços prestados em prol da cooperação nipo-brasileira.

A Recepção contou com a presença de cerca de 210 convidados, entre autoridades do Governo Federal brasileiro, notadamente do Ministério da Defesa e das Forças Armadas, parlamentares – entre eles os deputados federais Luiz Nishimori e Kim Kataguiri – adidos militares estrangeiros lotados no Brasil e lideranças da comunidade nikkei de São Paulo, como membros da Associação Amigos da Liberdade, entre os quais o presidente Yasuyuki Hurasaki; o presidente da Kenren, Toshio Ichikawa, e o presidente do Conselho Deliberativo do Nippon Country Club, Valter Sassaki.

Tecnologia e cultura – A tecnologia e a cultura japonesas foram apresentadas, com exposições das empresas japonesas Japan Radio Company–JRC e Singular Perturbations, além de banca para degustação de saquê, bastante apreciado pelos convidados. E, como não poderia deixar de ser, os convidados puderam saborear a autêntica e tradicional gastronomia japonesa, preparada com maestria pelo “chef” da Residência Oficial.

(Com a Embaixada do Japão no Brasil)

Deixe uma resposta