Criadores de “Stranger Things” revelam quais as grandes influências da cultura pop japonesa na série
Em recente entrevista para o canal de Youtube da Netflix Japan, os criadores da série “Stranger Things” abordaram a grande influência da cultura pop japonesa na construção de uma das séries de maior sucesso dos últimos anos.
Os irmãos Duffer (Matt e Ross), que são os produtores executivos, diretores e roteiristas da série, revelaram que na juventude assistiam muitos animes e jogavam muitos jogos japoneses. “Quando estreou ‘A Viagem de Chihiro’, eu fiquei encantado com as obras do diretor Hayao Miyazaki. O ‘Castelo no Céu’ é um dos meus filmes favoritos”, disse Matt.
“Tivemos muita influência de ‘Death Note’ e também de ‘Fullmetal Alchemist’. ‘Elfen Lied’ (série de mangá que gira em torno das interações entre seres humanos e mutantes) foi a maior influência para o Stranger Things. Se existisse um E.T. violento, seria isso”, completa Matt.
Outra grande influência foram os games. Na questão visual da série, os dois afirmaram que pegaram muito de “Silent Hill” para a ambientação Stranger Things. Já o design dos monstros teve uma grande inspiração em “Resident Evil”, outro grande jogo de terror. “E que essas coisas podem ser vistas na série toda”, diz Matt.
“Nós jogávamos muito videogame, principalmente os japonese, eu joguei muito Playstation (…) a minha principal influência e nostalgia vem daí”.
E Ross também reconhece que outra grande inspiração foi “Akira”, acrescentando que “a personagem Eleven foi baseada na animação japonesa”, “Nós gostamos muito de ‘Akira’ e conversamos muito com os roteiristas na sala de roteiro sobre”, acrescentou.
Aos ansiosos de plantão, o volume dois da quarta temporada chega em 1º de julho, na Netflix.