Em Marília, Japan Fest terá parque de diversões, shows, gastronomia e presença do cônsul

Japan Fest oferece uma programação variada, com foco na cultura japonesa (Imagens: Divulgação)

A diversão agora está completa. O tradicional parque de diversões não poderia ficar de fora da 19ª edição do Japan Fest, evento que começa nesta quinta-feira e prossegue nesta sexta, sábado e domingo (dias 21, 22, 23 e 24), na sede campestre da Associação Cultural e Esportiva Nikkey de Marília (Nikkey Marília). O vice-presidente do Nikkey Marília e diretor geral do festival, Carlos Nakamura, explicou que os organizadores decidiram atender os inúmeros pedidos dos frequentadores que usaram as redes sociais para interagir com os organizadores.

E, segundo Nakamura, será um parque “de primeira linha”. Quem ganha com esse importante “reforço” de última hora é o público que terá, assim, um motivo a mais para prestigiar o evento, que é considerado um dos principais festivais da cultura japonesa do país e que costuma atrair mais de 60 mil pessoas.
Fazendo parte das comemorações do aniversário da cidade e ao mesmo tempo do calendário de eventos do Estado de São Paulo, o Japan Fest é uma iniciativa da TV Tem, com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo (através do PROAC/ICMS), da Prefeitura Municipal, com organização do Nikkey Marilia.

19ª edição da Japan Fest de Marília terá o tradicional parque de diversões, aliás, “de 1ª linha”

Além do parque de diversões, o Japan Fest oferece outros atrativos, como shows com artistas regionais e cantores renomados da comunidade nipo-brasileira, além de uma ampla praça de alimentação.

Integração – A diretora Flávia Vieira, responsável pela programação do Japan Fest, deu alguns detalhes de como serão os quatro dias de evento. Segundo ela, por conta da pandemia, alguns grupos e artistas ainda não se sentiram confortáveis para se apresentarem e a solução foi convidar outros nomes “mas mantendo a qualidade de sempre”. Outra preocupação, explica Flávia, foi não descaracterizar o Japan Fest, que busca promover uma integração com as diversas culturas mas mantendo o foco na cultura japonesa.

“Por isso, nossa preocupação é oferecer sempre uma diversidade, seja qual origem for”, conta Flávia
Assim, ao lado do tradicional concurso de miss, que acontece nesta quinta-feira, o público terá um leque de opções como apresentações de grupos de taiko, dança bon odori, artes marciais, tai chi chuan, o mago dos balões (Luciano Takeda), grupo Cosplay Friend e Grupo Sansey (ambos de Londrina, Projeto Guri com o Polo Regional Marília e Ocauçu e o Kamishibai (teatro de papel japonês com a Cia Koi de Arte Lins.

A programação cultural terá ainda oficinas de ikebana, origami, mangá e oshibana e exposição de bonsai. Destaque também para a Feira Popular do Livro, uma iniciativa da Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria da Cultura, e que oferece livros dos mais variados gêneros a preços mais acessíveis.

De acordo com Flávia Vieira, esta é a primeira vez que o evento acontece dentro da programação do Japan Fest. A partir do próximo ano, explica, a ideia é reforçar essa parceria e trazer também títulos específicos sobre a cultura japonesa.

Um dos carros chefes do evento é a gastronomia japonesa

Gastronomia – Na Praça de Alimentação, o diretor de infraestrutura e responsável pelo setor de gastronomia, Akio Hidaka, afirma que serão entre 25 e 30 pontos entre boxes e food trucks. Os visitantes poderão encontrar desde pratos tradicionais da culinária japonesa – que em 2013 recebeu da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade – como o yakissoba, okonomiyaki, udon, gyoza, takoyaki, karaaguê, sushi e sashimi, até iguarias que não podem faltar em nenhum festival como o pastel, sorvete frito, cachorro quente e espetinho.

Conforme Akio, sete boxes são comandados por departamentos do Nikkey Marília: Beisebol, Ciclismo, Educacional (Nihon Gakku), Futebol, Taiko, Judô e Karatê, cada um com uma especialidade. E outros estarão a cargo de associações, como a Okinawa, Seicho-no-ie, Igreja Tenrikyo de Vera Cruz, Igreja Metodista, Fanema (Faculdade de Medicina e Enfermagem de Marília), entre outras.

Miss – Já o Concurso Miss Nikkey 2022, que terá a missão de fechar a noite desta quinta-feira do Japan Fest, vai selecionar a representante de Marília para o Miss Nikkey São Paulo, que acontece em julho, no palco do 23º Festival do Japão, em São Paulo. Se vencer, a candidata se classifica automaticamente para o Miss Nikkey, que terá apresentação de Kendi Yamai.

Miss Nikkey acontece no primeiro dia do Japan Fest; vencedora vai desfilar no Festival do Japão

Por sinal, Kendi Yamai explica que em Marília serão 13 candidatas concorrendo à coroa. “Essa região, bem como Presidente Prudente e outras cidades do interior paulista, ainda tem uma presença muito grande de nikkeis por conta da imigração japonesa e o resultado é que Marília sempre tem fortes candidatas. Muitas, inclusive, já foram contratadas como modelo internacional em função do concurso”, destaca Kendi, lembrando que a última vencedora do Miss Nikkey São Paulo, concurso realizado em 2019 no palco do 22º Festival do Japão, foi uma representante de Marília, que estará passando a faixa para a vencedora deste ano.

Homenagens – Tradicionalmente, a Comissão Organizadora também faz homenagens especiais às pessoas que representam a comunidade. Neste ano serão o cônsul geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana; o presidente do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Renato Ishikawa; o administrador de empresas Chicao Nishimura (Grupo Jacto); o ex-presidente da Liga das Associações Culturais Nipo-Brasileiras da Alta Paulista, Roberto Kawasaki; e o presidente do Sindicato Rural de Bastos, Katsuhide Maki.

Cônsul – Segundo o presidente do Japan Fest, Keniti Mizuno, as homenagens tem como objetivo retribuir, em forma de gratidão, “as pessoas que tem contribuído com só Marília mas também pelo país”. Além disso, Keniti destaca que esta será a primeira vez que o cônsul geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana, estará visitando Marília desde que assumiu o posto, em agosto de 2020. Ele deve aproveitar a estadia na cidade para visitar o monumento Higashi Hiroshima e o ipê plantado pelo príncipe Mikasa quando ele esteve lá, em 1958. No sábado, o cônsul, juntamente com o presidente do Bunkyo, devem se reunir com lideranças jovens de Marília.

O Japan Fest prossegue no sábado, com reabertura dos portões às 17h e inúmeras atrações culturais, gastronomia e exposições. No domingo, último dia, as atividades começam às 12h, com uma extensa programação e sorteio de prêmios ao final.

Campanha – A entrada será gratuita mas quem quiser pode contribuir com a campanha de arrecadação de um quilo de alimento não perecível que serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade está mantida.

19º Japan Fest
Quando: Dias 21, 22, 23 e 24 de abril
Onde: Sede Campestre do Nikkey Marília (Av. Benedito Alves Delfino, 2850)
Entrada franca.
Quem quiser pode contribuir com a campanha de arrecadação de um quilo de alimento não perecível que serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade está mantida
Informações: www.nikkeymarilia.com.br.
Tel.14/ 3433-4187

PROGRAMAÇÃO

DIA 21 (QUINTA-FEIRA)
17H: Oficina de Ikebana/Nikkey Marília
Karaokê Nikkey Marília: Matico Funai, Shizue Gohara, Tikako Fujimoto, Kaoru Fujimoto e Yukie Hiramoto

18H: Bon Odori/Matsuri Dance – Marília Dansu
Oficina de Origami – Escola Modelo de Língua Japonesa NM, espaço de Exposição Cultural
Espaço Arte Milene Bertoldi – Marília/SP, apoio LAB – K-pop The Girls Front/Marília

19H: Hibiki Wadaiko/Nikkey Marília
Madrigal Per Noi – Marília/SP
Oficina de Oshibana – Oshibana Art/SP, espaço de Exposição Cultural

20H: Grupo Vertentes/Marília
Miss Nikkey 2022 com apresentação de Kendi Yamai/SP
Participação especial Danilo Suizu/Marília

DIA 22 (SEXTA-FEIRA)
18H: Abertura dos portões.
19H: Abertura Oficial
Apresentador Nobuhiro Hirata/Presidente Prudente
Banda Marcial Cidade de Marília – Hino Nacional
Mensagem de Higashihiroshima e Izumisano/Japão
Homenageados – Chicao Nishimura, Roberto Kawasaki, Katsuhide Maki, Renato Ishikawa, Ryosuke Kuwana

20H: Kpop – Bittersweet/Marília-SP

21H: Show Sertanejo com Mococa e Paraíso (em homenagem ao cantor Caim)

DIA 23 (SÁBADO)
17H: Kamishibai – Teatro de papel japonês – Cia Koi de Arte Lins
Demonstração de Judô/Nikkey Marília

18H: Projeto Guri – Polo Regional Marília e Ocauçu
K-pop The Girls Front/Marília

Oficina de Mangá – Escola Modelo de Língua Japonesa Nikkey Marília, espaço de Exposição Cultural

19H: Karaokê Nikkey Marília: Paulo Kawakami, José Soares, Mitsuyuki Nomada, Neusa Ariyoshi e Helena Hirai
Requios Gueinou Doukokai Eisá Taiko – Assoc. Esp. e Cul. Okinawa de Marília
Odori – Fujinkai / Buyokai – Assoc. Cult. e Esportiva Nikkey de Bastos

20H: Hibiki Wadaiko – Tambores japoneses/Nikkey Marília
Oficina de Oshibana – Oshibana Art/SP, espaço de Exposição Cultural
Bon Odori/Matsuri Dance – Marília Dansu

21H30: Show musical com Joe Hirata/SP

22H30 – Musical Humberto Sasazaki e Cintia Nishimura – Maringá/PR

23H: Banda Vovódika/Marília

DIA 24 (DOMINGO)

12H: Grupo Sansey/Londrina-PR
Requios Gueino Dokokai Eisá Taiko – Assoc. Esp. e Cul. Okinawa de Marília

13H: Show musical Karen Ito/SP
Apresentação de Tai Chi Chuan – Marília/SP

14H: Grupo Cosplay Friend/Londrina-PR
Kenko Taisso/Londrina-PR
Oficina de Kamishibai – Cia Koi/Lins, Espaço de Exposição Cultural

15H: Ryukyu Koku Matsuri Daiko/Londrina-PR

16H: Apresentação Musical Suzano Sano/Londrina-PR
Oficina de Mangá – Escola Modelo de Língua Japonesa Nikkey Marília, Espaço de Exposição Cultural
Academia Jazz Bell – Marília/SP, apoio LAB

17H: Luciano Takeda, o Mago dos Balões/Jaboticabal-SP
K-pop Thêmis/Marília

18H: Sorteio de prêmios / Encerramento

*Programação sujeita à alteração sem aviso prévio

Deixe uma resposta