Em reunião do Conselho Deliberativo, Bunkyo define diretrizes básicas para 2024

Presidente do Conselho Deliberativo, Jorge Yamashita enalteceu o trabalho da Diretoria Executiva – Aldo Shiguti

 

Construído conjuntamente pelo governo japonês e pela comunidade nipo-brasileira, o Pavilhão Japonês foi doado à cidade de São Paulo, em 1954, na comemoração do IV Centenário de sua fundação. Em 2024, completará 70 anos de construção. Para marcar a data, o Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – que administra o espaço, planeja realizar uma atividade comemorativa, simultaneamente aos 470 anos do aniversário da capital paulista.

Também para 2024, está previsto o início das obras de restauro da fachada tombada como patrimônio histórico do Edifício Bunkyo, preparando como atividade comemorativa dos 70 anos de fundação da entidade, em 2025.

Essas e outras diretrizes foram apresentadas no último dia 9, na 163ª Reunião do Conselho Deliberativo do Bunkyo, que contou com a participação de 30 conselheiros e outros 16 representados por procurações.

Reunião contou com a participação de 30 conselheiros

 

Pronac – Durante a reunião, o presidente Renato Ishikawa também anunciou que o Bunkyo conseguiu aprovar projetos de captação de recursos através dp Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) na ordem de R$ 8,5 milhões. O secretário André Korosue explicou que, nesse caso, não há repasse de dinheiro. “É preciso correr atrás dos patrocinadores. A vantagem é que a empresa não vai tirar diretamente do bolso, ou seja, ela investe em ações culturais o que seria destinado para o Imposto de Renda”, disse Korosue.

Renato Ishikawa destacou ainda alguns eventos realizados em 2023, como o Bunka Matsuri e a inauguração, em julho, do NCI – Núcleo de Convivência de Idoso. Ele salientou ainda o apoio da Jica (Japan Agency Cooperation International) e a realização, em outubro, da 15ª Grande Exposição de Arte Bunkyo, evento aprovado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

Falou ainda sobre sua viagem ao Japão, onde se reuniu com autoridades japonesas e brasileiras e da participação da comitiva brasileira na 63ª edição da Convenção Nikkeis e Japoneses no Exterior, realizado em Tóquio.

Jovens – O presidente ressaltou a realização do 53º Prêmio Kiyoshi Yamamoto, realizado pela primeira vez na Câmara Municipal de São Paulo e concluiu sua fala lembrando que, em janeiro de 2024, “é quase certa a visita do primeiro-ministro do Japão Fumio Kishida ao Brasil”. “Não sabemos ainda a programação, mas vamos preparar uma grande recepção no Bunkyo”, afirmou Renato Ishikawa, que voltou a enaltecer o protagonismo dos jovens e o fortalecimento do relacionamento do Bunkyo com as entidades nikkeis existentes no país e no exterior.

Aprovadas as Diretrizes Básicas, que propõe também tornar efetivo o lema ‘Juntos Somos Mais Fortes’ – já adotado pelo presidente Renato Ishikawa em algumas de suas ações – o segundo secretário, Roberto Takayuki Kato, apresentou o Plano de Atividades dos 4 Comitês subdivididos em mais de 30 comissões.

Por fim, o Plano Orçamentário foi apresentado pela tesoureira Luciane Higashi.

Presidente do Conselho, Jorge Yamashita encerrou a reunião enaltecendo o emepnho da Diretoria Executiva.

(Aldo Shiguti)

Deixe uma resposta