Bunkyo realiza seu tradicional Bonenkai

Eguchi, cônsul Shimizu, Tanaka, Nishio, Ishikawa e Ninomiya – Aldo Shiguti

A Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo) realizou, no dia 2 de dezembro, no Ginásio Multiuso da entidade, no bairro da Liberdade, em São Paulo, o seu tradicional Bonenkai (Festa de Confraternização de Fim de Ano). O evento contou com a participação de membros da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo, funcionários, colaboradores, diretores regionais – entre eles Reinaldo Katsumata (Suzano); Claudio Terasaka (Centro Oeste Paulista) e Keiniti Mizuno (Alta Paulista) e presidentes de associações, como Fábio Maeda (Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Promissão; Yuki Kodera (Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil); Toshio Ichikawa (Federação das Associação de Províncias do Japão no Brasil)

Estiveram presentes ainda o cônsul geral do Japão em São Paulo, Toru Shimizu; o presidente da Jica (Japan International Agency Cooperation Agency), Masayuki Eguchi; o presidente da Fundação Kunito Miyasaka, Roberto Nishio; o presidente do Ciate (Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior), Masato Ninomiya; o presidente da Associação Kaigai Nikkeijin Kyokai, Katsuyuki Tanaka; o vereador George Hato.

Em sua saudação, o presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa, agradeceu ao presidente Katsuyuki Tanaka pela acolhida por ocasião da participação da delegação brasileira na 63ª edição da Convenção Nikkeis e Japoneses no Exterior, realizado em Tóquio, de 16 a 18 de outubro.

Renato Ishikawa disse que 2023 foi um ano bastante produtivo e que buscou dar continuidade às diretrizes que elegeu como metas em sua gestão. Ele explicou que duas dessas prioridades são: dar protagonismo aos jovens e incrementar o relacionamento com as entidades.

Por fim, disse que 2024 promete ser mais um ano de muito trabalho e finalizou afirmando que, “juntos seremos mais fortes”.

Já o cônsul geral do Japão em São Paulo lembrou que assumiu o cargo em meados de novembro e que durante sua passagem pretende trabalhar para estreitar os vínculos entre o Ministério dos Negócios Estrangeiros e a comunidade japonesa. Bem-humorado e falando em português, disse que tem publicado alguns vídeos nas redes sociais do Consulado e solicitou para que todos “curtam” as postagens.

O brinde ficou por conta do presidente do Ciate, Masato Ninomiya.

(Aldo Shiguti)

Deixe uma resposta