Jica apresenta, nesta sexta, resultados do Projeto Comunitário ‘Modelo Yura’

Atividade Yura-Ritmo no polo Cultural da Prefeitura do Município de São Paulo durante a cerimônia serão apresentados os resultados do projeto

 

Acontece nesta sexta-feira (15), às 18 horas, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), cerimônia de entrega dos resultados das atividades do Projeto Comunitário “Modelo Yura de atividades com música para a promoção de saúde de idosos na cidade de São Paulo”. Trata-se de um projeto realizado por meio de uma parceria entre o departamento de Gerontologia da EACH-USP, a província de Miyagi (Japão), a empresa japonesa Yura-Rhythm Corporation e a Jica (Japan International Agency Cooperation), com o objetivo de introdução e difusão do método japonês de promoção de saúde “Yura-Rhythm (Yura-Ritmo em português)“ de pessoas idosas, na cidade de São Paulo.

Durante a cerimônia serão apresentados os resultados das atividades deste projeto, além da doação de um conjunto de instrumentos musicais japoneses a EACH-USP como apoio na continuidade de atividades do projeto, mesmo após o seu encerramento.

Capacitação – Iniciado em 2021, o projeto teve como atividades principais a capacitação e treinamento de recursos humanos (treinadores e instrutores) no método Yura-Ritmo, o processo de adaptação deste método ao contexto brasileiro e a sua introdução e divulgação nas instituições públicas e privadas de promoção de saúde de idosos em São Paulo.

O método Yura-Ritmo foi desenvolvido por Yoshihito Kikuchi, que atuou como o gerente deste projeto, juntamente com Kensuke Nozaki (atual presidente da Yura-Rhythm), na cidade de Sendai. A empresa tem trabalhado na divulgação deste método internamente no Japão e também no exterior.

As instalações de atendimento da Yura-Rhythm Corporation começaram a funcionar em 2011, no mesmo ano em que a província de Miyagi foi atingida pelo Grande Terremoto do Leste do Japão. Na época, a empresa que atua sob o lema “Música para saúde e realização”, teve como desafio apoiar a comunidade idosa da região a encontrar o seu propósito de vida (Ikigai) num momento crítico.

Aplicação no Brasil – Cerca de 30 estagiários brasileiros indicados pela EACH-USP foram treinados na metodologia Yura-Ritmo em nas instalações da empresa Yura-Rhythm Corporation em Sendai (província de Miyagi), sob a orientação do professor Kikuchi, como parte das atividades do projeto. Após retornarem ao Japão, os trainees realizaram palestras e workshops sobre o método Yura-Ritmo na cidade de São Paulo, introduzindo e executando este método em cerca de 15 casas de repouso de pessoas idosas, públicas e particulares, para comprovar a sua eficácia. 

No processo de adaptação do método Yura-Ritmo ao contexto brasileiro, o trabalho incluiu o desenvolvimento e a produção de manuais em português, vídeos de treinamento e outros materiais didáticos, bem como o treinamento de instrutores locais, além da aplicação e avaliação do método em instituições de atendimento a idosos em São Paulo.

Contribuição do método – De acordo com estatísticas de 2023 da cidade de São Paulo, os idosos representavam 15,6% dos habitantes da cidade. Nos próximos 20 anos, espera-se que essa proporção dobre. Este índice demonstra o envelhecimento da população em um ritmo acelerado, como acontece em todo o Brasil. Atualmente, o Japão é um dos países mais envelhecidos do mundo, tendo como cenário o fenômeno do envelhecimento da população com uma taxa de natalidade em declínio.

O governo japonês tem incentivado ativamente os idosos a participarem de atividades destinadas a promover sua saúde física e mental na prevenção de cuidados de longo prazo.  O método Yura-Ritmo tem como objetivo contribuir para as políticas públicas da população idosa japonesa.

O projeto terminará em fevereiro de 2024, mas espera-se que o conhecimento e o know-how do método Yura-Ritmo continuem a ser implantados na comunidade de idosos em São Paulo por meio da continuação das atividades do projeto. 

Atividade Yura-Ritmo na Enkyo (Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo) Projeto terminará em fevereiro de 2024

 

ODS – A Jica pretende continuar contribuindo para o Objetivo 3 dos ODS (saúde e bem-estar para todos) e para o Objetivo 17 (alcançar os objetivos por meio de parcerias) através da formatação de Projetos Comunitários.

Deixe uma resposta