Erika Tamura – Japão e a entrada de turistas no país

Desde o início da pandemia, a entrada de turistas no Japão está suspensa. O que significa que há mais de dois anos que o Japão não recebe turistas de forma oficial. Atualmente a entrada está liberada para residentes, estudantes, empresários, estagiários, e alguns outros específicos, desde que não seja turista.

Existe, na verdade, uma grande expectativa do comércio local que vive do mercado turístico, porém por outro lado, existe um certo receio para a abertura total de entrada de estrangeiros no país.

O Japão é um país muito cauteloso, e os japoneses respeitam as regras sem contestar a sua viabilidade. Por exemplo, no Japão, não houveram, durante a pandemia, medidas restritivas impositivas. Nunca, em nenhum momento, o governo japonês usou palavras no imperativo, sempre os pronunciamentos governamentais, vieram como forma de pedido de colaboração. E tudo isso contou com uma grande adesão da população japonesa.

A máscara é um ítem que já fazia parte do cotidiano dos japoneses, e acho muito difícil que seja abandonada, a máscara veio para ficar.

Mas voltando ao turismo no Japão, escutei rumores de que o governo japonês pretende abrir as portas para o turismo em junho, mas não será uma abertura debandada, será aos poucos, de forma cautelosa, bem no estilo japonês.

O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, esteve recentemente em Londres, onde durante uma entrevista, disse que pretende revisar as medidas contra o Covid 19 em etapas. E mesmo assim, somente após conversar muito com os especialistas em saúde pública e depois disso, alinharia com os outros países do G7.

Mesmo com a pressão do setor privado para uma maior movimentação econômica no Japão, senti que ainda o governo japonês não está 100% certo da abertura de suas fronteiras para o turismo.

Tenho uma lista de amigos, no aguardo para viajar a passeio para o Japão. O que faz com que além da ansiedade, os preços para tal viagem, disparem para cima.

Vamos aguardar…

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.