‘Evento para a família’, Mostra Japão confirma sucesso de público em Osasco
Realizada nos dias 9 e 10 na Areva Vip Osasco, a Mostra Japão – Festival Japonês – confirmou, mais uma vez, a parceria de sucesso com a Prefeitura e a população de Osasco, cidade que mais recebeu edições da Mostra Japão – quatro no total, sendo as duas primeiras na Fundação Instituto Tecnológico de Osasco (Fito). E, mais uma vez, o tempo colaborou. A previsão de chuva para sábado não se confirmou e o público aproveitou o dia ensolarado para vivenciar uma imersão na cultura japonesa com apresentações de danças, taikô, cosplay, músicas e gastronomia.
Solidário – o evento arrecadou alimentos para o Fundo Social de Solidariedade de Osasco – contou com a presença de autoridades na cerimônia de abertura. Estiveram presentes o prefeito Rogério Lins; o presidente da Câmara Municipal, Josias da Juco; os vereadores Délbio Teruel e Ralfi Silva; o secretário municipal de Esporte, Recreação e Lazer, Rodolfo Rodrigues Cara; o secretário adjunto de Governo, Hamilton Sant’Anna; o deputado estadual Gerson Pessoa; o apresentador e presidente do Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campinas, Tadayoshi Hanada; e o presidente Clube Cultural Recreativo Nipo-Brasileiro de Piracicaba, Pedro Mizutani, além de colaboradores e patrocinadores.
Parceria – Presidente da Mostra Japão, Roseli Kanashiro agradeceu a todos que tornaram possível a realização de mais esta Mostra Japão e destacou que a preocupação da Comissão Organizadora é planejar tudo com muito carinho.
O deputado estadual Gerson Pessoa enalteceu a parceria poder público e organizações da sociedade civil. “Nós procuramos aqui em Osasco sempre estreitar essa relação e quem ganha é a população. Então aqui, hoje, é a prova viva do quanto isso é importante. Estamos em um espaço público, numa festa cem por cento organizada pela iniciativa privada, promovendo uma condição legal para a população. Então, tudo o que for nesse sentido, pode contar que tem o meu apoio e tem o apoio do nosso prefeito Rogerio Lins”, afirmou o parlamentar.
Calendário – Já o presidente da Câmara Municipal de Osasco frisou a importância da relação entre a sociedade osasquense e a comunidade japonesa. “Esse evento mostra que não é só gastronomia e dança que vemos aqui hoje, mas muito amor e carinho e, principalmente, aquele espírito japonês de acolher bem as pessoas”, discursou Josias, que sugeriu a inclusão da Mostra Japão no Calendário de Eventos do Município.
Para o vereador Ralfi Silva, “a comunidade japonesa em Osasco é uma comunidade muito forte e muito respeitada”. Ele lembrou que Osasco tem um acordo de cidade-irmã com Tsu, na província de Mie, desde 1976, e que é muito importante para Osasco.
“Minha irmã, Erika, foi para o Japão quando tinha 14 anos – hoje está com 40 – e eu também costumava praticar tênis de mesa na Acenbo (Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Osasco). Então,a gente fica muito feliz de há quatro anos poder receber esta festa”, disse.
Diversão e arte – Por fim, o prefeito Rogerio Lins iniciou seu discurso agradecendo a Deus “independente da fé ou da religião de cada um porque a gente tem um sonho enquanto prefeito de uma cidade, que é organizar eventos para a família, em harmonia, segurança e infraestrutura”.
O chefe do executivo ressaltou que uma cidade “precisa de muitas coisas”. “Mas a gente também precisa de lazer e de entretenimento. E é isso que a gente está fazendo com a quarta edição da Mostra Japão na nossa cidade”, explicou Rogério Lins, que pediu uma salva de palmas para Roseli Kanashiro e Chris Keiko, mãe e filha que organizam a Mostra Japão.
“Essa dupla sempre acreditou neste projeto e acreditaram que na nossa cidade a gente poderia acolher esse grande evento. E ele está cada vez maior, indo para um espaço maior”, disse o prefeito, que agradeceu a parceria com a Câmara Municipal e o apoio do deputado estadual Gerson Pessoa.
Ambiente família – Ao jornal Nippon Já, Rogério Lins destacou o ambiente familiar da festa. “Aqui é o espaço da família osasquense. Tem gente de Osasco que aproveita pra se divertir com a família, mas a festa também recebe bastante gente fora da nossa cidade. Isso é muito bom para o comércio, para o turismo e para a economia do município”, concluiu o prefeito, que no final puxou o tradicional Kanpai.
Autoridades e convidados participaram ainda da cerimônia do kagami biraki (quebra da tampa do barril de saquê), dando início à 17ª Mostra Japão.
(Aldo Shiguti)