Feriado do Obon no Japão com trens e aeroportos lotados

 

O feriado prolongado no Japão do Obon (Finados) mostrou que os japoneses não se preocuparam com os recentes números de novos casos de coronavírus – o país enfrenta a sétima onda de infecções. As estações de trem, aeroportos e vias expressas japonesas ficaram lotadas, marcando o início do feriado que tem a duração de 10 dias na maioria das fábricas.

Segundo operadores de algumas redes de transporte, houve uma melhora nas vendas de passagens. Segundo a Kyodo News, vários operadores ferroviários disseram que as reservas para as linhas shinkansen e convencionais no período de uma semana desde quarta-feira (10) foram 2,69 vezes maiores do que no mesmo período de 2021, recuperando para cerca de 60% do nível pré-pandemia observado em 2018.

No final de julho, as companhias aéreas informaram que as reservas para voos domésticos entre 6 e 16 de agosto foram 1,7 vezes maiores do que no mesmo período de 2021, com um total de 2.998.000 passageiros.

Morando há 18 anos no Japão, Alex Gomes , 38 anos, decidiu aproveitar o feriadão em Okinawa. Para seguir até o aeroporto, ele conta que utilizou o trem, mas não estava lotado, nem mesmo o avião até seu destino.

“Peguei trem sim, e depois avião. Não tinha muita gente, tudo bem organizado. As praias aqui também não estão superlotadas”, disse.

Quanto ao coronavírus, Alex conta que o risco de contaminação está em todo lugar, mas que cada um deve se cuidar.

“Aqui, quanto em Tóquio ou no Japão geral, está em alta, mas tomando os cuidados sempre, cada um fazendo sua parte, vamos vivendo”, declarou.

Este é o primeiro feriado prolongado do país sem restrições depois que o governo relaxou as medidas em todo o país com os cuidados de prevenção do coronavírus, permitindo inclusive a retirada de máscara em locais abertos para evitar insolação, já que o verão japonês está registrando altas temperaturas em várias regiões.

(Silvio Mori – especial para o Nippon Já)

Deixe uma resposta