Festival do Japão acontece neste final de semana com concurso de cosplay e presenças ilustres

Cantora Isadora Kataoka é presença confirmada no evento

 

Após dois anos de interrupção por conta da pandemia, o Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campinas (Nipo de Campinas) realiza nos próximos dias 10 e 11, em sua sede, no Jardim Guanabara, em Campinas, o seu tradicional Festival do Japão. Este ano, excepcionalmente, a 16ª edição acontece em setembro. Por causa da mudança, o Haru Matsuri (Festival da Primavera), que deveria ser realizado este mês, retornará em 2023. Tadayoshi Hanada, presidente do Nipo de Campinas, conta que a decisão não foi das mais tranquilas. “Tomar uma decisão dessas não é fácil até porque tínhamos poucos meses para preparar o evento”, explica Hanada, destacando que uma das principais dificuldades é conseguir patrocínio. “Tivemos que correr contra o tempo”, disse.

Em visita à redação do Nippon Já, onde esteve acompanhado de Cecília Mayumi Shirassawa, Hanada conta que a ideia é retomar a programação normal em 2023, ou seja, com o Festival do Japão sendo realizado em junho e o Haru Matsuri em setembro.

Tadayoshi Hanada e Cecília Mayumi Shirassawa no Nippon Já

 

Segundo ele, o Festival do Japão foi criado com o intuito de celebrar a imigração japonesa, comemorada sempre no mês de junho. “Por isso não faz sentido realizarmos em outra data”, conta, acrescentando que o Festival do Japão, um evento de grande importância sócio-cultural, faz parte do calendário oficial de Campinas e integra a semana da Comunidade Japonesa do município (lei número 9736 de 06 de maio de 1998).

Realizado desde 2005 inspirado no festival homônimo organizado pelo Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil) na capital paulista – o Festival do ICNB é hoje uma referência de festividade nipo-brasileira na região Metropolitana de Campinas. O evento costuma contar com a participação de diversas associações como a Associação Cultural Nipo-Brasileira da Colônia Tozan, Associação Cultural Nipo-Brasileira de Pedra Branca, Seicho-no-Ie do Brasil (Regional Campinas), Associação Budista Honpa Hongwanhi de Campinas e Igreja Tenrikyo do Brasil – Campinas.

Além do Festival do Japão, o ICNB já realiza, todos segundo domingo do mês a Feira Oriental que, conforme explica Hanada, está crescendo e se tornando uma espécie de  “Festival do Japão mensal”.

Exposição de Ikebana também faz parte da programação

 

Programação – Segundo Hanada, o evento deste ano ocorrerá “sem grandes mudanças”. Até porque, como diz o ditado, “em time que está ganhando não se mexe”. Como ocorre todos os anos, o evento ocupará todas as dependências do Nipo e destacará diversos aspectos da cultura japonesa, com a participação de artistas e grupos artísticos de Campinas e região, bem como de São Paulo e do Japão.

Durante dois dias, o Festival do Japão oferecerá muita música japonesa, brasileira e internacional, com shows de artistas conhecidos, como Angelaisa Toyota, Joe Hirata, Luiz Yabiku e Karen Ito, além de apresentações de danças tradicionais como o awa odori com o Grupo Represa, e taikô, com os grupos do Nipo de Campinas – Mitsuba e Wadaiko Tsubamê.  Haverá, ainda, exposição de ikebana e bonsai. O público poderá encontrar também diversos produtos à venda. Hanada explica que será mais de 70 bazaristas trabalhando no local.

 

Gastronomia – Já a praça de alimentação, cujo destaque é a famosa culinária japonesa – que em 2013 foi reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade – terá cerca de 15 barracas, incluindo a do próprio Nipo de Campinas – com yakisoba, obentô e sushi – e de entidades assistenciais, além de restaurantes terceirizados. “O Festival do Japão é uma oportunidade para saborear diversos pratos da culinária japonesa, como yakisoba, sushi, sashimi, tempurá, guioza e yakitori, além de comidas brasileiras, como pastel e churrasco”, diz Hanada, que lamenta a ausência de algumas entidades por falta de voluntários.

Festival ocupa todas as dependências do Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campinas

 

Cosplay – A grande novidade deste ano fica por conta do primeiro concurso cosplay (pessoas que se vestem de acordo com determinado personagem de filme, série ou história em quadrinhos). Este ano, o concurso deve reunir 15 candidatos. “Será uma espécie de esquenta para o Otaku no Nipo, um evento mais antigo e que este ano será realizado no dia 25 de setembro”, destaca Hanada.

Outra atração será uma apresentação especial sobre a paz. Idealizado por Cecília Mayumi, o número terá participação da agora professora, Isadora Kataoka.

Praça de alimentação é um dos carros chefes do Festival

 

A abertura oficial está marcado para às 12 horas de sábado (10) com a presença de autoridades.

A expectativa é atrair um público estimado em mais de 10 mil pessoas nos dois dias.

(Aldo Shiguti)

 

16º FESTIVAL DO JAPÃO CAMPINAS

Quando: Dias 10 e 11 de setembro. Sábado e domingo, das 10 às 20 horas

Onde: Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campinas (Rua Camargo Paes, 118 – Jardim Guanabara – Campinas)

Informações pelo telefone: 19/3241-1213 / 3241-1719 e Whatsapp: 19/99966-9394

www.festivaldojapaodecampinas.com.br

 

 

Deixe uma resposta