Festival Tohoku Hokkaido apresenta gastronomia e cultura regionais

Grupo Ikkon Wadaiko é uma das atrações confirmadas no Festival Tohoku Hokkaido

Uma verdadeira imersão na cultura e gastronomia regionais das províncias da região de Tohoku – que compreende as províncias de Yamagata, Miyagui, Iwate, Akita, Aomori, Fukushima – e Hokkaido. É o que promete a terceira edição do Festival Tohoku Hokkaido, que acontece neste domingo, 27, das 11 às 16 horas, na Associação Hokkaido de Cultura e Assistência (zona Sul de São Paulo). “Trata-se de uma oportunidade de vivenciar, em um só lugar, o clima típico de um matsuri das sete províncias participantes”, conta o presidente da Associação Cultural e Recreativa Akita Kenjin do Brasil, Alfredo Makoto Ohmachi.

Segundo ele, o primeiro festival aconteceu em 2009 e a segunda edição foi realizada no ano seguinte, em substituição ao tradicional Undokai – a gincana poliesportiva foi retomada em 2011 e teve sua última edição em 2019, no Colégio Arquidiocesano (próximo à estação Santa Cruz do Metrô). Aliás, o grupo Tohoku Hokkaido teve origem com o próprio undokai, inicialmente na Acenbo (Associação Cultural e Esportiva de Osasco) – entre 2011 e 2019, em duas ocasiões foi realizado também no Centro Cultural Okinawa do Brasil (CCOB), em Diadema (Região do ABCD paulista).

Wanko Soba Desafio é repetir quantos vezes quiser

História – Ohmachi lembra que, até 2019, a Associação Akita realizou também o Concurso Honjo Oiwake – Brazil, espécie de concurso de minyo proveniente da cidade de Yuri Honjo (Akita), onde todos os participantes tinham como regra interpretar a mesma música. Com apoio do Grupo Min e Associação Honjo Oiwake – Brasil, o concurso selecionava um representante brasileiro para o Concurso Nacional Honjo Oiwake, no Japão.

Com a pandemia, no entanto, o grupo Tohoku Hokkaido foi desarticulado e o concurso de minyo também parou. Em 2021, o Akita Kenjinkai e o Grupo Min chegaram a realizar uma edição online do Akita Minyo Festival. Este ano, para marcar a retomada das atividades do grupo Tohoku Hokkaido, a ideia era realizar um festival apenas de minyo com canções das províncias da região norte do Japão.

“Mas acabamos abrindo também para outras manifestações culturais, incluindo a gastronomia regional dessas províncias”, explica o presidente da Associação Cultural e Assistencial Iwate Kenjinkai do Brasil, Mauro Takanori Tada. Presidente da Associação Yamagata Kenjinkai do Brasil, Mário Sato conta que, além de 35 dos mais belos minyos das sete províncias, haverá shows de taikô (com o grupo Ikkon Wadaiko), shamisen e flauta (com Matheus e Hiromi), danças típicas, bingo e, claro, muitas comidas típicas.

Gastronomia – “Sempre pensando na cultura raiz”, diz Alfredo Ohmachi, acrescentando que, na gastronomia, os visitantes poderão saborear o que cada província tem de mais típico – alguns pratos não são encontrados nem mesmo no Festival do Japão, evento realizado anualmente pelo Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil) cujo carro-chefe é a culinária de cada província.

Por sinal, a gastronomia promete ser uma atração à parte. Os visitantes poderão fazer uma viagem gastronômica pelas sete províncias e saborear pratos como o yaki nishin (arenque na brasa) e yaki ika (lula na brasa), de Hokkaido; imoni (cozido inhame), da província de Yamagata; o damakko nabe, de Akita; e outros peculiares como o gyutan (língua de boi), de Miyagui, além de sobremesas como o apple pie (torta de maçã), de Aomori.

 

Desafio – Destaque para o wanko soba (macarrão de trigo sarraceno), de Iwate, que terá até uma competição. Pelo preço único de R$ 40,00, o soba é servido em pequenos chawans e dá direito a acompanhamentos. No dia, o desafio será repetir o prato quantas vezes a pessoa aguentar em um período de 30 minutos. Haverá também uma competição para ver quem come mais em dois minutos.

A expectativa dos organizadores é receber um público estimado entre 500 e 700 pessoas. A entrada é franca, mas quem puder pode contribuir com 1 kg de alimento não perecível que serão doados a três entidades beneficentes: Assistência Social Dom José Gaspar Ikoi-no-Sono, Sociedade Beneficente Casa da Esperança Kibô-no-Iê e Associação Pró-Excepcionais Kodmo-no-Sono.

(Aldo Shiguti)

3º Tohoku Hokkaido Matsuri (Festival Tohoku Hokkaido)

Quando: Dia 27 de novembro (domingo), das 11 às 16 horas

Onde: Associação Hokkaido: Rua Joaquim Távora, 605 – V. Mariana (próximo à estação Ana Rosa do Metrô)

Deixe uma resposta