Fórum das Lideranças e Jantar Temático abrem com êxito 11º Japan Experience e Lins Fest
Depois de dois anos interrompidos pela pandemia, a 11ª edição do Japan Experience e a 8ª Lins Fest finalmente tiveram o seu retorno no dia 04 de agosto, no Blue Tree Thermas de Lins, no interior paulista. Várias atividades, como workshops, concurso de beleza e feira de animê, são realizadas durante os dez dias do evento em toda parte da cidade de Lins, no interior de São Paulo, denominado Semana da Cultura Japonesa. Dentre estas atividades, o sexto Fórum das Lideranças e o Jantar Vermelho e Branco foram destaques no primeiro final de semana do evento.
Fórum – Após o tradicional radio taisso, o terceiro dia da Semana da Cultura Japonesa começou com a quinta edição do Fórum das Lideranças, organizada pela JCI Brasil-Japão em conjunto com a prefeitura de Lins, Associação Beneficente Cultural e Esportiva de Lins (Abcel), Instituto Paulo Kobayashi (IPK) e Blue Tree Thermas de Lins, com o apoio do Consulado Geral do Japão em São Paulo.
Grandes nomes da área de empreendedorismo e negócios do Brasil foram convidados, casos do cônsul-geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana; da CEO do Blue Tree Hotels, Chieko Aoki; do presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo) e CEO da Café Fazenda Aliança, Renato Ishikawa; do presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza e presidente do Grupo Mulheres do Brasil (GMDB), Luiza Helena Trajano; do presidente da Nikkey Empreendedores do Brasil (NEB), Paulo Nishimura; do membro e presidente de conselho de diversas empresas e entidades como Cosan, Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) e União das Indústrias da Cana (Unica), Pedro Mizutani; da vice-presidente de vendas da Mary Kay, Rosana Bonazzi; da diretora de Conexão do GMDB, Andrea Clemente; da sócia fundadora e diretora criativa da A10 Design Agency, Margot Takeda; e do diretor de marketing da Omega Light e líder do comitê de indústria e comércio da NEB, Fábio Nagata.
Na abertura, o apresentador Kendi Yamai deu um breve histórico do Japan Experience, explicando que o evento teve sua primeira edição em 2008, no centenário da imigração japonesa no Brasil. Um evento que começou no Blue Tree Thermas de Lins, foi se expandindo a cada edição e hoje já se tornou parte do calendário oficial da cidade.
Em seguida, com a condução da Michela Yaeko, o presidente da JCI Brasil-Japão, Leandro Iuamoto, o presidente da Federação das Associações Culturais Nipo-brasileiras da Noroeste, Hideto Honda, o representante da Abcel, Henrique Sakakura, e o secretário de Desenvolvimento e Planejamento Estratégico de Lins, Juliano Munhoz, representando o prefeito de Lins, João Pandolfi, deram as boas-vindas aos presentes.
O encontro efetivamente começou com a palestra de Chieko Aoki, tratando do tema “Hospitalidade Brasileira”. Em sua apresentação, a CEO da Blue Tree Hotels apresentou seus princípios importantes para a elevação da qualidade do serviço em todo o território nacional, aplicando alguns valores da cultura japonesa, como a cerimônia do chá, por exemplo.
Na sequência, o presidente do grupo Tour House, Carlos Prado, fez uma participação especial discursando sobre o importante papel do turismo na economia brasileira.
Prosseguindo, o primeiro painel do Fórum foi com o tema “Mulheres: Transformando discurso em ações”, a cargo de Luiza Helena Trajano, Andrea Clemente e Rosana Bonazzi, com Margot Takeda na mediação. Na ocasião, foram discutidos temas como a sensibilidade feminina na gestão de uma empresa.
Após intervalo de almoço, foi a vez do cônsul Kuwana discursar sobre as “Relações bilaterais Brasil e Japão”. Contextualizando brevemente a situação mundial atual, o diplomata tratou sobre questões que, segundo ele, “exigem cooperação global”, como questões ambientais. Em seguida, mencionou a visita do ex-ministro Shinzo Abe no Brasil em 2014, quando anunciou a “Iniciativa Juntos” com três princípios fundamentais: progredir juntos, liderar juntos e inspirar juntos.
Além das áreas de economia, valores e conhecimentos, o cônsul mencionou o vínculo entre os dois países através da comunidade nikkei. “Com cerca de dois milhões de integrantes, a comunidade nikkei brasileira é ativa nos mais diversos campos e tem sido de grande importância para a formação e desenvolvimento deste grande país, assim como tem sido o alicerce das nossas relações Japão Brasil”, explicou Kuwana.
Na segunda parte do fórum, ocorreu o painel com o tema “ESG na agroindústria: seus desafios e compromissos”. Logo no início, o moderador Fabio Nagata apresentou o conceito básico do ESG, que são as letras iniciais do: Enviromental (ambiental), Social (social) e Governance (governança).
Após a introdução do tema, os painelistas Renato Ishikawa, Paulo Nishimura e Pedro Mizutani exemplificaram como essas ações ESGs são implantados em suas respectivas empresas.
Ao final do Fórum, o presidente da JCI Brasil-Japão, Leandro Iuamoto, comentou sobre a realização deste Fórum como “um marco para a retomada das atividades presenciais”. “Mas mais do que isso, o Fórum das Lideranças é um incentivo para a formação de novas lideranças e principalmente promover a conexão entre as pessoas”, acrescentou.
Jantar Temático Vermelho e Branco – Já a noite, foi realizado na Arena do Blue Tree Thermas de Lins o Jantar Temático Vermelho e Branco, com a abertura oficial da Japan Experience e Lins Fest.
Na ocasião, como todo bom evento japonês, ocorreu o motisuki. Kazunori Yasunaga, da Abcel, convidou o público para participar da ação.
Gerente Geral do Blue Tree Thermas de Lins, Ignácio Sasias, que comandou toda a equipe para organizar as atividades da 11ª Japan Experience, agradeceu a todos os colaboradores e demonstrou satisfação em receber todos os participantes. Já o secretário Juliano Munhoz se mostrou encantado e ressaltou o carinho que a cidade de Lins tem pela comunidade nipo-brasileira.
Ao final, Chieko Aoki expressou gratidão a todos os envolvidos, destacando a diretora de vendas internacional da Blue Tree Hotels, Sumico Vakahara, por sua dedicação no evento. .
Sobre a motivação para a realização da Japan Experience e Lins Fest, Chieko explicou que “tudo que é bom, gostaria que fosse preservado, por isso, pelo menos uma vez por ano, gostaria que nós falássemos sobre os valores japoneses”.
“Porque são valores muito importantes, principalmente nesse momento em que a sociedade está muito dividida”, justificou a presidente, mencionando a cultura de união entre as pessoas. “O Brasil é um país de imigrantes, que se forma com diversas culturas. Acho que a cultura japonesa pode contribuir muito para a cultura brasileira, pelo seu espírito de honestidade, seriedade, integridade ao trabalho, dignidade, credibilidade e responsabilidade”, destacou a empresária.
A 11ª Japan Experience e a 8ª Lins Fest ainda continuam até o dia 14, com uma verdadeira imersão na cultura japonesa. Confira a programação completa em nipponja.com.br
(Lika Shiroma)