General de Brigada Marcello Yoshida assume comando da ESAO

Cerimônia de Passagem de Comando da Esao reuniu autoridades civis e militares – Site da EsAO

No dia 16 de janeiro, a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) realizou a passagem de comando do General de Brigada Fabiano Lima de Carvalho para o General de Brigada Marcello Yoshida. Estiveram presentes autoridades militares e civis, entre eles o cônsul geral do Japão no Rio de Janeiro, Takashi Manabe, e o presidente da Associação Amigos da Liberdade, Yasuyuki Hirasaki. O evento de transmissão do cargo foi conduzido pelo General de Divisão Pedrotti, vice-chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército e Diretor de Ensino Superior Militar.

O general Fabiano, em suas palavras de despedida, destacou: “respirar cotidianamente a tática com os senhores no exercício pedagógico de aperfeiçoar as futuras gerações de oficiais superiores de nossa Força, uma vez que nossa Escola se caracteriza por ser a única por onde passam todos os oficiais de carreira da Força Terrestre, foi um verdadeiro privilégio”. Por fim, o general Fabiano recebeu o cumprimento individual de todos os oficiais do Corpo Permanente da Escola, como forma de agradecimento pelos ensinamentos e orientações passadas ao longo de seu Comando.

Breve currículo – Marcello Yoshida é o primeiro general nikkei a assumir o comando da EsAO. Ao ser nomeado para o cargo, ele exercia a função de Comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, Brigada Guaicurus, sediada na cidade de Dourados, estado do Mato Grosso do Sul.

Foi promovido ao posto atual em 31 de julho de 2022.

Nascido em onze de junho de mil novecentos e setenta e dois, na cidade de São Paulo, estado de São Paulo, é filho de Isao Yoshida e Sueli Yoshida.

Incorporou às fileiras do Exército em vinte de fevereiro de mil novecentos e oitenta e nove, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas, São Paulo.

Em 4 de dezembro de 1993, foi declarado Aspirante-Oficial da Arma de Cavalaria.

No Brasil, além dos Cursos de Formação, Aperfeiçoamento, Altos Estudos Militares e de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército, concluiu os seguintes cursos: Básico e Intermediário de Inteligência e Doutorado em Ciências Militares.

Em estabelecimentos de ensino civil, realizou a graduação em Administração e o MBA Executivo em Administração, Política e Estratégica.

No exterior, realizou o Curso de Inteligência para Oficiais Estrangeiros, no Chile, e o Curso de Comando e Estado-Maior, nos Estados Unidos da América.

Dentre as principais funções exercidas durante a carreira, destacam-se o Comando do 1º Esquadrão de Cavalaria Leve – Esquadrão Tenente Amaro, o Comando do 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado – Regimento Piragibe e a Gerência do Programa Estratégico do Exército Forças Blindadas.

Foi, ainda, integrante do Estado-Maior do Comando da Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti e Oficial de Ligação no Comando do Exército Sul dos Estados Unidos da América, sediado em San Antonio – Texas.

Condecorações – Possui as seguintes condecorações: Ordem do Mérito Militar no Grau Comendador, Medalha Militar de Ouro, Medalha Marechal Hermes de Prata com Duas Coroas e Medalha do Pacificador.

Casado com Raquel, é pai de um filho: Gabriel.

O cônsul do Japão no Rio, Manabe, prestigiou a cerimônia

(com informações da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais)

Deixe uma resposta