Início de ano é um momento de ação de graças e, ao mesmo tempo, de refazer os planos e renovar as esperanças

Gratidão me define ao relembrar um pouco da trajetória neste ano que passou. Chegamos ao segundo mandato com trabalho incansável em defesa da mulher e do povo paulista. Tivemos muitas demandas de pessoas desaparecidas bem como de mulheres vítimas de violência e respondemos com soluções possíveis.

Na Assembleia Legislativa de São Paulo, o trabalho não parou um minuto sequer. Discutimos pautas importantes, fizemos exaustivos enfrentamentos e tivemos leis sancionadas, como a de número 17.621/23, do qual sou coautor juntamente com os deputados Damaris Moura e Coronel Nishikawa, que protege mulheres em situações de risco e violência em bares, restaurantes e similares.

Outra lei sancionada no ano passado, a de número 17.626, autoriza o pagamento de auxílio-aluguel às mulheres vítimas de violência doméstica. São duas leis de extrema importância para o enfrentamento à violência. Vitória das mulheres.

A tragédia que abateu o litoral norte de SP no início do ano exigiu esforços de todos nós. Naquele momento formou-se uma corrente de solidariedade e pudemos arrecadar toneladas de donativos para as famílias vítimas dos deslizamentos na cidade de São Sebastião, a mais atingida por um temporal que matou dezenas de pessoas e deixou mais de 2.500 desabrigadas.

Nosso trabalho em prol da comunidade japonesa também foi intenso. Com uma equipe de assessoria exclusiva para estreitarmos o relacionamento com a comunidade, foi possível prestigiar vários eventos e festividades. O destaque fica para o 23º Festival do Japão, organizado pelo Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil), que representa as 47 províncias (kenjinkais) e nos orgulha demais. Mais do que participação, entendemos a seriedade e alcance da nossa maior festa e destinamos recursos da ordem de R$ 250 mil a fim de garantir a realização da próxima edição (de nº 24), prevista para os dias 07, 08 e 09 de julho de 2024.

O Festival, para quem não sabe, atende a várias demandas de assistência social promovidas pelo Bunkyo (a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social) e suas entidades. Aproveito para enviar um forte abraço aos amigos Toshio Ichikawa (presidente do Kenren), Renato Ishikawa (presidente do Bunkyo) e José Taniguti (presidente da Comissão Organizadora desta edição).

O aniversário dos 114 anos da imigração japonesa mereceu sessão solene na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), em 25 de julho. Organizamos uma noite de gala, com convidados ilustres, e homenageamos integrantes da comunidade nikkey pelos relevantes serviços prestados.

Nosso mandato marcou presença nas comemorações dos 50 anos da Fundação do Jyurekan do Honbu Dojo e 30 anos da Fundação Jyurekan filial do Brasil. Participamos do 70° aniversário da Associação Cultural dos Provincianos de Kochi no Brasil. E, com muita honra recebemos deputados da província na Assembleia Legislativa.

Estivemos ainda em outras atividades, como as comemorações de 80 anos da fundação e 50 anos do acordo de irmandade do Estado de SP com a província de Mie. Também estivemos no jantar em celebração aos 115 anos da Imigração Okinawana no Brasil.

Reafirmamos o compromisso de estarmos cada vez mais conectados à profícua relação com a comunidade japonesa, que muito tem contribuído para o desenvolvimento do nosso Estado.

Que Deus abençoe este ano que se inicia! Kampai!

Márcio Nakashima é deputado estadual em São Paulo

Deixe uma resposta