Missão chefiada por Luiz Nishimori gera mais investimentos para o Paraná

Deputado Luiz Nishimori com o CEO da Sumitomo Rubber, Ikuji Ikeda empresa anunciou investimento de mais de R$ 1 bilhão

Há mais de 20 anos Luiz Nishimori (PSD-PR) lidera a Missão Econômica, Diplomática e de Amizade Brasil-Japão, que já foi responsável por inúmeros investimentos e parcerias de sucesso no estado. E desta vez não foi diferente.

A Sumitomo Rubber anuncia mais 1 bilhão de reais em investimentos para a fábrica em Fazenda Rio Grande, que irá gerar mil vagas de empregos diretos e indiretos.

Luiz Nishimori (PSD-PR), presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Japão, liderou mais uma missão econômica ao Japão. Desta vez o foco foi a abertura do mercado asiático, para as carnes suína e bovina, produtos agroindustriais do estado, questões relacionadas a Ferroeste, e também o trabalho para a liberação de vistos para turistas brasileiros e a flexibilização na questão dos vistos yonseis.

Há mais de 20 anos Nishimori chefia a missão, que leva empresários, profissionais de educação, saúde e autoridades a nível estadual e nacional para reuniões, audiências e rodas de negócios no Japão. Deste trabalho já surgiram inúmeras parcerias e projetos de grande sucesso, que resultaram em exportações e principalmente, grandes investimentos para o estado do Paraná.

Nesta edição a comitiva contou com a participação do governador Carlos Massa Ratinho Júnior, secretários e autoridades, que participaram da feira Foodex Japan 2023, a maior exposição de alimentos da Ásia, que reúne empresas nacionais e internacionais, com mais de 1400 expositores, nesta edição o evento contou com a participação de 16 empresas brasileiras.

Participaram também de audiências com o Ministro de Agricultura Floresta e Pesca, na Embaixada do Brasil em Tóquio, em empresas japonesas que têm interesse em fechar parcerias com o Brasil, na Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e no Governo de Hyogo.

O deputado Luiz Nishimori com autoridades japonesas É gratificante ver o resultado do nosso trabalho

Sumitomo – O maior anúncio de investimentos foi o da empresa Sumitomo Rubber, que foi instalada em Fazenda Rio Grande no ano de 2011, resultado das missões anteriores, graças ao intercâmbio e relação de amizade entre o Paraná e o governo de Hyogo. Nishimori comenta sobre os investimentos: “É extremamente gratificante ver o resultado de nosso trabalho, desde quando começamos as primeiras conversas, há mais de 10 anos atrás, e hoje ver o anúncio de mais de 1 bilhão de reais em investimentos, que vai gerar mil vagas de empregos diretos e indiretos, é uma alegria muito grande, o investimento é resultado dos resultados positivos no país, lembrando que a empresa já tinha ampliado sua capacidade recentemente”.

Dentre os resultados positivos das missões anteriores estão as exportações de suco de laranja e carne de frango do Paraná para o Japão. Nishimori afirmou estar confiante em relação as demandas do estado, “depois do Selo de Zona Livre de Aftosa sem Vacinação, estamos confiantes na abertura do mercado de proteínas para as plantas frigorificas paranaenses, o que ainda temos que adequar, são questões sanitárias e logísticas, que acredito que é apenas questão de tempo e de incentivos para resolvermos”.

Positivo – “Acredito que a missão foi extremamente positiva e demonstrou o interesse do estado em fortalecer ainda mais a relação bilateral entre o Brasil e o Japão, tivemos o apoio de inúmeras autoridades japonesas que se colocaram a inteira disposição para futuros projetos’, concluiu o parlamentar.

Também integraram a comitiva o secretário estadual de Planejamento, Guto Silva; o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara; o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o secretário estadual de Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros; o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco; o coordenador do Plano Estadual Ferroviário, Luiz Henrique Fagundes; o deputado estadual Marcel Micheletto; o presidente da Federação das Indústrias do Paraná, Carlos Valter, empresários e representantes do segmento industrial.

Deixe uma resposta