Para os dias de frio…tem pescaria?

Sim, basta mudar o alvo para os peixes de inverno!

Por: Mauro Yoshiaki Novalo

O inverno é uma estação do ano que por mais que pareça ao contrário, se têm muito a que se dedicar e fazer, em termos de pescaria. Se algumas espécies paralisam ou ficam estacionárias nestes meses, outras em compensação não sentem tanto e continuam ativas, e para alegria do pescador, é a temporada ideal para muitas outras. Portanto, é direcionar para as apropriadas, e se organizar para capturar o seu troféu.

 

Peixes de água doce como carpas, corvinas, basses, tilápias, bagres, traíras e trutas por exemplo não se incomodam com o frio. Para elas, esta baixa temperatura não atrapalha e continuam se alimentando normalmente. Claro que nos lagos, represas e rios, a atividade diminue bruscamente se comparada ao verão mas os peixes continuam lá, e com algumas adaptações principalmente na ação das suas iscas, pode se ter as batidas tão esperadas.

Na água salgada, é a hora de ter linhas arrebentadas com espécies que aparecem justamente neste período. Quem aprecia a tainha, vai ter alegria “a rodo”. Além dos robalos nos mangues e nas entradas das praias, temos as pescarias de anchovas. Justamente no inverno é quando as maiores encostam nas pedras, e brigam para valer, para alegria de todos. E o que dizer das garoupas? Só quem já teve uma na ponta da linha sabe a dificuldade que é tirar a foto no final do embate.

De quebra podemos dizer que a temporada em si não atrapalha em nada as pescarias, pois o “marzão” não sofre tanto com esta diferença de temperatura, só ter cuidado, pois é nesta época que surgem as grandes ondas que podem causar acidentes sérios para navegação. Muita atenção para os avisos da Marinha e órgãos competentes sobre o assunto. Sempre ir acompanhado e informar aos mais próximos, a rota a ser cumprida e os horários previstos de ida e retorno.

 

Especificamente para quem prefere os pesque pagues, pode-se ir sossegado nestes dias, pois a maioria têm nos seus lagos, espécies que suportam muito bem a estação mais fria do ano.

Dependendo da formação e estrutura dos lagos, grande parte dos “redondos” (normalmente muito mais ativos nos em dias quentes). continuam a atacar as iscas e proporcionar resultados excepcionais. Justamente para isso, proprietários protegem o redor dos seus lagos com árvores dispostas de forma a amenizar a ação dos ventos fortes, o que ajuda a deixar a camada mais próxima da superfície dos lagos com temperatura agradável, resultando em número maior de batidas e ações.Então não se assuste se capturar justamente nesta época o seu troféu!

Entre as espécies mais propícias a serem capturadas podemos destacar: tilápias, catfishes, dourados, matrinxãs, piraputangas, bagres, carpas, grandes espécies de couro e as trutas. Os adeptos das primeiras, fazem festa praticamente o ano todo, pois estas pouco diminuem o seu ritmo – sempre claro dependendo do local, pois o desenho e tamanho do lago oferecem respostas diferenciadas. Para as últimas espécies citadas, a pescaria é exclusiva nos dias frios. Precisam de cuidados especiais para sua pescaria – pela alta sensibilidade, não resistem se manipuladas incorretamente – e assim a grande maioria dos estabelecimentos não permite a sua devolução. Como não toleram temperatura acima de 14 graus, só são encontrados em locais específicos e preparados para a situação. É uma opção extremamente atraente, pela agressividade que demonstra, atacando com muita voracidade as iscas lançadas nágua. Mas não se empolgue, pois por estas características é comum ter muita ação e muitas capturas, e a conta no final pode ficar salgada.

Caso a preferência recaia nas grandes carpas cabeçudas, é bom ter no seu arsenal: chuveirinho e artigos especiais para melhorar sua performance. As pastilhas são utilizadas pela praticidade na hora da montagem. O ideal é trabalhar com pelo menos 3 equipamentos montados para profundidades e iscas diferentes. Quando localizar onde estão, e ter a indicação da isca ideal para o momento, é ajustar os equipamentos igualmente, para melhorar as chances de êxito.

As carpas espelhos gostam mais do fundo dos lagos, enquanto as capins são avistadas na superfície atrás da ração usada para alimentação diária. Estas, têm peso respeitável e depois de fisgadas dão muito trabalho ao pescador, que tem a impressão de ter pego uma pedra pois pesam muito mais do que aparentam. As cabeçudas preferem transitar na superfície e um pouco mais abaixo. Quando capturadas, costumam dar muito trabalho nas brigas, pelo porte avantajado.

Como todas da espécie não tem dentição, utilizar o passaguá (os estabelecimentos sempre o tem reservado para este momento) para o caso de retirar dágua para fotografar. Lembrar de deixar tudo pronto para o peixe ficar o menor tempo possível fora dágua.

Aconselhável sempre antes de iniciar a pescaria, consultar o responsável do local, sobre as espécies e procedimentos praticados, assim além de ter orientações para o sucesso esperado, evitará confusões ou mal entendidos sobre as normas do estabelecimento.

Como vê, tem diversão e pescaria para tudo quanto é gosto e bolso. É escolher a preferida e se programar, sempre respeitando os limites impostos pela natureza. Falando nisso, esteja com vacinação contra febre amarela em dia, pois justamente neste período os mosquitos parecem morder muito mais! Não se esquecer da proteção adequada para o frio, do protetor solar e repelente contra insetos na sua tralha.

Ótimas pescarias!!!

Apoio                                                                                                                                                                                    Deconto Iscas Artificiais   www.morodeconto.com.br 

Maré Iscas www.mareiscas.com.br 

Moro Fishing      www.morofishing.com.br   

– – –

8 Barbas – mais uma novidade da Maré Iscas

Seguindo sua tradição de atualizar sempre seu catálogo de produtos, conheça mais um lançamento da empresa.

Por: Mauro Yoshiaki Novalo

Peça nas melhores lojas de pesca – físicas ou onlines – o camarão 8 Barbas. Aguardem em edições futuras, mais informações sobre este produto da Maré Iscas, projetado para potencializar as capturas nas suas pescarias.

Você também pode utilizar o Tiger Shrimp, outro campeão de vendas ou então o camarão articulado, em tamanho diferenciado: NANO de apenas 5 cm. Muito mais emoção em suas pescarias! Procure na sua loja preferida e caso não encontre, peça para lojista contatar o representante local.

Cabe lembrar que fazem parte do catálogo da fábrica outras iscas com características únicas e especialmente projetadas para tornar suas pescarias muito mais produtivas. Visite o site www.mareiscas.com.br e confira todos os produtos que com certeza vão te ajudar nas suas empreitadas pescativas.

 

Camarão articulado

 

Tem as seguintes características: não derrete ao sol, flexível e com imitação de ovas. Idealizado para capturas de peixes em água salgada, salobra (mangues) ou água doce como: robalo, corvina, pampo, xaréu, badejo, olho de cão, garoupa, guaivira, peixe-galo, dourado, pescada, linguado, pirauna, caranha, cioba, xerelete, tarpon, ubarana, tucunaré e outros. Também na versão de tamanho NANO.

 

Mega ovado

 

Além de não derreter ao sol, é flexível e com imitação de muitas ovas. Idealizado para capturas de peixes em água salgada, salobra (mangues) ou água doce como: robalo, corvina, pampo, xaréu, badejo, olho de cão, garoupa, guaivira, peixe-galo, dourado, pescada, linguado, pirauna, caranha, cioba, xerelete, tarpon, ubarana, tucunaré e outros. Em 29 cores diferentes e 3 tamanhos.

 

Ninja

 

Com as pernas emborrachadas em LARANJA FLUORESCENTE, atraindo ainda mais a atenção do predador! Disponível em 13 opções de cores.

 

Zoinho

Uma criatura desenvolvida especialmente para capturas de peixes em água salgada, salobra (mangues) ou água doce como: robalo, corvina, pampo, xaréu, badejo, olho de cão, garoupa, guaivira, peixe-galo, dourado, pescada, linguado, pirauna, caranha, cioba, xerelete, tarpon, ubarana, tucunaré e outros. Em 19 cores diferentes e 3 tamanhos:  7cm com peso= 13g, 8cm com peso = 20g e 11cm com peso = 30g.

 

Procure a Maré Iscas no Facebook e Instagram, conheça mais detalhes sobre os produtos e leia as dicas e comentários dos pescadores. É escolher o seu modelo preferido e depois de voltar das pescarias, opinar e mostrar o resultado, de preferência com fotos das espécies capturadas!

Representantes:

São Paulo: Mauro Sagnori no nextel:11 7805-4374 ID: 100*141349

Rio de Janeiro: Nilo Novaes no nextel: 21 7843-9391   ID: 83*58094

Região Sul: Eduardo Ueda cel:41 9106-4108

Espírito Santo: Cleverson Nascimento tel: 28 3520-2114 ou cel: 28 99255-4559

NipponJá Pesca e Maré Iscas, desejam sucesso para as suas pescarias!!!

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta