Parceira do Tooro Nagashi, Sesc Registro oferece programação especial e gratuita
Uma realização da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Registro (Bunkyo de Registro) e Nichirenshu Emyoji, a 69ª edição do Tooro Nagashi de Registro prossegue nesta quinta-feira (2), com celebrações religiosas e programação artística. Um dos principais rituais em homenagem aos ancestrais, o Tooro Nagashi de Registro tem como ponto alto a soltura no rio Ribeira de Iguape de cerca de 2 mil barquinhos (tooros) com lanternas de papel e velas acesas em homenagem aos falecidos.
Os tooros são confeccionados em madeira e papel colorido. A montagem é feita por alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Registro, do Apoio ao Menor Esperança (AME), por voluntários do Bunkyo e pelo Departamento de jovens do Bunkyo, o “Oniguiri Seinenbu”.
Cada tooro é iluminado por uma vela e carrega uma lâmina de papel com o nome da pessoa homenageada, que pode ser escrito em português ou ideograma japonês (kanji).
Os tooros podem ser adquiridos na secretaria do Bunkyo de Registro ou no local do evento: (13) 3822-4144 / (13) 99654-4709 e-mail acnbrgt@uol.com.br
O valor de contribuição para cada Tooro é R$ 35,00.
Atrações – Este ano, quando se comemoram 115 anos da imigração japonesa no Brasil e 110 anos da colonização, o 69º Tooro Nagashi traz uma série de atividades artísticas e culturais. Destaques para as apresentações dos cantores Sergio Tanigawa, Pamela Yuri e o Grupo Todos Nós, além do espetáculo musical/teatral “Show da Imigração”, com artistas do Grupo Yuugen e participações de Pedro Mizutani e Akemi Okamoto, do Grupo Todos Nós.
Transmissão on-line – Presidente do Bunkyo de Registro, Irineu Makoto Kawajiri destaca a importância da 69ª edição do Tooro Nagashi. “Trata-se de um evento comemorativo aos 110 anos da Colonização Japonesa no Vale do Ribeira – cidades de Registro, Iguape e Sete Barras – e também estaremos recebendo a comitiva de Nakatsugawa, cidade-irmã de Registro, cujo convênio está completando 43 anos”, conta Makoto.
Além da cerimônia do Tooro Nagashi, a comitiva cidade de Nakatsugawa, formada por 13 pessoas – entre eles o presidente do Convênio Nakatsugawa-Registro, Jun Suguimoto – participará também de um jantar comemorativo na sexta-feira (3), quando acontece uma série de homenagens.
Firmado em agosto de 1980, o convênio tem como objetivo fortalecer ainda mais os vínculos e a comunicação entre Registro e Nakatsugawa. Nesses 43 anos de convênio, a comunidade de Nakatsugawa foi responsável por enviar diversos recursos ao município de Registro que possibilitaram melhorias comoa implantação do Memorial da Imigração Japonesa e a construção da sede do Bun e compra de taikôs.
Parceria com o Sesc – Como acontece há alguns anos, o Sesc Registro participa das celebrações do Tooro Nagashi e oferece, em parceria com o Bunkyo de Registro, uma programação especial voltada a todos os públicos, com espetáculos, oficinas, shows e vivências relacionadas às tradições culturais orientais.
Confira as atrações em parceria com o Sesc Registro:
Vivência de Kendo e Dança do Dragão – No dia 2, às 16 horas, o atleta olímpico Douglas Vieira fará uma demonstração de kendô na Área de Convivência do Sesc Registro.
Na Praça Beira Rio, local onde acontece a festa cultural e gastronômica do Tooro Nagashi, o Sesc Registro leva o espetáculo Dança do Dragão de Nagasaki, com o Grupo Nagasaki Jya Odori, de São Paulo. Legado cultural da província japonesa de Nagasaki, a modalidade artística começou como dança de agradecimento ao Deus Xintoísta de Suwa Jinjya. No feriado do dia 2/11, haverá apresentações na praça, abertas ao público em geral, em dois horários: 14h30 e 20h30.
Projeções na fachada do KKKK e Contos do Japão – Já na área do gramado, em frente à fachada do prédio do Sesc Registro, o público pode assistir a um espetáculo de luzes, cores, sons e imagens com o Vídeo Mapping: uma construção e muitas histórias, produzido pelo Coletivo Coletores (SP). A animação projetada no conjunto “KKKK” conta histórias do Vale do Ribeira, o período de colonização, os ciclos econômicos, as comunidades tradicionais que habitam o território, as diferentes culturas, a Mata Atlântica e a própria história centenária do prédio do Sesc Registro (o antigo KKKK, construído em 1922 para atender aos imigrantes japoneses que chegavam à região). No feriado da quinta (dia 2), as sessões acontecem a partir das 19h, após a soltura dos barquinhos no rio Ribeira.
Outro destaque é a atividade de literatura Contos do Japão, com o autor, ilustrador, músico e contador de histórias Sérgio Serrano, criador e apresentador do programa Baú de Histórias (TV Rá Tim Bum). O artista alia contação de histórias com outras linguagens artísticas como manipulação de bonecos, teatro de papel japonês (kamishibai) e música ao vivo cantada em japonês e em versões para o português. Entre as histórias estão “A Raposa e o Samurai”, “O menino, o monge e a bruxa da montanha”, “O velho e a árvore florida” e “O Buda e a Baleia”. A atividade gratuita acontece na Área de Convivência e começa às 17h na quinta (dia 2), e também no sábado e domingo (dias 4 e 5), no mesmo horário.
Oficinas de Origami – Quem gosta de origamis terá oportunidade de conhecer mais sobre a arte da dobradura. No feriado de quinta (dia 2, às 13h) e no sábado (dia 4, às 10h30) tem a oficina Brincadeiras com Origamis, com Mestre Kami, que ensina como dobrar quatro diferentes origamis: carro de sopro, lutador de sumô, cavalo e estrela ninja (shuriken). Com as dobraduras criadas, os participantes podem brincar de corrida maluca de carro de sopro, luta de sumô, adestrador de cavalo acrobático e circuito ninja. A oficina gratuita acontece na Marquise.
Também no espaço da Marquise o Mestre Kami coordena a oficina Kusudama: Origami Floral, em que o público aprende a confeccionar um arranjo floral de origami modular. Conhecido no Japão como Kusudama, o arranjo traz a simbologia da Cura através do trabalho coletivo e da integração social. A atividade gratuita será na sexta (dia 3), às 14h.
Origami se faz também com tecido, e é com esse material que o público é convidado a fazer dobraduras durante as oficinas Orinuno: Origami em Tecido, coordenadas por Inoelisa Figueiredo Falleiros Endo. Serão formadas duas turmas, no sábado (dia 4): a primeira começa às 13h30, e a segunda, às 15h30. Em ambas, será ensinada a técnica da dobradura em tecido, com a qual é possível confeccionar diversos objetos em tecido engomado, utilizando cola e dobras, sem costura. Gratuitas, as oficinas têm vagas limitadas e é preciso se inscrever antes na Central de Atendimento.
Documentário e Música no Teatro – Na área da música, o Sesc Registro traz o show Sons Nikkei, com os músicos João Egashira (violão), Lilian Nakahodo (piano) e Saemi Murakami (taiko, shakuhachi e fue). O repertório do grupo vai da música tradicional japonesa ao choro e à Bossa Nova, passando por música erudita, jazz, forró e outras vertentes contemporâneas. O show será no Teatro, na sexta (dia 3), às 20h. Ingressos estão à venda online e na Central de Atendimento do Sesc Registro.
O Sesc Registro fica na Av. Pref. Jonas Banks Leite, 57 – Centro – Registro/SP.
Transmissão online – O 69º Tooro Nagashi terá transmissão on-line com destaque para a soltura ao vivo dos tooros, que acontece nesta quinta-feira (02/11), a partir das 18h30.
(Aldo Shiguti)
PROGRAMAÇÃO – 69º TOORO NAGASHI DE REGISTRO (*)
Dia 02/11 (Quinta-Feira)
Local: Cabeceira da ponte sobre o Rio Ribeira de Iguape
9H: Culto de Seicho No Ie às vítimas de acidentes na BR 116, com a participação das demais religiões.
Local: Área de Convivência – Sesc Registro
13H30: Brincadeiras com Origami
15H: Vivência e Demonstração de Kendo com o Grupo Kendo Yoneda do Sensei Adrian Yoneda.
16H: Contos do Japão – Com Sérgio Serrano
16H30: Brincadeiras com Origami
Local: Praça Beira Rio
11H: Almoço
12H30: Workshop Grupo Ribeira Ryofu Daiko do Bunkyo de Registro
13H: Apresentação de Danças de Minyo Yamato-kai
13H30: Karaokê Bunkyo de Registro
14H20: Apresentação – Nihongo Gakko do Bunkyo de Registro
14H30: Grupo Todos Nós
15H30: Apresentação – Nagasaki Jya Odori de São Paulo
15H40: Grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko
16H: Apresentação Pamela Yuri
17H: Cerimônia de Purificação das águas do Rio Ribeira de Iguape
18H: Ato Inter-religioso para as almas dos antepassados
19H: Tooro Nagashi (soltura dos barcos)
19H15: Grupo Ribeira Ryofu Daiko do Bunkyo de Registro
19H45: Apresentação – Nagasaki Jya Odori de São Paulo
20H: Abertura
20H30: Show da Imigração
21H15: Bon Odori
23H: Matsuri Dance
24H: Encerramento
Local: Gramado KKKK – Sesc Registro
19H30: Vídeo mapping: Uma construção e muitas histórias
21H30: Vídeo mapping: Uma construção e muitas histórias
22H30: Vídeo mapping: Uma construção e muitas histórias
*Programação sujeita a alteração pela Comissão Organizadora.
Programação – Sesc no 69º Tooro Nagashi – Registro
Vídeo Mapping: Uma construção e muitas histórias – Com Coletivo Coletores
Dia 2, quinta, 19h às 22h30.
Grátis. Gramado.
Demonstração de Kendo – Com Douglas Vieira
Dia 2, quinta, 16h.
Grátis. Área de Convivência.
Dança do Dragão de Nagasaki – Com Grupo Nagasaki Jya Odori
Dia 2, quinta, 14h30 e 20h30
Grátis. Praça Beira Rio.
Brincadeiras com Origamis – Com Mestre Kami
Dia 2, quinta, 13h.
Dia 4, sábado, 10h30.
Grátis. Marquise. A partir de 8 anos.
Contos do Japão – Com Sérgio Serrano
Dia 2, quarta e quinta, 17h.
Dias 4 e 5, sábado e domingo, 17h.
Grátis. Área de Convivência.
Kusudama: Origami Floral – Com Mestre Kami
Dia 3, sexta, 14h.
Grátis. Marquise. A partir de 8 anos.
Orinuno: Origami em Tecido – turma 1 (Com Inoelisa Figueiredo Falleiros Endo)
Dia 4, sábado, 13h30 (Turma I) e 15h30 (Turma II).
Sala de Múltiplo Uso 3. A partir de 14 anos. Grátis. Inscrições antecipadas.
Sons Nikkei (Com João Egashira, Lilian Nakahodo e Saemi Murakami0
Dia 3, sexta, 20h.
Teatro. A partir de 14 anos. Ingressos à venda online e na Central de Atendimento.
*Programação sujeita à alteração sem aviso prévio