Região Noroeste inclui ’54º Bon Odori’ nas comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil

Em uma assembleia bastante concorrida, com direito a mensagem enviada pelo cônsul geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana, e presença  dos prefeitos de Araçatuba, Dilador Borges – que esteve acompanhado da primeira dama e presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Social do Município, Deomerce Damasceno – e de  Alto Alegre, Carlos Sussumi Ivama; além do ex-deputado federal e ex-presidente da Jucesp – Junta Comercial do Estado de São Paulo –, Walter Ihoshi, a Federação das Associações Culturais Nipo-Brasileiras da Noroeste realizou, no dia 20 de março, no Auditório da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Araçatuba, a sua 62ª Assembleia Geral da Federação.

Mesmo limitada a dois participantes por cidade, Assembleia da Federação da Noroeste foi concorrida

Na pauta, a retomada dos eventos presenciais. Como novidade, foi anunciado que o 54º Bon Odori da Noroeste, marcado para o dia 27 de agosto, no Recinto de Exposições de Araçatuba, fará parte das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil.

A assembleia, primeiro evento presencial da Federação na gestão de Hideto Honda, contou com a participação de representantes de 27 das 30 associações filiadas à entidade. Por conta da pandemia, cada associação enviou dois participantes. Estiveram representadas associações  de Penápolis, Promissão, Guaiçara, Tangará, Hirano, Cafelândia, Lins, Santópolis, Valparaíso, Mirandópolis, Guaraçaí, Guararapes, Lavínia, Alegre, Pereira Barreto, Andradina, Aliança, Formosa, Gabriel Monteiro, Birigui, Bauru e Araçatuba.

O presidente Hideto Honda

A Mesa foi composta pelo presidente e vice da Federação, respectivamente, Hideto Honda e Wilson Takayama;  pelo prefeito de Araçatuba Dilador Borges e pela primeira-dama, Deomerce Damasceno; pelo comandante do CPI 10 de Araçatuba, coronel Paulo Leite Motooka; pelo prefeito de Alto Alegre, Carlos Sussumi Ivama; pelo presidente de honra da Federação, Kazoshi Shiraishi; pelo presidentes do Setor 1ª, Shozo Nakamine; do Setor 1B, Takenobu Okaji; e do Setor 3, Shoji Korin; além de Walter Ihoshi; Sumico Hirose (diretora do Blue Tree); Nelson Kamitsuji (presidente do Bunkyo Rural). Victor Kobayashi (do Instituto Paulo Kobayashi); Tomio Katsuragawa (da Comissão Institucional do Bunkyo), Tadao Ebihara (da Associação Brasil Nippo, que edita os jornais Nippon Já  – em português e Diário Brsil Nippou – em japonês) e Roberto Nishio (presidente da Fundação Kunito Miyasaka).

Participaram ainda o ex-prefeito de Andradina, Jamil Ono, e o presidente da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Promissão, Fábio Maeda, entre outros.

 

Nihongakko – Antes, foi realizada a Assembleia do Centro de Difusão de Língua Japonesa. Ficou definido que a sensei Masako Nakabe continuará na presidência por mais uma gestão. Ao Nippon Já, a sensei disse que atualmente apenas sete associações contam com um departamento de ensino de língua japonesa. São elas: Bauru, Lins, Promissão, Araçatuba, Yuba, Mirandópolis e Aliança 1.

 

Masako Nakabe, do Centro de Difusão de Língua Japonesa

Nakabe explicou ainda que as aulas presenciais foram retomadas este ano e que hoje são cerca de 150 alunos inscritos. Segundo ela, uma das formas de manter o nihongakko é através da cobrança da anuidade, no valor de R$ 200,00, ou através de doações, como a que foi feita pela Fundação Kunito Miyasaka, no valor de R$ 10 mil.

 

Shinichi Yassunaga entre Jamil Ono e Walter Ihoshi

Homenagem – Após a execução dos hinos nacionais do Brasil e do Japão e anunciado Shinichi Yassunaga como presidente da Mesa, a Assembleia da Federação teve início com um minuto de silêncio em memória aos antepassados, às vítimas da Covid-19 e da guerra na Ucrânia.

Apresentados e aprovados o relatório de atividades de 2020/2021 (não realizados) e o relatório financeiro de 2021; os participantes discutiram o planejamento de atividades para 2022, que teve dois tópicos principais: o 47º Encontro de Agricultores da Noroeste, que deve ser realizado pelo Setor 3, formado por Andradina, Guaraçaí e Aliança, em data ainda a ser definida.

 

Bon Odori – Já o Bon Odori, que voltará a ser realizado após dois anos de interrupção por conta da pandemia.  tem data e local definidos: será no dia 27 de agosto no Recinto de Exposições “Clibas de Almeida Prado”  o maior de Araçatuba e palco das principais feiras e eventos da cidade.

A ideia, conforme apurou o Jornal Nippon Já, é incluir o evento, cujo objetivo é homenagear os antepassados, no calendário de festividades do Bicentenário da Independência do Brasil como forma de agradecer o país pela acolhida aos imigrantes. É o primeiro gfrande evento da comunidade nipo-brasileira a fazer parte do calendário das comemorações dos 200 anos de Independência do Brasil.

Considerado um dos maiores do gênero do país, o Bon Odori da Noroeste chega este ano a sua 54ª edição e costuma reunir associações das 30 cidades filiadas à Federação. A última edição, realizada em 2019, contou com a presença do então cônsul geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi.

 

Noite Oriental – A edição deste ano, além de comemorar o Bicentenário, será alusivo também aos 114 Anos da Imigração Japonesa no Brasil, 63 Anos de Fundação da Federação das Associações Culturais Nipo-Brasileiras da Noroeste e 92 Anos de Fundação da Associação Cultural Nupo-Brasileira de Araçatuba.

Hideto Honda informou que reservou os dias 27 e 28 de agosto. Desta forma, foi sugerida a realização de uma Noite Oriental no domingo, com a participação das associações filiadas interessadas. Yassunaga disse que nas próximas reuniões deve ser formalizada uma Comissão Especial para cuidar do assunto.

 

Prefeito Dilador Borges

Expectativa – Não é apenas a comunidade nikkei da Noroeste que aguarda a retomada dos eventos presenciais na região. A expectativa também é grande por parte do poder público. Ao Jornal Nippon Já, o prefeito Dilador Borges destacou que fez questão de prestigiar a assembleia ao lado da primeira dama porque a presença da comunidade japonesa em Araçatuba tem uma importância “imensurável”.

Segundo ele, “a presença da comunidade japonesa ajudou a delinear o nosso desenvolvimento regional”. “Hoje não tem como falar de desenvolvimento regional sem referenciar a comunidade japonesa”, destacou o prefeito, acrescentando que “tenho o maior carinho pela comunidade japonesa”.

Em mensagem enviada especialmente para a assembleia, o cônsul geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana também destacou a importância da região. Ele lembrou que a região Noroeste do Estado de São Paulo tem um papel muito importante para toda a comunidade nikkei, pois foi a região onde grande parte dos imigrantes e seus descendentes se estabeleceu. A visita da princesa Mako em 2018 foi uma prova da importância dessa região na história da imigração japonesa no Brasil”.

 

Walter Ihoshi: gratidão

Princesa Mako –  Um dos principais responsáveis pela visita da princesa Mako à região, o ex-deputado federal Walter Ihoshi agradeceu o apoio que recebeu da comunidade nikkei em seus três mandatos em Brasília. O ex-parlamentar, que após a Assembleia da Federação participou de um bate papo com membros do recém-criado Seinen da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Araçatuba, destacou a importância da região Noroeste afirmando que os valores da cultura japonesa foram “excepcionalmente bem assimilados e estão sendo transmitidos para as novas gerações”.

Ihoshi concluiu sua fala explicando que, de janeiro de 2019 a janeiro deste ano, esteve à frente da Jucesp à convite do governador com a missão de entregar a Junta 100% Digital. “Hoje é possível abrir uma empresa em apenas 30 minutos e de forma totalmente digital, um sistema que em breve estará disponível para Araçatuba e região”, disse Ihoshi.

Hideto Honda com senhoras do Fujinkai de Araçatuba

Positivo – Para o presidente da Federação, Hideto Honda, o saldo da Assembleia foi “extremamente positivo”. “O mais importante foi podemos realizar novamente um encontro presencial após quase três anos nos reunindo de forma virtual”, explicou Honda, lembrando que assumiu a presidência da Federação em plena pandemia e não teve oportunidade de realizar sequer um evento presencial.

Jovens – “Ficamos felizes com a presença de pessoas que vieram de São Paulo, o que demonstra a importância e o carinho que eles têm pelas associações da Noroeste e juntos vamos nos preparar para esta retomada para que possamos dar continuidade a esse trabalho de preservação e divulgação da cultura japonesa”, disse Hideto Honda, afirmando que, aos poucos, os mais experientes estão entendendo a importância de os jovens assumirem cada vez mais o papel de protagonistas. “A ideia é criarmos também um Seinen dentro da Federação, dando cada vez mais oportunidades para os jovens”, disse Honda.

Convidados e diretores com jovens de Araçatuba: fortalecimento

Deixe uma resposta