Sesc Registro finaliza projeto “KKKK: 100 anos de histórias”

Localizado em Registro, no Vale do Ribeira, conjunto arquitetônico KKKK abriga atualmente uma unidade do Sesc, que celebrou os 100 anos do prédio com uma programação diversificada

Com uma programação diversificada que começou no mês de julho e contemplou atividades artísticas, culturais, educativas, vivências, oficinas, bate-papos, espetáculos, além de webséries e outras ações online, o Sesc Registro, no Vale do Ribeira, finalizou em dezembro de 2022 o projeto “KKKK: 100 anos de histórias”, iniciativa que celebrou o centenário do prédio onde a unidade está instalada em Registro.

Construído em 1922 pela Kaigai Kogyo Kabushiki Kaisha (KKKK) – companhia responsável por apoiar os colonos japoneses que chegavam ao Vale do Ribeira no início do século passado – o conjunto arquitetônico é um dos principais símbolos do período da imigração japonesa na região. Inicialmente, o complexo de edifícios abrigou o maior engenho de beneficiamento de arroz da América Latina, além de armazéns e escritórios comerciais e administrativos; depois passou por outras funções e ocupações, sofreu períodos de abandono e deterioração, foi tombado como patrimônio histórico, restaurado e, desde 2016, abriga o Sesc Registro.

A programação realizada nos últimos seis meses pelo projeto propiciou ao público do Vale do Ribeira diversas oportunidades, entre elas: conhecer mais sobre a história do prédio e sua importância cultural, social e patrimonial, apreciar a beleza arquitetônica do conjunto de edifícios, e partilhar histórias vividas e memórias referentes ao espaço centenário e suas relações com o rio Ribeira de Iguape e com as comunidades que habitam o território.

Por meio de diferentes linguagens e formatos, as atividades tiveram como foco três aspectos: a arquitetura e elementos construtivos do conjunto KKKK; a relação do prédio com a cultura do arroz – componente histórico e simbólico para a região e que está na base da construção do prédio; e a conexão com o rio Ribeira de Iguape e sua estreita relação com a história do Vale do Ribeira.

Conjunto foi construído em 1922 pela Kaigai Kogyo Kabushiki Kaisha para apoiar os imigrantes

A última atividade realizada pelo projeto foi o lançamento dos cartões-postais com fotografias de Miguel Chikaoka, renomado fotógrafo e educador brasileiro, que é natural de Registro, está radicado em Belém (PA) e voltou à terra natal especialmente para produzir o ensaio fotográfico. O trabalho compõe a série Paisagens Postais que, para além do prédio centenário, traz uma mostra da diversidade natural, social e cultural do Vale do Ribeira.

O convite agora é para que o público do Vale do Ribeira continue participando da programação que será desenvolvida daqui para frente no Sesc Registro e construindo as novas histórias que o espaço guardará pelos próximos 100 anos.

Acervo online do projeto – O projeto “KKKK: 100 anos de histórias” se encerra, mas permanecem disponíveis diversos materiais audiovisuais produzidos pelo Sesc Registro e que revelam memórias que atravessaram o espaço no último século. O acervo pode ser acessado no site institucional, no canal do YouTube e nas redes sociais do Sesc Registro, podendo também ser utilizado por instituições interessadas em relembrar, valorizar e difundir as histórias referentes ao conjunto arquitetônico e suas relações com o rio Ribeira de Iguape, o território do Vale do Ribeira e seus diferentes povos.

Link geral para as histórias (acesse em Conteúdo Editorial): https://www.sescsp.org.br/registro

 

Deixe uma resposta